"REIS DAS CANDEIAS"
de OJÚ OBÁ KARIRI (MG)
"REIS DAS CANDEIAS"
de OJÚ OBÁ KARIRI (MG)
A Candeia que Guia
A Guia da Candeia
A Luz Entre Nós
Brincai-vos
Candeia da Fertilidade
Cangaceira Alumeira
Dança de São Gonçalo
Elas Candeias
Eles Alumeia
Erês
Lamparina doSertão
Luz Que Nos Recicla
Mateu Furta-cor
Nossa Luz
O Mistério Dela
O Mistério Delas
Ora lê lê, Candeia
Ouvi Tua Luz
Rainha de Reis
Também Sou Teu Povo
"REIS DAS CANDEIAS"
A Festa das Candeias, também conhecida como Romaria de Nossa Senhora das Candeias, é uma celebração popular e religiosa realizada anualmente em Juazeiro do Norte, na região do Kariri, Sul do Ceará. A festividade acontece no início de fevereiro e é uma das maiores romarias da região. Nesse período, pessoas oriundas de várias partes do Brasil brotam com sua fé e devoção, alumiadas pela tradição que já é secular. Isso mesmo, “alumiadas” pelas candeias - velas - que simbolizam a devoção do povo em Nossa Senhora das Candeias. A tradição é puxada pelas sonoridades singulares daquela região como Maneiro-Pau, Lapinhas, Bacamarteiros, Dança de São Gonçalo, Bandas Cabaçais, Reisados e muito mais.
Ojú Obá, Olhos do Rei (em yorubá) é o artista, mas também a definição dos sentimentos que fundam a narrativa do existir desse Kaririense que, mesmo morando no sudeste do Brasil, sempre está retornando às expressões, sonoridades e colorações de suas raízes.
Viva a Luz que mais Alumeia!!!
OJÚ OBÁ KARIRI (MG)
OJÚ OBÁ KARIRI é descendente dos povos africanos e originários Kariris, localizados no sul do Ceará, mas radicado em Belo Horizonte/MG há quase uma década. O artista nasceu no seio das tradições de Terreiros e outras expressões culturais que narram as matrizes civilizacionais da região do Kariri. Como fotógrafo, Ojú Obá tem sentido o mundo pelas grafias Bantus de Minas Gerais e do Ceará. Suas obras são sopros das experiências vividas em comunidades onde a fé, o canto, a dança e a festividade motivam a crença no existir pelo dia de hoje, diante do que se herdou e na firmeza do que há de vir. Ojú é Kilombola da Comunidade kilombo Erês - Mensageiras dos Ventos, percussionista da Cia Erês – Mensageiras dos Ventos, da Comunidade de Tradição Negra Samba de Coco – Coquistas de Tia, e do Grupo Preto-Musical Os Mavambos. É membro da Zeladora de Audioviusal Butukas de Erês e fotógrafo do Inventário Participativo das Expressões Negras do Bairro Concórdia (Belo Horizonte) - Diretoria de Patrimônio da Prefeitura de Belo Horizonte. Em 2024, teve sua primeira exposição fotográfica aprovada na Virada Cultural/Belo Horizonte.
Para conferir o vídeo do artista, clique aqui.
Instagram: @ojuobakariri