Gostamos tanto do bate papo, da simpatia e do conhecimento da galera do Café Debug que resolvi fazer uma menção ao episódio 143, sugiro a todos alunos que estão começando escutem esse cast pois o assunto é para todos nós.
Um podcast de ciência e tecnologia que tem como intuito compartilhar idéias, projetos e conhecimento contando com entrevistas ricas e bem humoradas.
https://cafedebug.com.br/
Formar jovens com competências para atuar com foco em resultados, sendo destinado a
estudantes do ensino fundamental. CLIQUE AQUI PARA IR DIRETO AO SITE CURSO.
O Brasil enfrenta um déficit crescente de profissionais qualificados em Tecnologia da Informação (TI), com uma estimativa de 400 mil vagas não preenchidas até 2024, segundo a BRASSCOM. Apesar do aumento de contratações no setor, impulsionado pela transformação digital e automação, a oferta de profissionais capacitados não acompanha a demanda.
O Google divulgou um estudo em parceria com a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), revelando que o Brasil terá um déficit de 530 mil profissionais de TI até 2025. Segundo o relatório, embora 53 mil novos profissionais se formem anualmente entre 2021 e 2025, a demanda por talentos será de 800 mil no mesmo período, criando um grande descompasso entre oferta e demanda.
O estudo identificou diversos fatores que contribuem para a escassez de mão de obra qualificada, como a defasagem no ensino de pensamento lógico nas escolas, barreiras para mulheres e pessoas negras no setor, dificuldades de entrada para profissionais juniores, além da falta de desenvolvimento de profissionais seniores e a atração de talentos por mercados internacionais.
Essa escassez impacta fortemente a inovação e a competitividade das startups brasileiras, com 92% delas relatando dificuldade em encontrar profissionais de TI, o que pode ameaçar a sobrevivência de muitas empresas. As áreas mais afetadas pelo déficit de profissionais são segurança da informação, inteligência artificial, arquitetura de nuvem e automação. Com esse cenário, o Brasil figura como o terceiro país do G20 que mais desperdiça oportunidades de impulsionar seu PIB por falta de habilidades digitais, segundo o Google.
Instituições de ensino, como o Senac, têm investido em cursos técnicos e profissionalizantes para suprir essa lacuna. O Senac oferece formações em áreas como desenvolvimento de sistemas, redes, segurança da informação e programas de curta duração, como o curso de Excel, preparando profissionais para o mercado.
Uma estratégia que tem sido apresentada é o uso da metodologia ETCEM (Empreendedorismo, Tecnologia, Ciências, Engenharia e Matemática) é uma evolução do conceito STEAM, que integra arte e design ao ensino de ciências, tecnologia, engenharia e matemática.
O ETCEM enfatiza o empreendedorismo como um componente central, preparando os estudantes para aplicar conhecimentos técnicos e científicos de forma inovadora e orientada para o mercado. Essa abordagem visa desenvolver habilidades práticas, pensamento crítico, criatividade e soluções empresariais sustentáveis, capacitando os alunos a enfrentar desafios reais do mercado e da sociedade.
A educação profissionalizante tem sido uma solução eficaz, proporcionando rápida inserção no mercado de TI e atendendo às necessidades das empresas. Esses programas são essenciais para mitigar o déficit de profissionais e manter o Brasil competitivo no cenário tecnológico.
Fontes: Brasscom, CRS Report: Science, Technology, Engineering, and Mathematics (STEM) Education: A Primer (https://sgp.fas.org/crs/misc/R42642.pdf), WEF (https://www.weforum.org/agenda/2021/10/stem-degrees-mostvaluable/), McKinsey (https://www.mckinsey.com/careers/stem-gems).
RALLY SIGA - APRENDIZAGEM
A turma 5166 venceu a etapa local do Rally da Aprendizagem, Senac RS. Agora o trabalho será avaliado numa final estadual. A 5166 nos enche de orgulho e seu projeto será o apresentado na final estadual. Sucesso gurizada, vocês merecem muito!
O site do projeto pode ser acessado aqui.
Excelente trabalho desenvolvido pela Turma 65 do Técnico em Enfermagem da Escola Senac Rio Grande. Importante salientar a orientação da Prof. Ma. Daniela de Freitas Rodrigues, que teve um papel fundamental e conseguiu coordenar as atividades de desenvolvimento da Cartilha Digital - Visibilidade para TEAmar.
