O Poder Judiciário da Bahia (PJBA) possui agora um Banco de Talentos. Magistrados e servidores interessados em se cadastrar já podem preencher formulário disponibilizado eletronicamente no Portal RH Net, a partir desta quinta-feira (28).
O Decreto Judiciário nº 672, que institui o Banco de Talentos, foi publicado no Diário da Justiça Eletrônico desta quinta-feira (28), em homenagem ao Dia do Servidor, celebrado nesta data. Trata-se de mais uma ferramenta do PJBA, de reconhecimento e valorização profissional.
O QUE É O BANCO DE TALENTOS?
Consiste em um banco de dados de um sistema informatizado em que os servidores do Poder Judiciário baiano podem inserir informações sobre suas aptidões pessoais e profissionais, suas formações acadêmicas e complementares, bem como sua experiência profissional dentro e fora do ambiente do Poder Judiciário do Estado da Bahia. Constitui-se, assim, uma espécie de currículo eletrônico que será utilizado para subsidiar processos de promoção, seleção e lotação, comunicando conhecimentos, habilidades e experiências que podem ajudar no planejamento e no gerenciamento dos talentos humanos no âmbito do Poder Judiciário do Estado da Bahia.
POR QUE É ÚTIL?
Gestão por competências
O projeto do Banco de Talentos é o pontapé inicial na implantação das ações de Gestão por competências no Poder Judiciário do Estado da Bahia, uma vez que um dos maiores objetivos da plataforma é, justamente, subsidiar os processos de atração, seleção e gestão de talentos no âmbito de todas as unidades do da capital ou interior. A partir da implantação e do aprimoramento do Banco de Talentos, será possível começar o mapeamento de competências existentes e identificar os perfis profissionais dos servidores do judiciário baiano.
Valorização do servidor
O Banco de talentos é uma ferramenta desenvolvida pelo PJBA que favorece o reconhecimento e valoriza a história institucional dos servidores ativos e aposentados, uma vez que proporciona que as pessoas que compões a força de trabalho possam atuar em suas maiores potencialidades, tendo mais oportunidades de desenvolvimento, reconhecimento e qualificação profissional.
Quando gestores possuem a sua disposição, informações que podem promover adequação funcional dos servidores através de preenchimento de cargos de forma transparente, avaliação das necessidades de treinamento e desenvolvimento de acordo com as demandas apresentadas pelo setor e pelo servidor, as decisões são tomadas de forma assertiva, gerando satisfação interna e valorização pessoal de cada um dos envolvidos.
E podemos ainda apontar as vantagens da criação desse banco para a produtividade, comprometimento organizacional, melhoria do clima organizacional.