Minicursos

CANCELADO

MINICURSO 1

Neuroplasticidade na Saúde e na Doença


O sistema nervoso está longe de ser estático. Ao longo da vida, desde o desenvolvimento intra-uterino até o momento em que morremos, as conexões entre neurônios e células da glia tendem a se reorganizar em resposta às interações com o meio ambiente ou até mesmo aos traumas, o que nos permite o aprendizado, a adaptação a diferentes experiências e, por fim, a recuperação funcional de áreas afetadas. A este vasto conceito denominamos “Neuroplasticidade”. Neste minicurso será abordada uma visão geral acerca de conceitos de neuro plasticidade, de tipos de células neuronais e de sinapses. Também discutiremos a relação entre lesões centrais e periféricas e alterações em circuitos neuronais. Esperamos você!

-

-

MINICURSO 2

O comércio de organismos ornamentais marinhos: problemas e soluções


Esta proposta visa apresentar os principais problemas relacionados com o uso de organismos ornamentais marinhos (peixes e invertebrados) no comércio e os riscos que o uso indiscriminado pode oferecer para a biodiversidade. Além disso, será apresentada as soluções referentes a estes problemas, para reduzir o uso de animais excluídos diretamente da natureza, bem como a manutenção dos mesmos.








BLOCO 4 - BLOCO 6

VAGAS: 30

MINICURSO 3

Seleção sexual em humanos: Sexualidades


A biologia possui um papel importante nas discussões sobre sexualidades, visto que nós biólogos estudamos como são e como acontecem essas relações sexuais entre os organismos, é papel dos futuros e atuais professores de biologia que trabalham sexualidade e gênero nas escolas naturalizarem esses comportamentos fortalecendo a ideia que a diversidade nos constrói.










BLOCO 4 - BLOCO 6

VAGAS: 30

MINICURSO 4

Uma casa na árvore: como as orquídeas adaptaram-se ao hábito epifítico


A família Orchidaceae está entre as duas famílias de angiospermas com maior número de espécies. Tamanho sucesso se deve em parte à conquista do hábito epifítico, no qual vivem cerca de 70% das espécies de orquídeas. Esse hábito favorece o acesso à luz sem a necessidade de usar hastes longas, entretanto, impõe várias restrições, oferecendo nutrientes e água de forma limitada, além da maior exposição ao vento, comparado ao hábito terrestre.







BLOCO 1 - BLOCO 2

VAGAS: 20

MINICURSO 5

Angiogênese no câncer: uma abordagem conceitual, epidemiológica e metodológica


Conceituação dos principais processos fisiológicos e patológicos de angiogênese e sua relação com processos tumorais; Apresentação dos principais tipos de tumores estudados atualmente; Principais técnicas disponíveis para a avaliação da angiogênese em diferentes situações. Prático Metodologias para avaliação de migração e invasão celular (modelo experimental de metástase) e viabilidade e adesão de células endoteliais.

BLOCO 3 - BLOCO 5

VAGAS: 10

MINICURSO 6

Cerrado, mostra a sua cara: a diversidade de angiospermas do Cerrado


Caracterização do Cerrado e suas principais fitofisionomias, abrangência e riqueza da flora de angiospermas, trazendo um conhecimento das principais famílias e espécies endêmicas e o status atual de conservação do Cerrado








BLOCO 1 - BLOCO 2

VAGAS: 20

MINICURSO 7

Resistência bacteriana: aplicando conhecimentos na prática laboratorial


Serão apresentados casos clínicos reais para exemplificar a utilização dos testes in vitro que avaliam resistência bacteriana. Os seguintes métodos serão abordados:Difusão em disco/antibiograma, E-test®, teste de aproximação dos discos/detecção de ESBL, sinergismo duplo disco/detecção de metalo-beta-lactamases e teste de Hodge para detecção de carbapenemases.



BLOCO 1 - BLOCO 4

VAGAS: 10

MINICURSO 8

Modelos experimentais in vitro e in vivo para estudo de doenças alérgicas


As doenças alérgicas tem sido causadoras de grandes transtornos na saúde publica, desde sua manifestação clínica até ao valor investido no tratamento das mesmas. Com isso, a área biológica apresenta um importante valor nos estudos que desenvolvam estratégias de diagnóstico e tratamento das doenças alérgicas a fim de diminuírem os gastos e investimentos envolvidos desde o diagnóstico e tratamento dos sintomas destas doenças.

BLOCO 1 - BLOCO 2

VAGAS: 10

MINICURSO 9

Imuno hematologia: Técnicas de detecção de tipagem sanguínea


Por muito tempo o sangue é alvo de estudos por sua complexidade e importância nos hospitais. Entender e aplicar o conhecimento a respeito da fisiologia do sangue, bem como das características fenotípicas das hemácias é essencial para salvar um paciente. Portanto, nós objetivamos com esse mini curso teórico-prático envolver o aluno no conhecimento do sangue e seus componentes, sua importância nos bancos de sangue e transfusões, além de ensina-los como são feitas as tipagem sanguíneas e suas interpretações em casos de discrepância.

