Convidados

André Mota - Historiador. Doutor em História e Pós-Doutor pelo departamento de Medicina Preventiva/FMUSP. Professor Livre-docente do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP. Atualmente se dedica ao estudo e pesquisa da história da Saúde Coletiva brasileira e sua particularidade no Estado de São Paulo.


Antônio Cyrino - Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Jundiaí (1982), mestrado em Medicina (Medicina Preventiva) pela Universidade de São Paulo (1993), doutorado em Medicina (Medicina Preventiva) pela Universidade de São Paulo (2005) e pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, UnB (2014). Professor livre-docente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Editor da revista Interface: Comunicação, Saúde, Educação desde 1997. Professor do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (mestrado e doutorado), Faculdade de Medicina (FM), Unesp. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino médico na atenção primária à saúde, Formação superior de profissionais de saúde, Organização tecnológica do trabalho na atenção primária à saúde, Comunicação e Saúde, Educação em Saúde, Inteligência Coletiva, Antropologia da Saúde.


Celso Ricardo Monteiro - Consultor do Programa de DST/AIDS da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, onde também exerceu a função Coordenador Adjunto do referido Programa. Atua na interface entre Estado, religião, sociedade e indivíduos, com ênfase em análise institucional.


Eymard Vasconcelos - Médico, mestre em educação pela e doutor em Medicina Tropical, ambas as titulações pela UFMG. Pós-doutor em Saúde Pública pela Fiocruz. Professor aposentado pela Universidade Federal da Paraíba. É referência nos estudos sobre Educação e Saúde na perspectiva paulofreiniana. É o atual coordenador da Rede de Educação Popular e Saúde.


Jailton Bezerra Melo - Doutor em Psicologia (USP, 2019). Mestre em Psicologia Clínica (UNICAP, 2015). Psicólogo (UPE, 2013). É membro participante do Laboratório de Estudos em Fenomenologia Existencial e Prática em Psicologia da Universidade de São Paulo (LEFE-IPUSP). Membro do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq: "Prática Psicológica em Instituições de Saúde e Educação". Tem como temas de estudo: corpo, gênero, sexualidade, ação clínica e plantão psicológico. Atualmente é professor de Psicologia na Faculdade Campos Elíseos e professor convidado na Pós-Graduação da Universidade Católica de Pernambuco.


José Ricardo Ayres - Graduado em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1978-1983). Especializou-se em Medicina Preventiva pelo Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1984-1985), onde também obteve os títulos de Mestre (1991), Doutor (1995) e Livre-Docente (2002). Desde 2005 é Professor Titular do Departamento. Atua na área de Saúde Coletiva, com ênfases em Atenção Primária em Saúde e Humanidades em Saúde, trabalhando com temas como: saúde de adolescentes e jovens, vulnerabilidade, HIV/aids, cuidado em saúde, integralidade, prevenção e promoção da saúde, desenvolvimento histórico-epistemológico da epidemiologia e bases filosóficas das práticas de saúde. Realiza atividades de extensão junto a diversas instituições de saúde, em particular o Centro de Saúde Escola Samuel B. Pessoa, da FMUSP.


Lilia Blima Schraiber - Médica, mestre e doutora em Medicina Preventiva pela FMUSP. Desenvolve pesquisas interdisciplinares em Violência, Gênero e Saúde; e História das práticas de saúde e Medicina e Saúde Pública, entre outras. Membro da Cátedra UNESCO de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância (Instituto de Estudos Avançados - USP).


Luiza Caires - Jornalista, mestre em Comunicação e trabalha há 15 anos com divulgação científica. É editora de Ciências do Jornal da USP (jornal.usp.br), produzindo reportagens, podcasts, vídeos e conteúdo para as mídias sociais @CienciaUSP. Autora do guia "De cientista para jornalista" , tem realizado palestras e treinamentos em divulgação para cientistas de várias universidades.


