"MAKA"
de MK (RJ)
"MAKA"
de MK (RJ)
APESHIT
X
VERDADEIRO CADEIRAÇO
FOME E RETROCESSO
APESHIT 2
NA SUA MESA
HAHAHAHA
NÃO VAI ENTRAR.
"MAKA"
MAKA, palavra de origem kimbundu que significa “discórdia, conflito ou um problema delicado”. Ao mesmo tempo, ela carrega um jogo de palavras que dialoga com o próprio nome do artista, refletindo as tensões que atravessam minha vivência e minha criação.
Na série fotográfica, MK lança um olhar sensível e crítico sobre os conflitos vividos por estudantes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), que, em meio à negligência institucional, ocuparam prédios e organizaram manifestações. Esses atos de resistência foram uma resposta à decisão covarde de cortar auxílios fundamentais durante o período de férias, expondo a vulnerabilidade e as adversidades enfrentadas por esses jovens negros e periféricos.
Mais do que um registro documental, esse projeto se apresenta como forma de denúncia e reflexão. Ele evidencia as desigualdades estruturais que atravessam o acesso e a permanência no ensino superior público no Brasil, ao mesmo tempo em que celebra a força, a coragem e a determinação de quem luta incansavelmente para conquistar e preservar seus direitos.
MAKA convida o público a enxergar, sentir e se engajar com uma realidade marcada por desafios — mas também pela esperança e pelo poder transformador da resistência coletiva.
MK (RJ)
MK é artista visual, negro, periférico e cria do Rio de Janeiro. Estudante de Artes Visuais na UERJ, desenvolve sua produção a partir de uma escuta sensível das realidades que o cercam, especialmente as vivências da população negra em seus múltiplos cotidianos. Atua principalmente com a fotografia, sua linguagem de maior expressão.
Sua obra está profundamente comprometida com questões raciais e sociais, refletindo sobre presenças e ausências, violências e invisibilidades, mas também sobre os afetos, potências e resistências que atravessam os corpos e territórios negros. MK entende a arte como um ato político e sensível, um gesto de permanência e afeto, que afirma identidades, conta histórias silenciadas e cria novas possibilidades de existência.
Para conferir o vídeo do artista, clique aqui.
Instagram: @makalatria