Escolas das águas e das florestas

Com o intuito de amenizar o impacto do isolamento social nas escolas localizadas na área rural do Município de Macapá, a Secretaria Municipal de Educação desenvolve estratégias específicas, dadas as características geográficas de acesso de cada região, que dependendo da localidade necessita do auxílio de embarcações e kombis para realizar o transporte de recursos didáticos até as unidades de ensino, fazendo-os chegar às residências dos alunos.

Atender cada uma das Escolas das Águas e das Florestas levando em conta suas peculiaridades, tem sido não somente um desafio, mas também uma pauta amplamente discutida no âmbito do eixo do Plano de Ação de Enfrentamento e Combate ao COVID 19 , da Secretaria de Educação, desde que os Decretos 1.656/2020 PMM e 1.799/2020 PMM foram publicados, suspendendo as aulas da rede municipal, respectivamente por 15 e 30 dias . No entanto, muitos procedimentos em respostas a esta demanda tem-se consubstanciado em estratégias diversas, uma vez que as escolas estão situadas em pontos distintos e com características únicas que as distinguem uma das outras. É nesta singularidade e afinidades tão desproporcionais que as escolas, por meio de seus gestores, professores e profissionais da educação unem esforços e ações para que as atividades, conteúdos e recursos pedagógicos cheguem até a casa dos alunos.

Como estratégia de atuação para este momento de isolamento social, a SEMED elegeu o material impresso como recurso universal viável e democrático para que os alunos das escolas do campo não fiquem desassistidos e tampouco distantes do processo educacional.

Neste processo todo, o papel da família tem sido fundamental para que as crianças desenvolvam em casa, parte do processo que deveria ser sistematizado nos espaços escolares, e que por motivos óbvios, foram readequados e reorganizados dentro de seus lares e com o apoio e auxílio dos pais e responsáveis.

A soma de muitos esforços, planejamentos, estratégias, muitos braços e pernas, alguns bons quilômetros de boa vontade e uma elevada dose de humanidade tem permitido que os alunos de nossa rede continuem estudando, só que desta vez, dentro de suas casas, em consonância com o projeto implementado e viabilizado pela SEMED .

EMEF GERSON TRINDADE

Professora Maricleuma Vilhena realiza entrega de material pedagógico para seus alunos do Atendimento Educacional Especializado.

Luan Felipe Pinheiro Lobato

Kythuanna dos Santos Silva

Ana Beatriz Pinheiro Martins

Lucas Brandão de Sá

Daniel Souza Farias

Produção dos professores das escolas do campo da

Rede Municipal de Ensino

Aluno da EMEF Vila Progresso - Bailique.

A gestora Elaine e os professores Daniel, Everaldo e Rozena sendo acolhidos pelas famílias da EMEF Vila Progresso - Bailique, no ato da entrega das atividades e conteúdos desenvolvidas especialmente para seus alunos.

Professor Diógenes entregando atividades aos seus alunos da EMEF Vila Progresso - Bailique.

Professores Diógenes e Daniel entregando atividades aos alunos EMEF Vila Progresso - Distrito do Bailique.

Comunidade do Distrito do Bailique.

Alunos recebendo em casa material impresso para estudo.

Vila Progresso - Distrito do Bailique

Vila Progresso - Distrito do Bailique


Vila Progresso - Distrito do Bailique


SEMED, escola e profissionais da educação municipal não medem esforços para que as atividades escolares das crianças cheguem até suas casas.

Vila Progresso - Distrito do Bailique


Vila Progresso - Distrito do Bailique


Vila Progresso - Distrito do Bailique


Aluna da escola Pacui

EMEF LIBERDADE DO PACUÍ FAZ ENTREGA DE MATERIAL PEDAGÓGICO PARA ALUNOS DE SUA COMUNIDADE.

Após receber as atividades da filha, a Srª Nilda, ajuda a filha Cristiane atividades em casa. Cristiane é aluna do 3º ano do Ensino Fundamental.

Nilda, seu apoio é fundamental para o sucesso da sua filha.

Parabéns!

Não trata-se somente de entregar as atividades nas residências dos alunos, mas também exercer o papel da docência com muito profissionalismo .

Professor Hélio Ramos muito nos honra com sua atitude e profissionalismo.

Ana Júlia atentamente recebe as orientações do professor Ted César.

Joana, sua mãe, faz questão de participar deste momento tão importante e ao mesmo tempo tão gratificante.

Crescemos quando compartilhamos e aprendemos juntos. Parabéns!!


Marcos, aluno do 2º ano do Ensino Fundamental está com as atividades da semana garantidas, graças ao esforço de toda uma equipe de profissionais da educação, e lógico, do apoio de sua mãe Joana.

É um prazer inigualável registrar momentos tão relevantes como esse.

Professor Ted César ao entregar atividades pedagógicas, faz orientações à Srª Michelly, mãe da aluna Emyli, que cursa o 1º ano do Ensino Fundamental.

Atitude extraordinária. Parabéns!!!

Estudar somente em casa em tempos de pandemia é um desafio gigantesco, ainda mais quando falamos de alunos que moram na zona rural da capital, dada a dificuldade de acesso do material até eles. Entretanto, a EMEF Liberdade do Pacuí não mede esforços para que conteúdos e atividades cheguem até eles.

O resultado? É só olhar para o Guilherme, aluno do 4º ano do Ensino Fundamental e seu pai.

Parabéns escola e professores!

Luzia Ramos é aluna do 4º ano do Ensino Fundamental e atentamente recebe orientações em casa do seu professor Hélio Ramos.

Muito orgulho!

Explicar cuidadosamente as tarefas da escola para seus alunos, é uma ação que o professor Ted César não abre mão. A avó da criança faz questão de também receber as orientações, para assim ajudar seu neto.

Certíssimos eles. Parabéns!!

A aluna Thauany, do 1º no do Ensino Fundamental realiza sua tarefa escolar com o apoio de seu professor e seus pais.

É isso aí. Estar distante não significa estar separado.

EMEF VÓ LIXANDRE

Entrega de atividades na comunidade

EMEF LIBERDADE DO PACUÍ

E a entrega de Atividades Não Presenciais continuam nas Escolas Campo do município de Macapá

Diretor Rilton indo de casa em casa de sua comunidade realizando a entrega e fazendo as orientações necessárias. Seu trabalho muito nos orgulha professor!!!


EMEF BENEDITA NEVES TAVARES

PRODUÇÃO DE ATIVIDADES NÃO PRESENCIAIS PARA OS ALUNOS DE SUA COMUNIDADE







EMEF MARIA EUGÊNIA

Coordenadora Ana Diele entregando Atividades Não Presenciais aos pais dos alunos de sua comunidade. Seu trabalho muito nos honra, professora!!!


EMEF SANTA LUZIA - PACUÍ

Diretora Eudyane entregando trabalhos impressos - Atividades Não Presenciais - na casa dos alunos da comunidade. Material produzido pelos professores da escola.

Parabéns!!

EMEF PRATINHA - PACUÍ

Atividades Não Presenciais produzido pelos professores e aos alunos da comunidade.

EMEF JOANA SANTOS DA SILVA

A escola recém inaugurada localizada na Comunidade Quilombola do Curiaú, realiza entrega de Atividades Não Presenciais nas casas de seus alunos e faz as devidas orientações aos pais e responsáveis. Parabéns!!!