A SBMAC instituiu o prêmio Beatriz Neves para incentivar a participação de alunos de graduação em atividades de Iniciação Científica no âmbito de Matemática Aplicada e Computacional. Qualquer aluno que tenha realizado um trabalho nessa área pode submetê-lo para concorrer ao prêmio, que é concedido, anualmente, durante o CNMAC. O nome do prêmio é uma homenagem à Profa. Beatriz Neves (1935-1986), que atuou no Instituto de Matemática da UFRJ.
Em 2005 tive a honra de receber o Prêmio Beatriz Neves de melhor trabalho do ano na categoria Iniciação Científica, trabalho este que deu origem ao minha monografia de conclusão de curso no Bacharelado em Ciência da Computação. Já são quase 20 anos mas ainda lembro como se estivesse sido ontem, e essa lembrança só me faz ter a certeza de que é necessário seguir caminhando em busca de um mundo melhor para todos.
Probabilidades Intervalares em Modelos Ocultos de Markov
DOI: https://doi.org/10.5540/tema.2006.07.02.0361
A.V. Santos, G.P. Dimuro, L.V. Barboza, A.C.R. Costa, R.H.S. Reiser, M.A. Campos
Inteligência Artificial (IA) é o assunto do momento quando o tema é tecnologia. Apesar da popularização do termo nos últimos anos, o uso da IA pela sociedade, nos seus mais diversos campos, ainda gera muita curiosidade e é motivo de questionamentos. Atenta a essas questões, a Sociedade Brasileira de Computação (SBC) apresentou recentemente o “Plano de Inteligência Artificial da Sociedade Brasileira de Computação”, documento já disponibilizado na SBC OpenLib, a Biblioteca Digital da SBC, contendo um levantamento do cenário atual e um plano estratégico sobre a implementação e o uso da IA no país.
Cruz, Anderson; Santos, André; Santiago, Regivan; Bedregal, Benjamin. (2021). A Fuzzy Semantic for BDI Logic. Fuzzy Information and Engineering. 13. 1-15. 10.1080/16168658.2021.1915455.
SANTOS, A. V. ; DIMURO, Graçaliz Pereira ; COSTA, Antonio Carlos da Rocha ; BEDREGAL, B. R. C. . Fuzzy Evaluation of Social Exchanges Between Personality-based Agents. In: 14th Portuguese Conference on Artificial Intelligence - EPIA'2009/Social Simulation and Modelling - SSM, 2009, Aveiro. New Trends In Artificial Intelligence. Aveiro: Aveiro : Universidade de Aveiro, 2009. v. 1. p. 451-462.
SANTOS, A. V. ; DIMURO, Graçaliz Pereira ; BEDREGAL, B. R. C. . Avaliação Fuzzy de Trocas Sociais entre Agentes Baseados em Personalidades. In: XXXI Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, 2008, Belém. Anais do CNMAC 2008. São Carlos: SBMAC, 2008. v. 1. p. 1-7.
SANTOS, A. V. ; DIMURO, Graçaliz Pereira ; BEDREGAL, B. R. C. . Valores de Trocas Sociais Fuzzy em Agentes com Personalidades. In: Simpósio de Informática da Região Centro do RS, 2008, Santa Maria. Anais do SIRC - RS. Santa Maria: UNIFRA, 2008. v. 1. p. 1-10.
SANTOS, A. V. ; DIMURO, Graçaliz Pereira . Avaliação Fuzzy de Trocas Sociais em Sistemas Multiagentes baseados em Personalidades. In: IV Workshop on MSc Dissertation and PhD Thesis in Artificial Intelligence (WTDIA), 2008, Salvador. Proceedings of IV WTDIA. Porto Alegre: SBC, 2008. v. 1. p. 1-10.
A SBC-OpenLib (SOL) é uma biblioteca digital mantida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Seu acervo é composto por anais de eventos, journals e livros de visibilidade internacional que concentram a produção científica resultante de pesquisas e discussões na área da Computação e afins. Um desses anais é o da Jornada de Atualização em Informática, que em 2023 trouxe como trabalho de abertura o "Desinformação em Plataformas Digitais: Conceitos, Abordagens Tecnológicas e Desafios" de Julio C. S. Reis, Philipe Melo, Márcio Silva, Fabrício Benevenuto.