Projeto Itinerante

AFROGRAFIAS

O projeto

Afrografias é um projeto fotográfico inspirado a partir das discussões promovidas pelo Seminário Afro [R]existência, na Unespar/campus de Campo Mourão. Uma vez que a comunidade acadêmica e mourãoense tem pensado a figuração do negro em nossa sociedade a partir de estudos científicos feitos por estudantes, professores e pesquisadores, o Afrografias nasceu enquanto uma maneira de ampliar as discussões para o âmbito artístico.

Essa perspectiva foi escolhida porque a fotografia tem o objetivo de expressar ideias, críticas, visões particulares sobre o mundo e, principalmente, sentimento. Ela possibilita a ampliação e a diversificação dos valores sociais e humanos que temos em relação a determinados temas, conceitos, pessoas e ideias, e, assim, fortalece e fortifica a interação social mais crítica, possibilitando, também, a inclusão daqueles que são marginalizados socialmente, já que ela pode estimular a luta por direitos e também combater preconceitos, desfazendo barreiras.

Tal expressão artística potencializa a luta por uma universidade mais plural e inclusiva porquanto tem a finalidade de transformar os conceitos e a sociedade, estendendo suas arestas à cidadania enquanto um modo de reflexão e ação para a transformação da realidade social. Assim, ao possibilitar este projeto, a universidade também promove a valoração do negro e resgata a autoestima e a identidade, proporcionando tanto aos que serão fotografados quanto aos que apreciarão os resultados de um encontro com uma verdade possível do que é ser negro na nossa sociedade.

O objetivo geral é propiciar à comunidade o contato com a arte fotográfica de maneira a mostrar a representatividade negra na sociedade, que ocupa, hoje, diversos espaços e profissões, e muitas vezes continuam inviabilizados pelo racismo e pelo preconceito que atravessa séculos. Com isso, pretende-se aprofundar a compreensão sobre os sujeitos afro-brasileiros que compõem nossa comunidade mourãoense.

O Projeto Itinerante Afrografias é promovido pelo Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais (NERA), em parceria com o Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH), da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) – Campus de Campo Mourão, que compõe a Diretoria de Direitos Humanos da Pró-Reitoria de Políticas Estudantis e Direitos Humanos (PROPEDH), da Unespar.

Exposição

Equipe

Coordenadora

Valdete dos Santos Coqueiro


Comissão organizadora

Ana Maria Soares Zukoski

Jean Pablo Guimarães Rossi

Lucas Alexandre de Lima

Mirian Cardoso da Silva

Tatiana da Silva Gonçalves

Wilma dos Santos Coqueiro


Fotógrafa

Milleni Bezerra Moreira

"A gente não nasce negro, a gente se torna negro. É uma conquista dura, cruel e que se desenvolve pela vida da gente afora."

(Lélia Gonzalez)