"Abalou Seu Povo"
de Marcio RM (RJ)
"Abalou Seu Povo"
de Marcio RM (RJ)
"Abalou Seu Povo"
Dentro da cultura brasileira as festas populares vêm conseguindo ter o reconhecimento pela sua importância como bens imateriais do Brasil, mostrando a história do nosso povo e do nosso país.
As festas se repetem anualmente, seguindo um ritual constituído por um valioso conjunto de detalhes que a memória popular mantém vivo, invadindo as cidades com suas cores e alegrias, na poesia destas celebrações da fé.
Aparecida (SP) é conhecida nacionalmente pela festa de Nossa Senhora da Aparecida.
A cidade também é palco da festa de São Benedito, que é o maior encontro de congadas no Brasil e uma das mais tradicionais festas populares do estado de São Paulo, recebendo em torno de 100 congadas de diferentes estados do país.
Elas encantam com as suas cores e cantorias, sendo que a sua pluralidade cultural representa perfeitamente a rica diversidade brasileira, mostrando a beleza da nossa cultura popular.
O nome do projeto vem do primeiro verso de uma cantiga de congo, habitualmente usada pelos devotos de São Benedito para reverenciar Jesus.
Apesar de ter fotografado esta festa em diferentes anos, o ensaio enviado contém somente imagens feitas no ano de 2012.
Esta exposição tem 15 fotografias coloridas, feitas com equipamento digital.
Marcio RM (RJ)
Fotógrafo profissional desde 1982, tem fotos veiculadas nas principais publicações brasileiras e trabalhou para as revistas Isto É, Veja e Continente e os jornais O Estado de São Paulo, Gazeta Mercantil, Correio Braziliense e Folha de São Paulo, além de empresas como a Petrobras. Vem há vários anos se dedicando a elaboração e execução de projetos documentais, tendo participado de mais de 120 exposições, entre individuais e coletivas pelo Brasil e no exterior (Japão, Qatar e Portugal). As exposições individuais foram realizadas nas cidades do Rio de Janeiro, Niterói, Cabo Frio, Paraty, Rio das Ostras, Duque de Caxias, Três Rios, São João de Meriti, Nova Iguaçu, São Gonçalo, Teresópolis, Petrópolis (RJ), Belém(PA), São Paulo, Guaratinguetá e Aparecida(SP), Porto Alegre(RS), São Luís(MA), Brasília(DF), Aracaju(SE), Tiradentes, Viçosa e Juiz de Fora (MG), Fortaleza(CE), São Félix e Salvador(BA). Desenvolve o Recorte Popular, um mapeamento de festas populares pelo Brasil. Documentou momentos marcantes da história da cidade do Rio de Janeiro, como o Comício das Diretas na Candelária em abril de 1984. Imagens deste importante ato foram utilizadas em publicações e filmes, como Tancredo, a Travessia (direção Silvio Tendler). 41 fotografias suas foram adquiridas pelo colecionador Gilberto Chateaubriand (dono da maior coleção de arte privada do país, em comodato com o MAM Rio desde 1993) para integrar o seu acervo da arte brasileira. Idealizou e realizou 3 edições do JF em Foco – Festival de Fotografia de Juiz de Fora (2007,2009 e 2010), nas quais também foi responsável pela curadoria das exposições (16 em cada edição). Fez outras curadorias, entre as quais se destaca o XV Prêmio Marc Ferrez de Fotografia 2015, edital da Funarte que é uma das principais premiações no país, no qual representou a região sudeste do Brasil no júri de seleção. Já publicou matérias com textos em diferentes revistas, incluindo a Fotografe Melhor (principal revista de fotografia no Brasil) e a revista Continente (publicação sobre cultura brasileira editada em Pernambuco).
Para conferir o vídeo do artista, clique aqui.
Instagram: @marciormrio