quarta-Feira

8:00 as 9:30 – oficinas

1: Oficina de Experimentos lúdicos de física/ciência com material alternativo.

Resumo: Nesta oficina pretende-se desenvolver experimentos relacionados à tópicos de física e ciência, utilizando materiais de baixo custo, que podem ser utilizados nos mais variados níveis de escolaridade. A partir da perspectiva experimental, a ideia é apresentar aos participantes diferentes possibilidades e estratégias para abordar tópicos em ciência, discutindo em muitos casos as dificuldades inerentes à determinados temas de pesquisa e como teoria e experimento são peças fundamentais para o avanço da ciência. Busca-se mostrar, através de experimentos lúdicos, a importância e o papel da ciência na Sociedade.

2: Conhecendo a plataforma Capes.

Resumo: A oficina “Conhecendo a plataforma Capes” tem por objetivo capacitar para a utilização do acervo do Portal de Periódicos da Capes. O treinamento é importante para otimizar o acesso à informação científica internacional de alto nível. Na oportunidade serão abordadas as funções e como utilizar as ferramentas que o Portal disponibiliza. O Portal de Periódicos da Capes é uma biblioteca virtual que contém mais de 37 mil periódicos em texto completo, bases referenciais e de resumos, bases de patentes, normas técnicas, e-books, teses, dissertações, dicionários, enciclopédias, entre outros conteúdos.

3: Competição de Hack Town.

Resumo: O Hackathon acontecerá em parceira com norte e sul, ferro e aço. A atividade consiste em uma maratona desenvolvida durante a semana do evento a fim de solucionar uma problemática enfrentada pelas empresas na área de materiais. Haverão 30 vagas para formar equipes a fim de determinar um protótipo de projeto e apresentar no final da semana a solução da problemática. O desenvolvimento do projeto, por parte das equipes, acontecerá no período da manhã dos dias 26 e 27 de novembro com o auxílio da dona da empresa e professores da área. As apresentações soluções será no dia 27 e terão uma banca avaliadora.

4: Conhecimento Geral da Eng. de Minas.

Resumo: Da prospecção ao beneficiamento: uma vivência das etapas no processo da mineração.

9:30 as 10:00 – Coffee Break

10:00 as 11:00 – palestras SIMULTÂNEAS

Palestra 1 – Dr. Welyson Tiano dos Santos Ramos – Tema: Metamateriais como porta pra novas tecnologias.

Resumo: Os metamateriais são estruturas “engenheiradas” para apresentarem comportamentos atípicos à natureza, tais como o comportamento PMC, índice de refração negativo, permissividade elétrica e permeabilidade magnética ambas negativas, entre outros. A possibilidade de se obter “novos” comportamentos físicos abre as portas para aplicação e desenvolvimento de diferentes tecnologias, entre elas podem ser citadas: mantos de invisibilidade, geradores de vortex, lentes planas, placa de um quarto de onda, holografia, biossensores, absorvedores, polarizadores e antenas. Nesta palestra pretendemos discorrer sobre a importância das pesquisas em metamateriais e como os metamateriais podem auxiliar no desenvolvimento de novas tecnologias.

Palestra 2 – Dr. Amós Magalhães de Souza – Tema: Repense seus hábitos: eles podem estar trabalhando contra você.

Resumo: Os hábitos fazem parte de 40% do nosso dia, ou seja, passamos quase metade do tempo no piloto automático, tomando decisões baseadas em ideias já estabelecidas em nosso inconsciente. Se você passa quase metade da sua vida cultivando hábitos destrutivos ou que nada contribuem para a conquista dos seus objetivos, como esperar resultados satisfatórios? O grande problema é que aquilo que está armazenado em nosso subconsciente é o que influencia diretamente nas suas ações e não o pensamento consciente e racional. O segredo para mudança de certos hábitos está em compreendê-los e traçar estratégias com foco nas recompensas futuras.

Palestra 3 - Eng. Jônatas Franco Campos da Mata – Tema: Mineração e Sustentabilidade Ambiental na região do Vale do Rio Gorutuba.

Resumo: Os municípios integrantes do vale do Rio Gorutuba, na região Norte do estado de Minas Gerais, têm sua economia voltada para as atividades de fruticultura irrigada. No entanto, há também importantes minerações de argila, areia e calcário, que suprem o mercado da construção civil com insumos indispensáveis. Podem ser destacados alguns produtos cerâmicos, tais como tijolos e telhas, além de britas e areias. Portanto, o setor mineral em cidades como Janaúba, Nova Porteirinha e Porteirinha traz muitos empregos e recursos financeiros às comunidades envolvidas, mas ainda é visto com desconfiança quando se trata da preservação ao meio ambiente. Os principais objetivos da presente palestra são: efetuar um diagnóstico das minerações existentes nas cidades de Janaúba, Nova Porteirinha e Porteirinha, bem como suas respectivas cadeias de valor; e verificar de que forma estas atividades produtivas podem ser mais sustentáveis, contribuindo para a reabilitação das áreas impactadas e preservação dos recursos naturais.

11:00 as 12:00 – palestras SIMULTÂNEAS

Palestra 1 - Dr. Jean Carlos Coelho Felipe – Tema: Efeitos da gravitação sobre a liberdade assintótica em teorias de calibre e violação de Lorentz no Modelo Padrão.

