Livro de resumos

Plenária I

ABORDAGENS CRÍTICAS NA LITERATURA PORTUGUESA CONTEMPORÂNEA

Perspetivas e desafios

Ricardo RATO RODRIGUES

Universidade Jagelônica, PL

RESUMO

Esta comunicação visa apresentar um panorama geral da crítica literária portuguesa atual, focando-se nas diferentes perspetivas académicas que têm vindo a ser desenvolvidas nos últimos anos. A comunicação apresentará os principais temas e autores do alvo crítico académico, explorando potenciais problemas para futuros (e atuais) pesquisadores, bem como áreas em desenvolvimento e potenciais desafios científicos para o futuro.

Painel I – Literatura e Cultura

O CONCEITO DA(S) MASCULINIDADE(S) SOB A ÓTICA DO ROMANCE DE GONÇALO M. TAVARES

Aprender a Rezar na Era da Técnica

Dagmara ŚLAZYK

Universidade Jagelônica, PL

RESUMO

O romance de Gonçalo M. Tavares, Aprender a Rezar na Era da Técnica, constitui um material muito interessante, rico, ou até, emblemático, no que diz respeito às análises, extração de conclusões, tendências e outras observações acerca do tema da masculinidade. Ao mesmo tempo, isso não significa que o autor faz uma clara tentativa de definir completamente todo o conceito da masculinidade, é uma das possíveis imagens que podemos sublinhar e debater através da história apresentada no livro. Adicionalmente, podemos acrescentar do que se tratam Men’s Studies, graças ao artigo de Krzysztof Kłosiński, "De (re)konstrukcja męskości"- como esses estudos funcionam nas ciências humanas e na cultura social. Também, aparecerão explicações do termo masculinidade, como verbetes provenientes dos vários dicionários.

Lenz Buchmann, o protagonista, é uma figura bem complexa e um caso peculiar, essa personalidade desperta o interesse, sem dúvida, de cada leitor- é possível ver a influência da profissão desempenhada, a questão do pai visto como grande mentor (frases e conselhos de Friedrich Buchmann que se repetem durante toda a narrativa), processos mentais que Lenz faz na sua cabeça, traços psicológicos, desejo de dominar todas as esferas da vida, não só as suas, mas também dos outros (entrada no Partido, louco Rafa, Julia Liegnitz etc.), reflexões sobre morte e Deus, momento de fraqueza e outros episódios relevantes.

O meu objetivo é mostrar como a entidade humana, neste caso diretamente do masculino, pode ser extremamente complexa, com múltiplas facetas, quais emoções condicionam certos comportamentos, quais pensamentos desenvolve e guarda na sua mente, qual tipo de decisões toma e quais consequências podemos esperar. Tudo, com base numa pessoa só. O que é mais, após a apresentação, gostaria de iniciar uma discussão construtiva para ouvir a opinião dos outros partcipinantes do evento e pedir por comentários, diferentes pontos de vista desse assunto, novas propostas, crítica etc.

Queria também realçar que este tema é bastante difícil, o que equivale a um grande desafio para mim. Por esta razão escolhi tal matéria para investigar no meu mestrado, porque achei-a exigente, mas digna de nota quanto à tese académica.

Por causa da densidade do livro (=riqueza dos aspetos para analisar) e do curto tempo de 10 minutos para falar, vou reduzir a minha apresentação ao conteúdo do romance, ao artigo mencionado acima e às explicações do próprio termo nos dicionários internacionais.

Palavras-chave: Masculinidade; Masculino; Literatura; Lenz Buchmann; Psicologia.

