Seminário Afro [R]existência

Apresentação

O Seminário Afro [R]existência é um evento anual promovido pelo Núcleo de Educação para Relações Étnico-Raciais (NERA), da Unespar/campus de Campo Mourão, em parceria com o Centro de Educação em Direitos Humanos – CEDH campus de Campo Mourão. Nesse ano de 2022, busca-se dar continuidade às reflexões promovidas nas edições anteriores do Seminário Afro [R]existência, ocorridos em 2019, 2020 e 2021, na Unespar/campus de Campo Mourão. O IV Seminário Afro [R]existência acontecerá exclusivamente online, nos dias 17, 18 e 19 de novembro. Nesse ano, a homenageada é a cantora brasileira Elza Soares, que faleceu no início de 2022.

Tendo em vista os casos graves de racismo, violência e assassinato de pessoas negras, sobretudo em operações policiais, ocorridos nesses últimos anos, o IV Seminário Afro [R]existência pretende ser um locus de discussões decoloniais acerca das questões raciais ainda marcantes na sociedade brasileira, como o racismo estrutural e a violência aos corpos negros, e também proporcionar debates sobre o papel da universidade pública – em especial nos cursos de licenciaturas voltados à formação docente – na construção de uma sociedade justa, igualitária e inclusiva.

Os objetivos do evento são constituir na universidade um espaço de diálogo interdisciplinar acerca de temas voltados às questões étnico-raciais, tais como: racismo estrutural no Brasil, violência contra afrodescendentes, política de cotas nas universidades e inserção da história e da cultura africanas e afro-brasileiras nas escolas; contribuir para a formação docente de acadêmicos/as e de professores/as que atuam na rede básica, refletindo numa perspectiva interdisciplinar sobre questões raciais na sociedade; mostrar a diversidade e a beleza da cultura afro-brasileira por meio de apresentações culturais diversas; propiciar a disseminação de estudos e pesquisas interdisciplinares de pesquisadores/as (professores/as, graduandos/as e estudantes de cursos de pós-graduação lato e strictu sensu) da Unespar e outras IES acerca de temáticas relacionadas à educação, história, cultura, artes e literatura africanas e afro-brasileiras. Para isso, o seminário proporciona o diálogo entre acadêmicos/as pesquisadores/as, professores/as da Educação Básica, por meio de palestras, oficinas, comunicações científicas, atividades culturais e o Projeto Afroconexões & [R]existências do Ensino Superior para a Escola Pública que se configura como um desmembramento do seminário e viabilizará oficinas para os/as professores/as e alunos/as das escolas públicas.

O evento ainda contará com o Projeto Itinerante Afrografias que oportunizará um meio de exposição artística por meio de fotografias que promovam a reflexão a respeito das questões em derredor da negritude, sendo desenvolvido nas modalidades: presencial e online.

Além disso, ocorrerá o lançamento do e-book, Entre Afro-[R]Existências: (re)construindo conceitos e histórias, que traz alguns dos trabalhos apresentados na segunda edição do evento, com a participação de organizadores/as e autores/as.


Datas Importantes


Todas as inscrições são gratuitas



Inscrições como participante: De 20 de junho a 13 de novembro de 2022.

Submissões de Simpósios: De 20 junho a 20 de julho de 2022.

Submissões de trabalhos nos simpósios aprovados (resumos ou artigos): De 01 de agosto a 30 de setembro de 2022.

PRORROGADO ATÉ DIA 03 DE OUTUBRO.