Coordenação: Tarsus Magnus Pinheiro
O seminário objetiva apresentar um panorama das atividades de design e desenvolvimento de serviços on-line dentro do IBGE, a partir das experiências profissionais e de pesquisa acadêmica de quatro servidores. Espera-se assim conseguir revelar como a pesquisa e o desenvolvimento de soluções de Design andam lado a lado, promovendo a importância da área como ferramenta estratégica em empresas que, como o IBGE, compreendem a disseminação eficaz de seus produtos pelos meios digitais como um diferencial estratégico fundamental.
Do SEO ao AEO: A Evolução da Descoberta de Informações na Era da Inteligência Artificial
Augusto Magalhães Pinto de Mendonça
Analista de Informações Geográficas e Estatísticas do IBGE, atuando como gerente de infraestrutura e serviços web. Com passagens pelo Serpro e órgãos municipais em cargos de gestão, é Mestre em Ciência da Computação pelo CEFET/RJ e doutorando em Computação pela UFF.
Alternativas na renderização automática de cartogramas temáticos
Luiz Paulo do Nascimento
Possui doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE-UFRJ (2025), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE-UFRJ (2011), especialização em Design de Interfaces pelo Centro Universitário Carioca (2005), graduação em Desenho Industrial - Habilitação em Programação Visual pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), e graduação em Tecnologia de Sistemas de Computação pela Universidade Federal Fluminense (2020). Atualmente atua como gerente de Editoração na Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, tutor a distância na Fundação CECIERJ - Consórcio CEDERJ, e professor substituto no IC-UFRJ.
Design de Informação. Linguagem, Discurso, Narrativa e Letramento. Teoria e prática no IBGE.
Marcos Balster Fiore Correia
Designer gráfico, bacharel em Desenho Industrial pela ESDI-UERJ (habilitações de projeto de produto e programação visual), Mestre e Doutor em Design pela PUC-Rio (linhas de Ergonomia, usabilidade e interação humano-computador e de Comunicação, cultura e artes). Também obteve aperfeiçoamento em Teoria da Arte pela Faculdade de Educação da UERJ e licenciatura especial em Artes pelo Instituto Metodista Bennett. É servidor público federal desde 1997, no cargo de tecnologista em informações geográficas e estatísticas do IBGE, onde exerce atualmente a função de gerente de assuntos educacionais.
Ler, entender e participar: uma proposta de comunicação colaborativa do IBGE com o cidadão
Helga Szpiz
Graduada em Desenho Industrial pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e em Direito pela Universidade Estácio de Sá. Mestre e doutora em Design pelo Programa de Pós-graduação em Design da UERJ (PPDESDI/UERJ), onde se aprofundou no tema design no setor público.
Desde 1997, é servidora pública do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na instituição, atuou por 20 anos como designer gráfica na Coordenação de Marketing (COMAR) e, atualmente, está lotada na Coordenação de Comunicação Social (CCS), desenvolvendo materiais multimídia para a Agência IBGE de Notícias.