REALIDADE PORTUGUESA TRADUZIDA PARA O PÚBLICO POLONÊS

Uma análise do livro „Samotność Portugalczyka”

Zuzanna FRANASZEK

Universidade de Varsóvia, PL

RESUMO

A tradução dos elementos culturais é uma tarefa muito difícil no processo tardutológico. Existem diferentes técnicas de tradução que exploram estes aspetos. Nesta comunicação, vamos analisar a tradução da realidade, em particular da realidade portuguesa presente no livro „Samotność Portugalczyka” de Iza Klementowska, a partir das técnicas de tradução dos elementos e conceitos culturais de Magdalena Horodecka (2012). O alvo de interesse é analisar a passagem cultural e apontar as técnicas usadas sob a exatidão do sentido e da percepção pelo público polonês.

Palavras-chave: Tradução; Literatura; Cultura.

REFLEXO DA EXPERIÊNCIA DOS MIGRANTES POLACOS EM PORTUGAL DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL EM RELATOS ESCRITOS E TEXTOS LITERÁRIOS

Justyna HAFTKA

Universidade Jagelônica, PL

RESUMO

A apresentação terá como objetivo analisar o reflexo da experiência dos migrantes polacos que em circunstâncias diversas passaram por Portugal durante a Segunda Guerra Mundial, contido nos seus relatos escritos e na obra literária, nomeadamente de Joaquim Paço d’Arcos. Após mostrarmos brevemente o contexto histórico de encontro repentino de milhares de polacos com Portugal naquele tempo, passaremos a estudar vários fragmentos de relatos e obras literárias escolhidas a fim de averiguarmos qual importância tinha o trânsito ou estadia naquele país nas suas vidas e como a descreveram: normalmente era temporal, porém crucial para o seu caminho ou luta ulterior. Finalmente, tentaremos chegar às conclusões sobre a imagem da guerra e de sentimentos pessoais expressos em textos analisados, que muitas vezes são uma mistura de dor e esperança, inscrevendo-se nesses termos numa tendência universal.

Palavras-chave: Polacos; Portugal; Literatura.

MARCOS DA CULTURA AFRICANA PRESENTES NO ROMANCE DE ALBERTO MUSSA O TRONO DA RAINHA JINGA

Alicja JANCELEWICZ

Universidade de Varsóvia/Universidade de Lisboa, PL

RESUMO

O objetivo deste trabalho é analisar o romance de autor brasileiro contemporâneo Alberto Mussa «O trono da Rainha Jinga» e tentar de destacar os marcos, momentos e outros aspetos da cultura, ou seja, das culturas africanas presentes neste romance. A identificação destes elementos está feita através das informações na obra da referência que neste caso, é o filme documentário Atlântico negro: na rota dos orixás (1998) de Renato Barbier. Os resultados esperados desta pesquisa foram ver como é que os marcos das culturas africanas foram presentes na sociedade da colónia brasileira no século XVII e como participaram na formação da cultura e sociedade brasileira de hoje. Os marcos identificados foram: mitos, linguagem, rituais e/ou costumes e comportamento. As heranças das culturas dos povos levados para o Brasil da África parecem ser vivas ainda hoje em dia. O estudo não cobriu outras matrizes culturais que participaram na formação da cultura brasileira.

Palavras-chave: Cultura africana; Literatura brasileira; Romance brasileiro; Formação da cultura brasileira.

Plenária II

TEXTOS DE ÉPOCAS CLÁSSICAS

Investigação e abordagens interdisciplinares

Anna DZIAŁAK-SZUBIŃSKA

Universidade de Varsóvia, PL

RESUMO

Quais os tratamentos dados aos textos de épocas clássicas? Quais abordagens e instrumentos? Quais desafios perante um jovem (e não só) investigador? Na tentativa de introduzir o tema no âmbito do evento, na presente comunicação vou responder a estas e outras perguntas, apresentando os objetos e os objetivos de investigação no âmbito dos textos de épocas clássicas. Promover-se-á uma aproximação que concilia várias áreas de conhecimento, nomeadamente a crítica literária, a história e outras junto com uma instrumentária variada e interdisciplinar.

Palavras-chave: Estudos literários; Abordagens interdisciplinares; Textos clássicos.

