Programação

Palestra 1

Microbiota intestinal e doenças inflamatórias intestinais: Causalidade ou Correlação

Anderson Luiz Ferreira

Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela UNIMEP (2002), Mestrado em Farmacologia pela UNICAMP (2005) e Doutorado em Biologia Funcional e Molecular (área de concentração: Fisiologia Humana) pela UNICAMP (2009). Atualmente é Professor Adjunto IV junto à Universidade Federal de Goiás e coordenador de Pesquisa e Pós-Graduação da Unidade Acadêmica Especial de Biotecnologia (UFG/Regional Catalão). É credenciado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal de Uberlândia onde orienta alunos de pós-graduação (Mestrado e Doutorado). Tem experiência na área de Fisiologia, atuando no estudo dos mecanismos moleculares envolvidos na Fisiopatologia e na terapia farmacológica em modelos experimentais de doenças gastrintestinais (Doenças Inflamatórias Intestinais e Úlcera Gástrica). Editor acadêmico do periódico Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine
Possui Bacharelado em Ciências Biológicas (2010), Licenciatura em Ciencias Biológicas (2009), Graduação em Medicina Veterinária (2017), Mestrado em Ciências Veterinárias - Saúde Animal (2012) e Doutorado em Ciências Veterinárias - Saúde Animal (2017) pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é professora nível II na Universidade de Uberaba. Tem experiência na área de Microbiologia e Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: patógenos zoonóticos e saúde pública.

Palestra 2

Biofilmes bacterianos: Ameaça concreta!

Roberta Torres de Melo

Possui Bacharelado em Ciências Biológicas (2010), Licenciatura em Ciencias Biológicas (2009), Graduação em Medicina Veterinária (2017), Mestrado em Ciências Veterinárias - Saúde Animal (2012) e Doutorado em Ciências Veterinárias - Saúde Animal (2017) pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é professora nível II na Universidade de Uberaba. Tem experiência na área de Microbiologia e Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: patógenos zoonóticos e saúde pública.

Palestra 3

Biólogo, um ser politico?

Jimi Naoki Nakajima

Possui Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1986), Mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991), Doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas (2000), e Pós-doutorado Senior pela CAPES/MEC, Programas Estratégicos, Processo 9611/12-6, no Royal Botanic Gardens, Kew (2012-2013 e 2013-2014). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais. Tem experiência na área de Taxonomia de Fanerógamas, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: florística de Minas Gerais e Asteraceae do Brasil

Palestra 4

Educação, Gêneros e sexualidades: territórios de capturas e (re)existências

Sandro Prado Santos

Possui Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas (2005), especialização na área de Ensino de Ciências (2010), Mestrado (2008) e Doutorado (2018) em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é professor Adjunto II do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) campus Pontal (ICENP/UFU). Na graduação atua nas disciplinas de Educação, Saúde e Sexualidade, Corpo, Gênero e Sexualidade, Estágios Supervisionados e Filosofia da Ciência. Integra GPECS - Grupo de Pesquisa Gênero, Corpo, Sexualidade e Educação - vinculado à linha de Pesquisa Educação em Ciências e Matemática, do PPGED/FACED/UFU, bem como fundador e integrante do GEGESEX - Grupo de Estudos em Gênero e Sexualidade no contexto escolar. Atua com os seguintes temas: corpo, gênero, sexualidade, homossexualidades e transexperiências no espaço escolar, sobretudo, no âmbito do Ensino de Ciências e Biologia. Coordenou de 2012 à 2016 o subprojeto Biologia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).

Palestra 5

Impactos da microbiota no organismo

Lucas Vasconcelos Soares Costa


Graduado em Biomedicina (2012-2016) pela Universidade Federal de Uberlândia. Foi aluno de Iniciação Científica da Área de Imunoparasitologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal de Uberlândia sob orientação do Prof. Dr. José Roberto Mineo e coorientação da Drª. Priscila Silva Franco com foco em toxoplasmose congênita. Atualmente é aluno de mestrado (2017-2019) pelo programa de Pós-graduação em Imunologia e Parasitologia Aplicadas da Universidade Federal de Uberlândia sob orientação do Prof. Dr. José Roberto Mineo e coorientação da Drª Carolina Salomão Lopes. Tem experiência na área de Parasitologia com Toxoplasma gondii; Imunologia Aplicada, Imunodiagnóstico.

Palestra 6

Compostos naturais da biodiversidade do Cerrado como ferramentas para Identificação de  alvos e aplicações biotecnológicas

Foued S. Espindola

Professor Titular de Bioquímica na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). É bacharel em Ciências Biológicas (1978) e Farmácia/Bioquímica (1980), com mestrado em Bioquímica e Imunologia (1983), todos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui doutorado em Ciências (Bioquímica) pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado em Biologia Celular pela Universidade de Yale (1994-1997), como bolsista do Pew Latin American Fellows Program in the Biomedical Sciences. As áreas de pesquisa são a bioquímica e biologia molecular, biotecnologia em produtos naturais, biologia celular, com ênfase em biomarcadores salivares, microRNAs, exercício físico, estresse, saúde e diabetes. Desenvolve também pesquisa, inovação e extensão com plantas medicinais e produtos naturais da biodiversidade do bioma Cerrado, para estudos de alvos terapêuticos em modelos experimentais de diabetes e estresse induzido.