Resumo: O "casamento" entre a Teoria da Relatividade Geral e a Mecânica Quântica vem sendo já algum tempo objeto de estudo e tentativa de entendimento por parte dos pesquisadores. Muito por se tratar de regimes bem distintos de abrangência: A Relatividade governando o "macro" e a Mecânica Quântica governando o "micro". Nesse seminário, serão apresentados alguns resultados na tentativa de verificar por efeitos da gravitação (Teoria da Relatividade Geral) no mundo quântico, mais especificamente, em modelos estudados pela Teoria Quântica de Campos.

Palestra 2 - Sra. Assuelma Arantes da Silva – Tema: Me formei e agora ? Desafios e oportunidades.

Palestra 3 - Eng. Pedro de Vasconcelos Ferreira Junior – Tema: Engenharia de Minas e os campos de atuação.

Resumo: Quando escolhemos a carreira de Engenharia de Minas, é importante que saibamos para onde ela pode nos levar. O conhecimento amplo do curso faz-se muito importante para estar apto a qualquer possível oportunidade, porém encontrar um caminho no qual se identifica é muito importante para garantir a tão sonhada realização profissional. Existem inúmeros campos de atuação na qual se pode seguir não dependendo diretamente de estar empregado em uma empresa de mineração. O engenheiro de minas poderá atuar em mineradoras, pedreiras, empreiteiras responsáveis por grandes obras, como estradas, usinas hidrelétricas, empresas de demolição, fabricantes de softwares para o setor mineral, entre outros. Nem sempre será possível escolher em qual ramo trabalhar, porém é importante saber onde gostaria de atuar.

13:30 as 15:30 – continuação dos minicursos

1: Introdução à Plataforma Arduino e Aplicações será ministrado pelo Dr. Jáder Fernando Dias Breda.

2: Introdução aos Pacotes Office será ministrado pela Dra. Fernanda G.L. Medeiros Borsagli.

3: Soldagem Metalúrgica será ministrado pelo Dr. Erenilton Pereira da Silva e o Dr. Luiz Henrique Soares Barbosa com o apoio da NorteSul Ferro e Aço.

4: Otimização Combinatória e Teoria de Grafos aplicada a problemas das Engenharias será ministrado pelo Sr. Héber Fernandes Amaral.

5: Planejamento de Lavra será ministrado pelo Eng. Pedro Nader.

6: A Bacia Hidrográfica do Rio Gorutuba e Sustentabilidade será ministrado pelo Sr. Aroldo Roberto Cangussu e a Sra. Ruthelly Rocha.

7: LaTex: do básico ao avançado será ministrado pelo Dr. Ananias B Alencar.


Os resumos dos minicursos estão descritos na terça-feira.

15:30 as 16:00 – Coffee Break

16:00 as 17:00 – dra. jacqueline andrade nogueira

Palestra da Sra. Jacqueline Andrade Nogueira – Tema: Segurança no Trabalho.

Resumo: A palestra irá abordar assuntos relacionados a segurança do trabalho de modo geral. É importante passar a informação que a segurança do trabalho pode ser entendida como medidas técnicas, administrativas, educacionais, médicas e psicológicas adotadas para minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e para proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador. A legislação brasileira exige que todas as organizações, públicas ou privadas, que empreguem profissionais pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), sigam diretrizes das Normas Regulamentadoras (NR). As normas regulamentadoras apresentam parâmetros técnicos que disciplinam a elaboração e a implementação dos planos de saúde e segurança ocupacional específicos que cabem a cada empresa.

17:00 as 18:00 – dr. fernando manuel araújo-moreira

Palestra do Dr. Fernando Manuel Araújo-Moreira - Tema: Ciência & Tecnologia Aplicadas às áreas de Defesa Nacional & Segurança Pública: os desafios do Século XXI.

Resumo: Os meios de segurança e defesa baseados em novas tecnologias, muitas delas disruptivas, são relativamente novos das forças de segurança e defesa no mundo todo. Algumas delas – inclusive do Brasil - lidam com as denominadas armas de destruição em massa derivadas do uso de agentes químicos, biológicos, radiológicos e nucleares.

É uma área intrinsecamente tecnológica e de caráter multi, inter e transdisciplinar onde a ciência, particularmente a Física, e a engenharia, particularmente a Engenharia Física, têm desempenhado um papel mais que fundamental.

Esta palestra tem vários objetivos associados ao papel preponderante que a Engenharia Física pode ter, diretamente vinculados ao tema proposto, dentre os quais destacamos: (a) introdução aos conceitos de: física nuclear (fissão e fusão nucleares); biotecnologia, nanotecnologia e nanobiotecnologia; nanomateriais; biossegurança; (b) mostrar o papel que a ciência, a técnica e a tecnologia - derivados de projetos militares - têm desempenhado no progresso humano; (c) introduzir conceitos de defensa nacional e segurança pública; (d) introduzir conceitos atuais de geopolítica nacional e internacional; (e) introduzir conceitos de ciência e engenharia de dispositivos e materiais avançados; (f) mostrar que o Brasil – mais do que nunca – precisa de cientistas e engenheiros trabalhando nas áreas de Segurança Pública e Defesa Nacional.

19:00 as 21:00 – oficina da astrovale

5: Oficina Construção e Leitura de Cartas Celestes. O Dr. Olavo Cosme juntamente com o Dr. Eduardo de Jesus Oliveira, estarão pela primeira vez em Janaúba com o Projeto de extensão AstroVale.

Resumo: A AstroVale é um projeto de extensão da UFVJM com o foco em divulgar a Astronomia para a população dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Nesta oficina ensinaremos a observação dos astros a olho nu e com o auxílio de cartas celestes digitais ou não. Cartas Celestes são mapas para observação do céu noturno. Ensinaremos como construir e manusear cartas celestes e cada participante terminará a oficina com uma carta celeste.