Painel II – Linguística e Literatura

THEATRO RERUM NATURALIUM BRASILIAE

Visões europeias sobre o escravismo africano na ocupação holandesa do Brasil (1630-1654)

Carolina MONTEIRO

Universidade de Leiden, PB

RESUMO

Visando obter os lucros apresentados pela indústria açucareira implementada pelos portugueses desde o século XVI no Brasil, os holandeses invadiram e colonizaram parte do nordeste brasileiro de 1630 a 1654, território comumente conhecido como Brasil Holandês. Ao ser designado governador desta colônia holandesa pela Companhia das Índias Ocidentais em 1636, Maurício de Nassau (1604-1679) decidiu criar uma comitiva científica e artística para acompanhar-lhe em sua estadia no ‘Novo Mundo’. Desta ‘corte intelectual’ surgiu uma grande produção literária e iconográfica sobre o período em questão, inclusive rara documentação sobre os agentes que sustentavam a base deste sistema colonial: as pessoas escravizadas de origem africana. Tal legado visual e documental hoje encontra-se espalhado por diferentes coleções ao redor do mundo. Descoberto em 1972 na Biblioteca Jaguelônica em Varsóvia, parte deste material classificado como Theatro Rerum Naturalium Brasiliae, apresenta, entre ilustrações da fauna e flora do Brasil seiscentista, uma série de representações etnográficas, até então pouco estudadas por pesquisadores debruçados na história do Brasil Holandês. Em que medida seria possível traçar apontamentos sobre uma certa visão europeia acerca da escravização de pessoas no continente americano no século XVII a partir da análise destas fontes visuais e suas reproduções na contemporaneidade?

Palavras-chave: Colonialismo, Escravismo, Brasil holandês.

MÚSICA POPULAR BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA (2010-2019)

A negritude em análise

Adam FILONIK

Universidade de Varsóvia, PL

RESUMO

Neste trabalho discorre-se sobre a Negritude na música popular brasileira contemporânea, 2010-2019. Neste sentido, primeiramente, constituiu-se um corpus de músicas de intérpretes como Elza Soares, Xênia França, Rincon Sapiência, entre outros, mostrando a pluralidade dos temas e dos recursos estéticos ligados à cultura negra brasileira. Como apostes teóricos, buscou-se fazer referência às ideias do livro Negritude - Usos e sentidos de Kabengele Munanga (2015), entre outros. Por fim, apresenta-se considerações sobre o tema, como parte de uma pesquisa em andamento a nível de mestrado.

Palavras-chave: Música popular; Música brasileira; Negritude.

TRADUZINDO CULTURA, TRADUZINDO HISTÓRIA

As dificuldades enfrentadas na tradução de Przedwiośnie

Julian KONOPELSKI

Universidade de Varsóvia, PL

RESUMO

A comunicação consistirá em abordar as dificuldades do processo tardutológico utilizando Przedwiośnie, um dos romances que fazem parte do cânone literário polonês, como objeto de referência e material de pesquisa. Partindo de dificuldades iniciais, como a distância entre as duas sociedades, estabeleceremos os obstáculos universais, ou seja, aqueles que ultrapassam qualquer obra e não estão diretamente relacionadas com ela. Logo, o foco mudará para as quatro maiores complicações na hora de traduzir o romance: o tempo, a localização, a polifonia, a cultura e a história. Analisando as particularidades de cada caso, discutiremos sobre as possíveis soluções que nos proporcionam obras de teóricos como Nida, Newmark, Aubert e Pêcheux.

VARIAÇÕES LEXICAIS EM FOCO

Análise de trechos selecionados de ‘Escrava Isaura’ em polonês

Julia KROLOPP

Universidade de Varsóvia, PL

RESUMO

A Escrava Isaura de Bernardo Guimarães foi traduzida duas vezes na Polônia no século XIX com cinco anos de diferença entre a primeira e a segunda tradução. Neste trabalho nos propomos analisar variações lexicais de trechos selecionados da obra e as notas de rodapé adicionadas pelos tradutores, a fim de compreender como pode a informação do texto original ser mudada e transmitida para a língua-alvo, neste caso o polonês. Para tanto, recorremos aos estudos realizados por autores de área da tradução. Por fim, esperamos compreender as escolhas tradutológicas examinadas.

