VII Simpósio dos/AS Pós-Graduandos/AS EM SAÚDE COLETIVA da FMUSP

Democracia e Saúde: produção de conhecimento em estados democráticos frágeis será o tema norteador do VII Simpósio dos/as Pós-Graduandos/as em Saúde Coletiva do Depto de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. O evento acontecerá entre os dias 03 e 05 de dezembro de 2019 congregando, de modo ampliado, alunos/as, ex-alunos/as, professores/as, jornalistas e representantes da sociedade civil organizada.

A proposta temática do Simpósio é um convite para (re)pensar a conjuntura política da saúde e da educação, sobretudo o Sistema Único de Saúde (SUS) e a Universidade Pública, propondo discussões centrais no campo da Saúde Coletiva sobre o lugar da saúde como direito e sua materialização em ações e serviços concretos à população. Como espaço de debate dentro da pós-graduação, o direcionamento será no desafio colocado não apenas à produção do conhecimento, ameaçada por meio dos ataques às universidades, mas também na forma como esse conhecimento é comunicado e colocado em prática nos territórios e comunidade.

Dessa forma, propomos espaços de debates que permearão os temas: 1) Participação dos movimentos sociais na produção do conhecimento em saúde coletiva; 2) Contrarreformas e os impactos no setor da saúde; 3) Comunicação científica; e 4) Contribuições e perspectivas de alunos/as egressos/as.

A submissão de trabalhos poderá incluir a apresentação de resultados de pesquisa ou relato de experiência sobre ação com impacto na Saúde Coletiva. Para a apresentação, abrimos espaço para a utilização de outras linguagens, como vídeos e podcasts, incentivando o desafio de comunicar ciência para além dos seus pares.

As inscrições serão realizadas exclusivamente através do preenchimento do formulário no site entre os dias 14/10/2019 e 15/11/2019.

Data: 03, 04 e 05 de dezembro de 2019 (terça, quarta e quinta)

Local: Concentração das atividades no Anfiteatro da Medicina Preventiva - (FMUSP)

Endereço: Av. Dr. Arnaldo, nº455, 2º andar, São Paulo - SP

Email: simprevdmp@gmail.com