Palestrantes

Lucas Carato Mazzi 

Professor Colaborador do Programa de PósGraduação em Educação Matemática (PPGEM) - UNESP Rio Claro. Possui Licenciatura em Matemática (UNESP, 2011); Mestrado em Educação Matemática (UNESP, 2014); Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática (UNICAMP, 2018). Atualmente faz Pós-Doutorado no Programa de PósGraduação em Educação Matemática (UNESP/ Rio Claro). É membro dos grupos de pesquisa: (i) TeorEMa - Interlocuções entre Geometria e Educação Matemática e (ii) DIEEM - Diálogos e Indagações sobre Escolas e Educação Matemática. Tem experiência como professor do Ensino Superior e também da Educação Básica (nos anos finais do Ensino Fundamental; no Ensino Médio; Ensino Técnico e na EJA). No âmbito da pesquisa, tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática. Suas pesquisas têm sido http://lattes.cnpq.br/8557805718202666 desenvolvidas nas seguintes temáticas: Livros Didáticos; Provas e Demonstrações Matemáticas e Educação Financeira sob uma perspectiva Crítica. 

Miguel Ribeiro 

Professor da Faculdade de Educação da Unicamp e doutor em Didática da Matemática pela Universidade de Huelva (Espanha) com um trabalho focando o conhecimento do professor dos anos iniciais. Efetuou um pós-doutorado na UNESP-Rio Claro com foco na análise de livros didáticos e no conhecimento do professor requerido para dinamizar uma prática matematicamente desafiadora fazendo recurso das tarefas do livro didático. Efetuou um pós-doutorado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa com foco no conhecimento do professor e avaliação – ao serviço das aprendizagens e não como objetivo final e punitivo. É membro do comitê internacional do International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME), que é uma das mais importantes organizações internacionais com foco na Educação Matemática – em representação do Brasil. Tem vindo a desenvolver trabalhos com colegas de diversos países (entre eles, Portugal, Espanha, Itália, Noruega, Dinamarca, México) no desenvolvimento de abordagens (teóricas e metodológicas) que contribuam para melhorar a prática do professor, o conhecimento e aprendizagens dos alunos e a formação de professores. De forma a associar a pesquisa com a melhoria da prática e das aprendizagens dos alunos ao longo dos últimos anos tem vindo a dinamizar cursos de extensão, divulgação e palestras com foco, entre outros, no conhecimento interpretativo e especializado do professor que ensina matemática, desde a Educação Infantil, no âmbito dos Números e Operações, Geometria, Pensamento Algébrico e Frações 

Leandro Piazzon

Doutorando (2022) e Mestre em Educação pela UNICAMP (2020). É graduado como Bacharel em História pela Universidade de São Paulo - USP (2010). Possui Pós Graduação em Gestão Pública pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB (2014) e Licenciatura em História. Experiência profissional como professor de história da rede pública estadual, privada e desde 2020 no ensino superior. Atuou na elaboração e apresentação de projetos interdisciplinares de feiras de Ciências no Ensino Médio, Técnico e Tecnológico. Possui interesse em história da educação, história da educação matemática, história de professores, história do livro didático. É pesquisador no Núcleo de Pesquisa em História da Educação Profissional e Tecnológica - NUPHMEPT do IFSP, e no Programa de Estudos e Pesquisas Historiar a Educação (PROEPHE) na Faculdade de Educação da Unicamp 


Daniel Bazzoli 

Licenciado em Matemática pelo Instituto Federal de São Paulo Campus São José dos Campos (IFSP-SJC). Participei do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) e do Programa de Residência Pedagógica (RP), nos editais 2018 e 2020 pelo IFSP-SJC, respectivamente, ambos com a sua características de auxiliar no processo de formação inicial de professores. Durante a graduação compus várias comissões para organizações de eventos para público interno e externo a universidade relacionados a divulgação científica, a exploração, investigação, criatividade e ludicidade da matemática e também da aproximação entre escolas públicas de São José dos Campos com a instituição através de feiras científicas. Todas essas experiências construíram a minha visão de educação para focar práticas matemáticas voltadas para a criticidade, reflexão, investigação, e acima de tudo, a valorização das características culturais e sociais de cada um(a/e) de meus estudantes. Com as experiências adquiridas na atuação na Educação Básica enquanto professor concursado na cidade de Taubaté e com a realização das atividades do Mestrado em Educação Matemática na UNESP de Rio Claro e como colaborador com o grupo de pesquisa e extensão MatematiQueer da UFRJ busco estreitar as relações entre os ambientes escolares e acadêmicos. 

Ana Paula de Oliveira Corti 

Graduada e licenciada em Ciencias Sociais pela Universidade de São Paulo, mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos e doutora em Educação pela USP. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus São Paulo, lecionando no Ensino Médio e no Ensino Superior, em cursos de licenciatura e pós-graduação. Sua experiência de pesquisa concentra-se na área de Sociologia e Educação com ênfase nas seguintes temáticas: ensino médio e políticas educacionais.



Qualquer dúvida, entre em contato conosco pelo e-mail: ifsp.bra.semat@gmail.com