Palavras-chave: Escrava Isaura; Processos de tradução; Escolhas lexicais.

Plenária III

HISTÓRIA DO POVO DA AMÉRICA LATINA

Uma introdução crítica

Tomasz RUDOWSKI

Universidade Vístula e Universidade de Varsóvia, PL

RESUMO

A historiografia convencional de hoje enfoca a história política e o passado da elite, marginalizando a história social e a experiência das classes populares. Isso tem consequências não apenas para a imagem da história, que contribui para o conhecimento, consciência e o imaginário simbólico das sociedades latino-americanas. A memória coletiva e a consciência histórica desempenham um papel enorme na formação do presente. Precisamos, portanto, de uma reconstrução da história e do papel histórico ativo das classes subordinadas e dos grupos excluídos e discriminados (escravos, classes trabalhadoras, condenados, mulheres, crianças e idosos, mas também "minorias" grupos étnicos, povos indígenas, comunidade LGBT e outras minorias). O objetivo do discurso é responder à pergunta: o que é história do povo - como e por que escrever a história daqueles que foram recusados no passado? A questão de como escrever a história do povo tem sido uma questão importante presente em muitas disciplinas científicas há várias décadas. Gostaria de representar as ideias, estratégias, práticas dessa pesquisa.

Palavras-chave: História do povo; História vista de baixo; América Latina.

Painel III – Educação, Linguística e História

ENSINO DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS NO BRASIL

Indiamaris PEREIRA

Universidade do Vale do Itajaí

Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

RESUMO

Apresenta-se os resultados de uma pesquisa bibliográfica que objetivou descrever as tendências na produção científica brasileira sobre ensino de português como segunda língua na educação de surdos. Os resultados apontam que o bilinguismo é um tema que vem sendo explorado na atualidade das pesquisas sobre educação de surdos no Brasil, bem como evidenciou o crescente interesse da comunidade internacional pelo processo de alfabetização e letramento na educação de surdos. Pelas análises aferiu-se que o bilinguismo é o nó que conecta as pesquisas resgatas por este estudo. Conclui-se que novas formas de ensino de português como segunda língua, na educação de surdos, atreladas a novas tecnologias digitais é uma lacuna a ser explorada em pesquisas futuras.

Palavras-chave: Bilinguismo; Libras; Português.

VOLUNTARIADO JOVEM

Relato de experiência

Julia LASECKA, Weronika KRYCZKA

Universidade de Varsóvia, PL

RESUMO

Sabe-se que a mobilidade jovem ou estudantil é uma atividade antiga que se aprimora no decorrer dos tempos e intensificou-se com a globalização. Este trabalho, apresenta uma experiência de mobilidade realizada no Brasil no ano de 2019e tem como objetivo refletir sobre as potencialidades e possibilidades desta atividade na emancipação do jovem enquanto indivíduo participante de uma sociedade conectada. Para tanto, recorre-se aos estudos de alguns teóricos do tema aliados às reflexões das autoras-participantes deste trabalho. Em considerações conclusivas, aponta-se que o voluntariado possibilidade de conhecer uma nova cultura e tem um impacto no desenvolvimento pessoal e interpessoal dos sujeitos envolvidos.

Palavras-chave: Voluntariado jovem; Emancipação social; Mobilidade jovem.

