"150 anos da Imigração Italiana"
de Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul (RS)
"150 anos da Imigração Italiana"
de Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul (RS)
"150 anos da imigração italiana"
Em alusão aos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, comemorados neste ano de 2025, o Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul – CFCX promove a partir do dia 07 de agosto uma exposição fotográfica com imagens capturadas por seus associados e que evocam a relevância das origens italianas nas tradições, religiosidade, culinária e demais aspectos da cultura da Caxias do Sul contemporânea. A mostra fotográfica é composta de cerca de 50 fotografias e estará aberta para a visitação da comunidade na Casa da Cultura de Caxias do Sul durante o mês de agosto.
Essas fotografias que integram a exposição foram escolhidas por meio de curadoria entre os associados e retratam uma pequena parte do que somos hoje, enquanto caxienses. São imagens que traduzem em visualidade a memória viva de um povo heroico que trabalhou duro e semeou a cultura italiana nesta terra, entregando novos significados ao seu povo e aos herdeiros que aqui nasceram. As fotografias são um tributo à imigração italiana, bem como a todos os cidadãos caxienses – sejam estes nascidos nesta terra ou àqueles que, por múltiplas escolhas, adotaram esta cidade para chamá-la de “lar”.
Fundado em 1980 e prestes a completar 45 anos de atividades, o CFCX é conhecido pela promoção e pelo fomento de ações artísticas, educativas e de qualificação das fotografias que valorizem a história do município de Caxias do Sul. Ademais, o CFCX é reconhecido através da Lei Municipal nº 3.288, de 1988, como Entidade de Utilidade Pública.
Confira a seguir os associados que têm fotografias na exposição: Adilson Rosa, Adriano Soldatelli, Afonso Cesa, Annemarie Brugger, Basílio Marchetto, Carla Tessari, Celso Tissot, Gonçalo Cassini Peter, Letícia dos Santos Pereira, Luciana Rizzon, Luciane Mari Pavan, Luis Barp, Marcia Marchetto, Matteo Marchetto, Marilise Cesa, Marina Strapasson, Milagros Goñi, Javier Paquito Herrera, Roberto Fillippini, Rodrigo Rossi e Silvana Moreira.
EXPOSIÇÃO TAMBÉM NO FORMATO PRESENCIAL
Essa exposição pode ser conferida, também, de maneira presencial na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim do dia 07 de agosto até dia 29 de agosto, ou, acesse a visita virtual clicando aqui.