Há muito tempo atrás, no Japão, havia lutadores que gostavam de praticar suas habilidades por meio de um ato chamado tsujigiri, que envolvia testar suas espadas em vítimas inocentes. Em seu livro The Essence of Ninjutsu, Hatsumi sensei aborda uma história da época de seu próprio professor, Toshitsugu Takamatsu (1889 - 1972), que lembrava a prática do tsujigiri.
Naquele relato, um determinado sujeito aparece impedindo que trabalhadores buscassem água da fonte local, na base da montanha Maruyama. Um rufião ocupava o centro de uma ponte, na passagem para a fonte. Sempre que o trabalhador tentava dar a volta, o rufião obstruía novamente o seu caminho.... Leia aqui
Monte Mayasan, a partir da universidade de Kobe (Wikipedia)
Uma pergunta recorrente no mundo moderno é sobre a utilidade de práticas tradicionais, como as artes marciais. Teria o ninjutsu outras modalidades se tornado datadas e incompletas por não terem se atualizado de acordo com o mundo em que vivemos atualmente? Do nosso lado, muitas vezes trazemos expressões que podem ser um tanto quanto vagas, informando que as artes marciais treinam o corpo, o espírito e a mente, promovem ou autoconhecimento e o autodesenvolvimento... Leia aqui.