AS POLÍTICAS DE MIGRAÇÃO NA COREIA DO SUL E NO BRASIL ENTRE OS ANOS DE 2013-2017

Kiok KIM

Universidade de Varsóvia, PL



RESUMO

Esta dissertação tem como objetivo comparar sobre a política de migração na República da Coreia e na República Federativa do Brasil, considerado a recente mudança na legislação dos países, em particular sobre os refugiados. Para tanto, faremos um percurso histórico sobre a questão da migração na Ásia, em especial na “terra silenciosa”. Esta reflexão tem uma abordagem qualitativa, tendo como procedimento uma análise documental e interpretativa da legislação coreana e brasileira sobre refugiados, buscando apostes teóricos de estudiosos do tema. Por fim, esperamos desenvolver uma política migratória avançada e contribuir para estudos futuros sobre o tema.

Palavras-chave: Migração, Refugiados, Política de migração, República da Coreia, República Federativa do Brasil


Plenária IV

FUTRICANDO COM OS GATOS

A pesquisa em Ciências Humanas

Alcione NAWROSKI

Universidade de Varsóvia

Universidade Federal de Santa Catarina, BR

RESUMO

O trabalho consistirá em dois momentos que visam elucidar o processo da pesquisa nas ciências humanas. Na primeira parte, iremos partir do conceito de “estrutura de sentimento” do historiador literário galês Raymond Williams (1979) e dialogar com a obra, “O grande massacre dos gatos” do nova-iorquino Robert Darnton publicada pela primeira em 1984. A obra trata sobretudo da história das mentalidades – abrangendo temas como o folclore do campesinato francês à sensibilidade romântica de Jean Jacques Rousseau. No segundo momento, retomaremos os conceitos elucidados para relacionar com a diáspora polonesa no Brasil e identificar que mentalidades perpassam a história e contribuem para a formação cultural de um povo, a qual nomeamos de uma cultura emergente. O trabalho parte da investigação de “comunidades virtuais” e, portanto, adota a “etnografia virtual” como metodologia de pesquisa, aquelas que nas palavras de Hine é entendida como “um lugar, um ciberespaço, onde a cultura é constituída e reconstituída” (2000, p. 9). Em sendo assim, alcançamos alguns resultados quando num período de aproximadamente 100 anos, percebemos que o velho e o novo se cruzam, ou melhor, tomando emprestado as palavras de William (1979), a cultura residual se transforma por meio da interação On-line numa cultura emergente.

Palavras-chave: Diáspora polonesa; Cultura, Pesquisa, Ciências Humanas.

Painel IV – Linguística, Literatura e Educação

ESCRITORAS NEGRAS PROTAGONISTAS NA LITERATURA BRASILEIRA

Flávia Pontes ESPINDOLA

Erasmus Mundus Master Programme Crossways in Cultural Narratives Universidade de Sheffield, UK

RESUMO

A pesquisadora de Universidade de Brasília, Regina Dalcastagnè, em seu artigo entre silêncios e estereótipos: relações raciais na literatura brasileira contemporânea destaca a ausência da população negra em espaço de poder e logo na produção de discurso. No caso da literatura contemporânea brasileira, a autora sugere uma segunda ausência: o tema racismo. Segundo a pesquisa feita pelo IBGE, a população negra compõe 53% da população brasileira, contudo, no período de 2004 a 2014, apenas 2,5% dos autores publicados eram negros. No mesmo espaço de tempo, apenas 6,9% dos personagens retratados nos romances eram negros, e 4,5% eram protagonistas da história. Os dados fazem parte do artigo da professora Regina Dalcastagnè.

Entretanto, a quantidade de livros vendidos e publicados nas últimas edições das duas feiras mais importantes do país, a FLIP, Festa Literária de Paraty, de 2018 e 2019 e da FLUP, Festa Literária da Periferia nos apresentam um possível cambio de narrativa na literatura brasileira, ou seja, o aumento de autoras negras no mercado editorial. Como o exemplo da lista dos livros mais vendidos da 17 edição da Festa Literária de Paraty, em que dentre os 5 autores, 4 eram negros, como a autora Giovanna Xavier e Djamila Ribeiro. E também o caso da autora Conceição Evaristo, vencedora do prêmio Jabuti de 2015. Este trabalho procura analisar as mudanças do protagonismo de escritoras negras no mercado editorial, como a circulação de ideias, impactos sociais, e um possível "soft power" com a produção de bens de consumo.