Marcia Marci - Faz parte do Coiote, coletivo de performance contemporânea; também da coletiva Travas da Sul, grupo que realiza ações culturais pensadas para população LGBTQ+ como o Sarau Travas da Sul e a festa Diz_Trava. É produtora do ExpectaDIVAS, evento voltado à cultura LGBTQ+ da periferia e coautora do livro “Crônicas Coiote”.


Maria Novaes - Médica pela Faculdade de Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (1971), mestrado e doutorado em Medicina Preventiva pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1979. Professora Associada nível 3 da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do Hospital das Clínicas da FM/USP. Tem experiência em pesquisa na área de Saúde Coletiva, com ênfase em avaliação em saúde.


Maria Fernanda Peres - Médica, Mestre e Doutora em Saúde Pública pelo ISC-UFBA. Professora do departamento de Medicina Preventiva da FMUSP. Coordenadora de pesquisa do Núcleo de Estudos da Violência da USP. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: homicídios, adolescencia e juventude, prevenção da violência.


Mariana Arantes Nasser - Médica (FMB/UNESP), Residência em Medicina Preventiva e Social (HC/FMUSP), Doutorado em Ciências, área de Medicina Preventiva (FMUSP). Professora adjunta no Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, desde 2018, em que atua na área Política, Planejamento e Gestão em Saúde e integra o Laboratório de Saúde Coletiva - LASCOL. Desde 2010, é médica sanitarista do Centro de Saúde Escola Prof. Samuel Barnsley Pessoa da FMUSP (CSE/FMUSP), onde, desde 2011, coordenada o Programa de Atenção à Saúde na Adolescência. Tem experiência nas áreas: atenção primária à saúde, avaliação em saúde, gestão em saúde; e nos temas: saúde sexual e reprodutiva, adolescência e participação social.


Marcelo Leite - Colunista da Folha de S. Paulo, jornalista especializado em Ciência e ambiente, autor de "Ciência - use com cuidado" (Ed. Unicamp), Doutor em Ciências Sociais (Unicamp).


Moises Goldbaum - Médico, Doutor em Medicina Preventiva. Professor Sênior do Departamento de Medicina Preventiva. Ocupou cargos importantes no ministério da saúde e na secretaria de estado da saúde de São Paulo. Atualmente desenvolve estudos na área de Vigilância Epidemiológica, Inquéritos de Saúde e Desigualdades em Saúde.


Naomar Almeida-Filho - Médico, mestre em Saúde Comunitária pela UFBA e Doutor em Epidemiologia pela University of North Carolina System. Doctor of Science Honoris Causa: McGill University, Canadá. Professor Titular o Instituto de Saúde Coletiva da UFBA. Atualmente é pesquisador convidado no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP), onde desenvolve estudos sobre a relação entre universidade, história e sociedade.


Nelson Gouveia - Médico pela Universidade Federal de São Paulo (1986), tem Mestrado em Epidemiologia (MSc) em 1993 e Doutorado em Saúde Pública (PhD) em 1998, ambos pela London School of Hygiene and Tropical Medicine - University of London. Professor Titular do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Foi Vice-Presidente da ABRASCO (Associação Brasileira de Saúde Coletiva), e é membro de seu Grupo Temático de Saúde e Ambiente. Tem experiência na área de Epidemiologia e Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Ambiental.


Ricardo Teixeira - Médico, mestre e doutor em Medicina Preventiva pela FMUSP. De 2007 a 2015, foi consultor da Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde, coordenando, de 2008 a 2015, a Rede HumanizaSUS. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Atenção Primária à Saúde


Rita Barata - Médica, Mestre e doutora em Medicina Preventiva pela FMUSP. Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Exerceu cargos de chefia na CAPES, sendo o último Representante da comunidade acadêmica no Conselho Superior da CAPES (2014-2016). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia de doenças transmissíveis, desigualdades sociais em saúde, e política científica.


Sueli Terezinha Ferrero Martin - Psicóloga, mestre e doutora em psicologia social pela PUC-SP. Professora Assistente na UNESP. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Construção da Subjetividade Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental, abordagem sócio-histórica, psicologia social, processo grupal e atenção primária.


Thiago Henrique Karai Djekupe - Liderança Guarani da terra do Jaraguá.