Palestra 7

Direto ao ponto com a Bioinformática ...

Tamires Lopes Silva

Biomédica formada na Universidade Federal de Uberlândia com intercâmbio na University of Adelaide de 2013 a 2014. Mestrado em Imunologia e Parasitologia aplicadas pelo programa de Pós-graduação em Imunologia e Parasitologia Aplicadas da Universidade Federal de Uberlândia. Doutorado em andamento pelo programa de Pós-graduação em Imunologia e Parasitologia Aplicadas da Universidade Federal de Uberlândia.Trabalhou no desenvolvimento SAG1 e SAG2A de Toxoplasma gondii aplicados em amostras biológicas de gestantes e recém-nascidos com diagnóstico clínico presuntivo de toxoplasmose recente no Laboratório de Imunoparasitologia da UFU. Atualmente, trabalha no estudo da interação de moléculas com a citocina pró-inflamatória TNF-α, com intuito de reduzir processos inflamatórios.

Palestra 8

Evolução molecular de begomovírus

Matheus de Morais Santos

Engenheiro Agrônomo (UFU, 2017), estudante de mestrado em Agronomia (UFU, 2018 - ) com ênfase em Fitopatologia (Virologia Vegetal) e tem experiência na área de Fisiologia e Sanidade Vegetal.

Palestra 9

Comportamento de lek e ecologia em aves.

Cesar Cestari

Formação em Zoologia e Ecologia, atuando principalmente na área de ecologia comportamental de aves e modificações e disturbios antrópicos que possam interferir no comportamento e conservação de espécies animais e suas interações com o meio. Conclui o curso de Graduação em Biologia pela Unesp, campus de Bauru. Trabalhei com levantamentos de aves e projetos de conservação no Museu Emílio Goeldi (Pará), Embrapa Pantanal (Corumbá) e Conservação Internacional (Campo Grande). Meu mestrado (projeto com enfase interação aves e plantas epífitas da Mata Atlântica no sudeste do Brasil) e doutorado (projeto com enfase em seleção sexual e dispersão de sementes por tangarás na Mata Atlântica no sudeste do Brasil) com período sanduíche na Universidade da Florida (EUA) foram realizados na Unesp campus de Rio Claro. Em 2016, conclui o pós-doutorado, considerando aspectos mais detalhados de seleção sexual e hierarquia social em tangarás, com nova passagem pela Universidade da Florida. Com as principais linhas de pesquisa: ecologia comportamental de aves, perturbações antrópicas e respostas comportamentais de aves, frugivorismo, dispersão e predação de sementes por aves, interação aves e plantas, monitoramento de aves terrestres e aquáticas, ecologia de aves migratórias neárticas, distribuição geográfica de espécies. Recentemente, tenho ampliado meu conhecimento sobre ecologia comportamental de peixes de riachos da Mata Atlântica.

Palestra 10

Quem são os engenheiros ecológicos?

Camila Vieira

Graduada em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas no Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (UNESP) São José do Rio Preto-SP. Mestre na área de Ecologia pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal no mesmo instituto. Doutora pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com período Doutorado Sanduíche na University of California (UC BERKELEY). Atualmente vinculada ao Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) em Ecologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Tem experiência na área de Ecologia Comportamental e Evolução Molecular buscando compreender como mecanismos ecológicos e evolutivos atuam em diversos níveis de complexidade de organização biológica. Atua nos principais temas: interações artrópodes-plantas, ecologia sensorial, métodos comparativos filogenéticos, ecologia comportamental e evolutiva no sistema consumidor-recurso.

Palestras dinâmicas

Quarta-feira das 13:30 às 16:30 acontecerá palestras e outras atividades simultâneas.

  1. 13h30 às 16h30 - Apresentação e discussão do filme "Criação (2009)" - Prof. Dr. Vinícius Lourenço Garcia de Brito - Auditório 8C
  2. 13h30 às 14h30 - Evolução da socialidade em artrópodes. - Renan Fernandes Moura - 8C 222
  3. 13h30 às 14h30 - Investigação epidemiológica de um surto de Febre Maculosa Brasileira (FMB) no Estado de Minas Gerais, 2017. - Stefan Vilges de Oliveira - Auditório 2A
  4. 14h30 às 15h30 - Casa, comida e ... inimigos por todos os lados! O desenvolvimento de galhas e as interações que nelas ocorrem. - Uiara Costa Rezende - 8C 222
  5. 14h30 às 15h30 - Mulheres negras e suas representações: nos livros didáticos e na academia. - Lauana Araújo Silva - Auditório 2A
  6. 15h30 às 17h30 - Estudo do efeito de nanocristais de Simonkolleite e Óxido de Zinco em linhagens de câncer de mama in vitro. - Annelise Arantes Rocha - 8C 222
  7. 15h30 às 17h30 - O que as empresas esperam dos novos profissionais na área de meio ambiente e sustentabilidade. - Fernanda Ribeiro Silva - Auditório 2A