Palavras-chave: Literatura brasileira; Racismo; Estudos culturais.

EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS DO SUL DE PORTUGAL

Tatiana AZEVEDO

Universidade do Algarve, PT

RESUMO

O português é a quinta língua mais falada no mundo. Este idioma com duas variedades já consolidadas, o português europeu e o português brasileiro, tem nas expressões idiomáticas características singulares que permitem, mesmo dentro de um país, uma multiplicidade de sentidos. Neste sentido, este trabalho em tem como objetivo apresentar alguns exemplos de expressões idiomáticas faladas por Algarvios (nome dado aos habitantes que vivem no sul de Portugal, Algarve.). O corpus é constituído por exemplos retirados em contexto de interação online de redes sociais e serão analisados à luz dos estudos teóricos sobre fraseologia e análise do discurso.

No fim deste trabalho, pretendo dar a conhecer não só mais acerca da cultura portuguesa, em particular, da região do Algarve, mas também demonstrar como um País tão pequeno como Portugal, pode ser tão rico linguisticamente.

Palavras-chave: Expressões idiomáticas; Diversidade linguística; Português Europeu.


A DIMENSÃO PLURICÊNTRICA DA LÍNGUA PORTUGUESA

A arte literária na didática de PLNM

Maria Isabel Cipriano MACHADO

Universidade Nova de Lisboa

RESUMO

Perante um contexto de heterogeneidade cultural, e assumindo uma perspetiva pluricêntrica da língua portuguesa, a obra literária poderá despertar uma dialética entre literatura, língua e cultura. O trabalho realizado enquadra-se na área de investigação referente ao ensino de culturas e literaturas de língua portuguesa, em contexto de Português como Língua Não Materna. Pretendendo ser um contributo para a reflexão sobre a multiculturalidade em aula, procura-se colocar o enfoque no papel da narrativa ficcional brasileira para o desenvolvimento de uma pedagogia intercultural, tomando como exemplo a obra Iracema, de José de Alencar.

A mesma aborda não só as diferentes realidades étnicas representadas pelo elenco de personagens, como também este encontro de culturas que constitui a história do povo brasileiro.

Este trabalho tem como principais objetivos: i) refletir sobre o papel do texto literário na aquisição do PLNM e no desenvolvimento de competências interculturais; ii) compreender de que forma o caráter autêntico de um texto literário pode ser objeto de didatização; iii) verificar como este romance pode ser utilizado pedagogicamente. A bibliografia mais relevante consultada inclui: Banks (1995); Cândido (2000); Bennett e Bennett (2003); Byram, Gribkova e Starkey (2002); Conselho da Europa (2001; 2008; 2014); Grosso (2011); Krashen (1981); UNESCO (2009, 2011).

Palavras-chave: Literatura brasileira; Diversidade cultural; Competência intercultural; Ensino de línguas; Português Língua Não Materna.

O PPPLE

algumas considerações

Samuel FIGUEIRA-CARDOSO

Magdalena WALCZUK

Universidade de Varsóvia

RESUMO

Nesta comunicação temos como objetivo apresentar o Portal do Professor de Português Língua Estrangeira – PPPLE, tecendo algumas considerações sobre este recurso para o ensino de Português Língua Não Materna, em particular na Polônia, em contexto universitário. Para tal, recorremos à página institucional, para apresentar os seus recursos. No decorrer da descrição, apontaremos algumas sugestões para a utilização dos materiais em sala de aula, bem como relataremos a nossa experiência como participantes nos cursos de capacitação promovidos pelo Instituto Internacional da Língua Portuguesa, nos anos de 2017 e 2019, em Lisboa.

Palavras-chave: Ensino de língua; Capacitação docente; Portal PPPLE.