"Horizontes Andinos: fragmentos de uma travessia"
de Tayná Fröhlich (RS)
"Horizontes Andinos: fragmentos de uma travessia"
de Tayná Fröhlich (RS)
Laguna Colorada
Cholita
Flamingos
Campesinos
Altiplanos
La Recoleta
Terras que tocam o céu
Helados
Pollos
Laguna blanca
Pueblo
Isla Incahuasi
Generaciones
Deserto de sal
Comida de rua
Awayo
Titicaca
Calles
Reflejos
Independência ou sorte
"Horizontes Andinos: fragmentos de uma travessia"
A exposição Horizontes Andinos: fragmentos de uma travessia nasce de uma jornada pela Bolívia, onde o gesto de fotografar se tornou uma forma de escuta e uma maneira de atravessar o território com atenção, permitindo que o olhar se abrisse ao sentir.
Dos patrimônios do centro histórico branco de Sucre aos mercados de rua em La Paz, dos desertos e vulcões do altiplano à vastidão do Salar de Uyuni. Das lagunas de variadas colorações ao sagrado Titicaca que banha a Isla del Sol em azul profundo. As imagens buscam revelar os contrastes da beleza das paisagens naturais e da cultura pulsante desse país marcado por texturas, tecidos, cores, costumes e tradições andinas.
As fotografias, reunidas aqui como fragmentos, propõem uma escuta sensível da magia de um território onde o tempo parece operar em camadas mais lentas, densas e espirituais. Buscando retratar os saberes e a força do Estado Plurinacional da Bolívia, um país que transforma quem o percorre e que permanece vibrando na memória muito depois do retorno.
Tayná Fröhlich (RS)
Tayná Fröhlich é arquiteta, formada pela Unisinos em 2024, e se aventura na fotografia como um campo de experimentação sensível desde 2011. Embora sua prática atualmente seja um hobby, vê a fotografia como um modo de se relacionar com o mundo através do olhar, da observação e da escuta.
Seu interesse se volta aos atravessamentos entre corpo, paisagem e cultura, registrando com atenção os detalhes do cotidiano e as atmosferas que habitam os lugares por onde passa. A fotografia, para ela, funciona como um gesto de conexão com o outro, com a natureza e consigo mesma.
Na exposição Horizontes Andinos, a artista compartilha fragmentos de uma travessia pela Bolívia, trazendo imagens que refletem uma aproximação com o território: seus contrastes, espiritualidade, cores e sabores andinos.
Para conferir o vídeo da artista, clique aqui.
Instagram: @taynafrol