1ª EDIÇÃO - EDUCADORES E EDUCADORAS QUE INSPIRAM!
1ª EDIÇÃO - EDUCADORES E EDUCADORAS QUE INSPIRAM!
A homenageada desta edição é a professora e escritora
Maria Lúcia Vinha!
Possui Pós Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, (2012), Doutorado em Educação com Área de Concentração no Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade de São Paulo, USP, (2007) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, (1993). Ocupou a função de Professor Adjunto da Universidade Estadual do Norte do Paraná na cidade de Jacarezinho como docente no Curso de Pedagogia em disciplinas de Didática e de Metodologia do Ensino de Ciências e de Matemática. Foi líder do Grupo de Pesquisa "Criatividade e ludicidade". Tem experiência na área de Educação, com formação inicial de Técnico em Magistério e Graduações em Ciências (Habilitações em Matemática e Biologia) e em Pedagogia. Atuou por vários anos na Educação Básica, como alfabetizadora em classes multisseriadas na zona rural e nas primeiras séries do ensino fundamental. Além disso, atuou como professora de Matemática e de Ciências no ensino fundamental e em Orientação Educacional na educação básica. Atuou como Integrante da Equipe de Educação e Coordenadora de Biologia no Núcleo Regional de Educação de Jacarezinho, Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Atuou como Coordenadora de Área no Subprojeto do PIBID "Educação Infantil". Tem experiência docente no Programa de Formação de Professores PDE e em orientação de trabalhos de pesquisa e de intervenção nesse Programa. A ênfase de seus estudos é na área da Educação, especificamente na área da Didática com foco nas metodologias embasadas em princípios democráticos, críticos e criativos. Atua na área de literatura infantojuvenil.
RECADO DA HOMENAGEADA
Olá, sou Maria Lúcia Vinha.
Nasci em Jacarezinho, Paraná, Brasil, onde resido e onde trabalhei como professora da educação básica e do ensino superior até o final de 2018 quando me aposentei.
A partir disso, iniciei uma outra forma de mediação educativa através da produção de literatura infantojuvenil, o que tem possibilitado o contato com leitores, principalmente professores e estudantes.
Assim, estabelecemos uma bela relação de aprendizagens, de diálogos e de enriquecimento cultural.