"Paisagem e Arte Rupestre na Serra do Cabral"
de Altiere Leal (MG)
"Paisagem e Arte Rupestre na Serra do Cabral"
de Altiere Leal (MG)
Vereda
Sempre-viva (Paepalanthus chiquitensis)
Afloramento rochoso na Cabeceira do Guará
Pintura rupestre I
Pintura rupestre II
Pintura rupestre III
Pintura rupestre IV
Pintura rupestre V
Pintura rupestre VI
Pintura rupestre VII
Pintura rupestre VIII
Pintura rupestre IX
Estrada da APA Serra do Cabral
Exploração humana
Terra ameaçada
"Paisagem e Arte Rupestre na Serra do Cabral"
A série fotográfica “Paisagem e Arte Rupestre na Serra do Cabral” lança um olhar sobre os registros deixados pelos povos pré-cabralinos nos sítios arqueológicos desta região em Minas Gerais. Mais do que documentar, propõe uma reflexão sobre os impactos da ação humana nesse patrimônio arqueológico e na paisagem natural no seu entorno.
Fruto de uma expedição realizada pelo fotógrafo Altiere Leal em setembro de 2023, a série mostra alguns vestígios arqueológicos no afloramento rochoso na Cabeceira do Guará, dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra do Cabral, no município de Lassance.
Embora inserida em uma unidade de conservação, a região convive com um cenário de intensa exploração com queimadas, monoculturas voltadas para a extração de madeira, cafeicultura e o constante tráfego de veículos pesados cruzando as estradas de terra.
Ao evidenciar esse patrimônio ainda pouco documentado na região, a série convida o público a conhecer e deixa um alerta: é urgente preservar esses vestígios pré-históricos da passagem humana que atravessaram milhares de anos, e que agora correm risco com o rápido avanço da devastação imposta pelo atual modelo de exploração territorial no Brasil.
Altiere Leal (MG)
Altiere Leal é realizador audiovisual e fotógrafo, natural de Minas Gerais. É formado em Cinema e Audiovisual, e em Artes e Design pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Ao longo de sua trajetória, participou de exposições, como a projeção fotográfica coletiva “Novas Ecologias”, durante o 14º Festival de Fotografia de Tiradentes (2025). Atuou na curadoria da exposição individual “Entre Olhares” (2013), de Alessandra Assis, em Lassance/MG, e integrou a exposição coletiva “FOTO 12” (2012), promovida pela Fundação Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), em Juiz de Fora/MG.
Entre junho e julho de 2025, estará com um trabalho fotográfico durante a 15ª CHAMA – Mostra da Escola de Artes Visuais da Fundação Clóvis Salgado (FCS), no Palácio das Artes, em Belo Horizonte/MG.
Sua produção audiovisual é voltada para o documentarismo. Dirigiu, fotografou e montou o curta-metragem “Uma pausa para um causo e outra pro café” (2015), exibido na 19ª Mostra de Cinema de Tiradentes, e em outros festivais de cinema.
Para conferir o vídeo do artista, clique aqui.
Instagram: @alegoriando