Coordenação: Fernando de Oliveira Santoro
O seminário Design da Informação e de Dados na Saúde propõe um espaço de discussão sobre as melhores práticas do uso de dados para compreender e qualificar os desafios relacionados à força de trabalho em saúde.
A programação inclui um estudo de caso sobre a “Demografia e Mercado de Trabalho em Enfermagem”, que apresentará as etapas de coleta, extração, tratamento e análise das bases de dados utilizadas no projeto, destacando a importância do design da informação e seus princípios para gerar conhecimento consistente e aplicável.
Na sequência, será realizada uma mesa de debates com a participação do palestrante e convidados, além da interação com o público, ampliando a reflexão sobre como diferentes abordagens podem contribuir para interpretar e comunicar dados relevantes para a gestão da saúde.
Mario Roberto Dal Poz
Professor Titular e Diretor do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e editor-emeritus do periódico Human Resources for Health [http://www.human-resources-health.com/]. Bolsista do CNPq, Prociência/UERJ e Cientista do Nosso Estado/FAPERJ. Médico de formação e especialista em Pediatria (1975), fez o Mestrado em Medicina Social (1981) com monografia sobre "urbanização e o desenvolvimento dos serviços de saúde" e posteriormente o Doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1996) com tese sobre "as políticas de recursos humanos no Brasil". Foi Coordenador de Recursos Humanos em Saúde da Organização Mundial de Saúde, Genebra (2002-2012). Publicou extensivamente em periódicos especializados, alem de vasta produção técnica na área de recursos humanos, incluindo o desenvolvimento de software de informação e gestão, livros e capítulos de livros. Atua na área de saúde coletiva com ênfase em política, planejamento e gestão de sistemas de saúde, bem como em política, informação, pesquisa e formação em recursos humanos em saúde.
Jorge de Abreu Soares
Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela Coppe/UFRJ (2007), Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação também pela COPPE/UFRJ (2000), Especialista em Administração Universitária Federal pela FACC/UFRJ (2022), e Bacharel em Informática (atual Bacharelado em Ciência da Computação) pela UFRJ (1995). Professor titular do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - Cefet/RJ, ministrando aulas nos cursos de Mestrado em Ciência da Computação, Bacharelado em Ciência da Computação e Técnico em Informática. Atuante nas áreas de ciência e análise de dados, sistemas de bancos de dados, inteligência artificial centrada em dados (DCAI - Data-Centric Artificial Intelligence), pré-processamento de dados - com foco em complementação de dados ausentes, padrões frequentes em dados, ETL e armazém de dados, e inteligência de negócios (Business Intelligence), lecionando disciplinas relacionadas a esses temas. Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação do Cefet/RJ. Entre 2008 e 2016, foi docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Faculdade de Administração e Finanças da Uerj - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, tendo exercido, dentre outras, a função de Coordenador Adjunto (2013-2014) e Geral (2015-2016) deste último Programa. Desempenha atividades docentes desde 1996. Possui ampla experiência em diversos cargos de gestão universitária, tais como coordenações de cursos de graduação e pós-graduação lato sensu, chefias de departamento, além da direção de unidades acadêmicas e direção de pós-graduação, pesquisa e extensão institucional. Atua como pesquisador colaborador em projetos do Instituto de Medicina Social da Uerj. Possui experiência profissional não acadêmica em empresas como Embratel, Dataprev e Tribunal Regional Federal da 2a Região como Analista de Sistemas. Participou como membro de bancas avaliadoras de diversos concursos públicos, tanto de seleção de professores quanto de analistas de sistemas e técnicos de informática. Atuou também como avaliador ad hoc de cursos de graduação da área de Computação do Inep/MEC entre 2010 e 2022.
Fabiano Saldanha Gomes de Oliveira
Possui graduação, mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professor Adjunto do Instituto de Medicina Social da UERJ. Trabalha com pesquisa, ensino e extensão nas áreas de: saúde digital, estatística computacional e matemática aplicada. Desenvolve e estuda sistemas de informação e ferramentas de modelagem computacional para coleta, análise e inferência de dados relacionados a política, planejamento e gestão de sistemas de saúde. Ênfase para métodos de análise de dados multivariada, simulação computacional e estudo de sistemas de informação aplicados a seguridade social.