Escolas das águas e das florestas

Com o intuito de amenizar o impacto do isolamento social nas escolas localizadas na área rural do Município de Macapá, a Secretaria Municipal de Educação desenvolve estratégias específicas, dadas as características geográficas de acesso de cada região, que dependendo da localidade necessita do auxílio de embarcações e kombis para realizar o transporte de recursos didáticos até as unidades de ensino, fazendo-os chegar às residências dos alunos.

Atender cada uma das Escolas das Águas e das Florestas levando em conta suas peculiaridades, tem sido não somente um desafio, mas também uma pauta amplamente discutida no âmbito do eixo do Plano de Ação de Enfrentamento e Combate ao COVID 19 , da Secretaria de Educação, desde que os Decretos 1.656/2020 PMM e 1.799/2020 PMM foram publicados, suspendendo as aulas da rede municipal, respectivamente por 15 e 30 dias . No entanto, muitos procedimentos em respostas a esta demanda tem-se consubstanciado em estratégias diversas, uma vez que as escolas estão situadas em pontos distintos e com características únicas que as distinguem uma das outras. É nesta singularidade e afinidades tão desproporcionais que as escolas, por meio de seus gestores, professores e profissionais da educação unem esforços e ações para que as atividades, conteúdos e recursos pedagógicos cheguem até a casa dos alunos.

Como estratégia de atuação para este momento de isolamento social, a SEMED elegeu o material impresso como recurso universal viável e democrático para que os alunos das escolas do campo não fiquem desassistidos e tampouco distantes do processo educacional.

Neste processo todo, o papel da família tem sido fundamental para que as crianças desenvolvam em casa, parte do processo que deveria ser sistematizado nos espaços escolares, e que por motivos óbvios, foram readequados e reorganizados dentro de seus lares e com o apoio e auxílio dos pais e responsáveis.

A soma de muitos esforços, planejamentos, estratégias, muitos braços e pernas, alguns bons quilômetros de boa vontade e uma elevada dose de humanidade tem permitido que os alunos de nossa rede continuem estudando, só que desta vez, dentro de suas casas, em consonância com o projeto implementado e viabilizado pela SEMED .