Café Geográfico 1: “Paleontologia do Oeste Paulista: Memórias e descobertas”.
Mediador: Vinícius Vilela Zamberlan (Discente da Graduação em Geografia pela FCT/UNESP).
Discussão: Abordar o papel histórico da UNESP, com destaque para as descobertas do Prof. Pepe, na paleontologia, a fim de discutir a importância de se preservar este patrimônio histórico e ambiental presente em nossa região para a ciência e a sociedade, frente à ascensão do negacionismo científico. Buscamos trazer de volta à FCT/UNESP a discussão da Paleontologia, os caminhos e os desafios desta ciência.
Palestrantes:
Encarnita Salas Martin - Possui graduação em Ecologia (1983) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Campus de Rio Claro, graduação em Geografia (1987) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Campus de Presidente Prudente, mestrado em Geografia (1992) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Campus de Presidente Prudente e doutorado em Geociências e Meio Ambiente (2000) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Rio Claro. Professora da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP - Campus de Presidente Prudente de 1988 a 2018. Trabalha com Problemas Ambientais Urbanos, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade de água, resíduos sólidos, áreas verdes, qualidade ambiental urbana. Docente do Curso de Pós-Graduação em Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP - Campus de Presidente Prudente desde 2008 e responsável pela disciplina Problemas Ambientais Urbanos. Professora voluntária na Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP, câmpus de Presidente Prudente, desde agosto de 2018.
Sílvia Regina Gobbo - Possui graduação em Ecologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992), mestrado em Geologia Regional pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e doutorado em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (ZOOLOGIA) - Museu Nacional UFRJ (2006). Atualmente faz pós-doutoramento com Ostracodes do Grupo Bauru, sob orientação do Prof. Dr Reinaldo Bertini e atua como professora substituta do Instituto de Geociências e Ciências Exatas - UNESP, nos cursos de Geologia, Ecologia e Ciências Biológicas. Área de pesquisa na Micropaleontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Paleontologia, Bioestratigrafia, Zoologia, com ênfase em ostracodes não marinhos do Mesozóico, notadamente de bacias interiores do NE e bacia do Paraná.
Café Geográfico 2: “Entendendo o papel da Geografia e das Universidades na inclusão das pessoas com deficiência”.
Mediador: Thiago Tobias da Rosa (Discente da graduação em Geografia pela FCT-UNESP e deficiente visual).
Objetivo: Discutir o papel da Geografia e das Universidades na formação dos professores sobre a inclusão das pessoas com deficiência. Até o momento, o curso de Geografia não tem em sua grade curricular nenhuma disciplina específica destinada à inclusão e acessibilidade (além de libras em formato virtual para licenciatura), tampouco a obrigatoriedade de se contemplar o tema dentro de sua bibliografia. A discussão pretende abordar as lacunas existentes na qualificação e formação dos docentes universitários e também no curso de licenciatura, discutindo por exemplo a ausência de braille em nossa formação e na instituição, assim como algumas atividades práticas de sala de aula e na formação do geógrafo, exemplo filmes sem áudio descrição ou trabalhos de campo, podem excluir as pessoas com deficiência.
Palestrantes:
Maria Regina Kemp - Assistente social na Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente (FCT - UNESP).
Salvador Cruz Neto - Presidente do Condef /Biênio 2023-2024 (Conselho dos direitos da pessoa com deficiência)
Café Geográfico 3: “Discutindo a saúde mental dos estudantes e os direitos das pessoas acometidas com esquizofrenia e outros transtornos psíquicos”.
Mediadoras: Daniela Melanda Signorini (discente da graduação em Geografia pela FCT-UNESP e acometida de esquizofrenia); Marlenilda Maria da Silva (discente da graduação em Geografia pela FCT-UNESP e acometida de dislexia , TDAH e esquizofrenia).
Objetivo: Compartilhar as vivências universitárias das alunas acometidas, além de esclarecer e entender outros transtornos presentes em nossa sociedade, abordando os direitos das pessoas com transtornos psíquicos e discutindo a atuação da Universidade e dos cursos de licenciatura para acolher e diminuir o estigma sobre a saúde mental.
Palestrantes:
Aparecida Araújo Rosa da Silva - Graduada em direito pela Instituição Toledo de Ensino de Presidente Prudente - SP. Advogada atuante na área Civil, Trabalhista e Previdenciária. Pós Graduanda na Área Previdenciária com ênfase em Aposentadorias e Benefícios Previdenciários do RGPS pelo Instituto de Formação Continuada.
Melvim Kazuo de Paiva Eto - Graduado em psicologia pela Universidade Estadual de Londrina- UEL (2007-2012), com especialização em Fundamentos em Psicanálise de Freud/Lacan (2017-2018). Atua em consultório (2014-2023) no Instituto Sage e em Políticas Públicas no município de Presidente Prudente, já tendo atuado nos Serviços de Residência Terapêutica-SRT (2015-2016), no Centro de Atenção Psicossocial - CAPS (2016-2018), em Unidade Básica de Saúde - UBS (2018-2022) e atualmente trabalhando no Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS. Paralelamente, atua como representante do sindicato dos psicólogos do Estado de São Paulo - Sinpsi desde de 2020.
Café Geográfico 4: “As diferentes atribuições do/da Geógrafo/Geógrafa e suas atuações”.
Mediadora: Sofia Leme Marques dos Santos (Discente da graduação em Geografia pela FCT/UNESP).
Objetivo: Discutir e diferenciar a atuação do Bacharel em Geografia e do Licenciado/Professor de Geografia, assim como abordar as diferentes atribuições que a formação na área pode oferecer.
Palestrantes:
Me. Regina Helena Penati Cardoso Ferreira - Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1986), especialista em Gestão e Políticas Públicas pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo (2014) e em Planejamento e Gestão Municipal (2000), com mestrado em Educação (2005), ambos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atuou como Secretária Municipal da Assistência Social de Presidente Prudente entre 2009 e 2016. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Periferias Urbanas e em gestão pública na área social, com ênfase em estudos sobre cidades e exclusão social. Membro da APEOESP.