DIVERSIDADE

ABAYOMI - A BONECA QUE VIAJOU DA ÁFRICA PARA O AMAPÁ

A Divisão da Diversidade – DIDI/SEMED/PMM, instituída pela Secretaria Municipal de Educação, com objetivo de atender as Metas 07 e 15 do Plano Municipal de Educação - PME - , pautada em uma Política Educacional baseada nas solicitações feitas pela sociedade civil, propõe uma educação para as relações étnico racial pautada na igualdade, conscientização, construção e orientações para a implementação e o fortalecimento das ações direcionadas a sociedade educacional. Dentre as suas atribuições, oferece ao educando e educador propostas de atividades baseadas nas Leis 10.639/03 e 11.645/08 no contexto escolar, com o olhar para a diversidade da sociedade afro amapaense que somam 54,5% da população segundo o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística -IBGE.

O trabalho na DIDI vem sendo coordenado pela Pedagoga Laura Silva a (Laura do Marabaixo) e Simone de Jesus, assim desenvolvendo o Projeto Marabaixo e Batuque no fazer Pedagógico que através das ações com o compromisso e o olhar didático, lúdico e pedagógico, valorizam os costumes, saberes e tradição da sociedade amapaense. Desta feita, promovendo um ambiente de respeito as diferenças, combatendo, o preconceito, discriminação e a violência, proporcionando um ambiente de respeito a todos, que independentemente de idade, gênero, orientação sexual, religião, cor, valida o compromisso absoluto de atender as especificidades da comunidade escolar.

Para exemplificar um pouco do extenso e extraordinário trabalho que a DIDI/SEMED vem desenvolvendo, a professora Laura do Marabaixo ensina como construir a Abayomi, uma boneca artesanal feita com retalhos de panos, que dentre os seus vários significados, costuma ser uma boneca negra, aquela que traz felicidade ou alegria. Abayomi quer dizer encontro precioso: abay=encontro e omi=precioso.

Conta-se que a origem das bonecas "se deu na época da escravidão, as mulheres negras faziam bonecas para as crianças, jovens, adultos. Elas as as confeccionavam com pedaços de suas saias, único pano encontrado nos navios negreiros, para acalmar e trazer alegria para todos". É o que nos relata Laura, nos vídeos abaixo.

Professora Laura do Marabaixo - Chefe Divisão da Diversidade -DIDI/SEMED/PMM

Aprenda a fazer a Boneca Abayomi

Lourdes Maria, 2º Período EMEI Cantinho do Amor.

Arthur, 2º Período EMEI Cantinho do Amor.

Fernanda, 2º Período EMEI Cantinho do Amor.

Laura, 2º Período EMEI Cantinho do Amor.

Lourdes Maria, 2º Período EMEI Cantinho do Amor.

Tayllany, 2º Período EMEI Cantinho do Amor.

Professora Laura do Marabaixo, Chefe da Divisão da Diversidade Fala sobre o Ciclo do Marabaixo no Estado do Amapá


Vídeo aula Atividades sobre o Ciclo do Marabaixo