BLOCO 2 - BLOCO 3

VAGAS: 16

MINICURSO 10

Introdução ao Corel Draw - Utilização para projetos e produtos


O Corel Draw Gráfics Suits é uma potente ferramenta para a criação de comunicações visuais em qualquer meio. Portanto, é essencial que se consiga utilizá-lo como ferramenta de produtividade, afinal, a plataforma vem se tornando uma peça fundamental para a graduação e para profissionalização, levando ao destaque de quem desenvolve esse saber, além de mostrar formalidade as empresas que optem em um investimento nesse setor.


BLOCO 2 - BLOCO 4

VAGAS: 6

MINICURSO 11

Introdução à escrita científica


Proporcionar aos seus participantes uma visão da escrita científica e sua importância no âmbito acadêmico. Traz para os participantes informações específicas sobre organização de projetos/TCC, além de trazer discussões gerais sobre ciência e sua filosofia.










BLOCO 2 - BLOCO 4

VAGAS: 20

MINICURSO 12

Métodos experimentais para o estudo da dor: modelos animais e bioética


Considerando que a investigação cientifica de dor e nocicepção pode ser realizada seguindo vários protocolos, apresentaremos uma breve descrição de métodos mais utilizados no estudo da dor experimental, abordando os aspectos éticos no uso de animais.









BLOCO 4 - BLOCO 6

VAGAS: 12

MINICURSO 13

Noções Básicas de GPS: Conceitos e Aplicações Ambientais


Preparar o aluno para conhecimento básico em GPS, e suas aplicações no manuseio do aparelho de GPS, para marcações de pontos em Áreas ambientais e transferência de dados para o software Google Earth versão Pro











BLOCO 1 - BLOCO 2

VAGAS: 20

MINICURSO 14

Ecologia da polinização e da dispersão: manutenção das espécies diante das perturbações


Este minicurso abordará a biologia e a ecologia da polinização e dispersão de sementes, com enfoque nos: Conceitos básicos (polinização e dispersão); - Estruturas florais; - Sistemas reprodutivos (geitonogamia, autogamia e polinização cruzada);Atrativos e recursos oferecidos aos polinizadores; - Interações antagonísticas dentro dos mutualismos;Tipos de dispersão e seus agentes; - Importância ecológica e econômica e Ameaças a manutenção dessas interações e das espécies interagentes.

BLOCO 1 - BLOCO 2

VAGAS: 15

MINICURSO 15

Confecção de manequins com materiais recicláveis para o ensino de reanimação cardiopulmonar


A Reanimação Cardiopulmonar - RCP é uma medida de extrema importância para a minimização das sequelas, alívio do sofrimento e preservação da vida. Será confeccionado manequins com materiais recicláveis, que possui eficiência científica comprovada. Assim, o objetivo é realizar treinamento básico em reanimação cardiopulmonar. Espera-se capacitar os participantes para providenciar o socorro qualificado, aumentando as chances de sobrevida de pessoas com quadro de parada cardiorrespiratória.

BLOCO 3 - BLOCO 5

VAGAS: 16

MINICURSO 16

Conceitos teóricos e práticos sobre cultivo de células e de Leishmania (L.) amazonensis in vitro.


O minicurso propõe apresentar aos alunos, conceitos básicos (teóricos e práticos) de cultura celular e do protozoário L. (L.) amazonensis in vitro. Além disso, demonstrar a interação que ocorre entre este protozoário e as células hospedeiras no momento da invasão, utilizando macrófagos murinos.







BLOCO 1 - BLOCO 2

VAGAS: 6

MINICURSO 17

Interação hospedeiro-ectoparasita


Apresentar os diferentes hospedeiros e ectoparasitas na natureza. Quais as adaptações que os hospedeiros apresentam para se defender dos parasitos que, por sua vez apresentam adaptações para superar essas defesas.








BLOCO 1 - BLOCO 2

VAGAS: 15

MINICURSO 18

Coleta e criação de Louva-a-deus (Mantodea) para o estudo em ecologia comportamental


Ensinar estudantes de biologia os procedimentos padrões de captura e manutenção dos insetos conhecidos como louva-a-deus, visando principalmente o estudo do comportamento desses animais. Na parte prática serão usados louva-a-deus previamente capturados para ensinar sobre a manipulação desses insetos, técnicas de filmagem, elaboração de etograma e confecção e manutenção do recinto.

BLOCO 1 - BLOCO 2

VAGAS: 10

MINICURSO 19

Imuno-histoquímica: Uma abordagem prática.


Propõe apresentar as bases teóricas e práticas para o desenvolvimento da técnica de Imuno-histoquímica, a qual possui aplicação no diagnóstico de diversas doenças infecciosas e outras patologias. Serão abordados conceitos imunológicos e histológicos básicos, tais como interação antígeno-anticorpo, fixação de tecidos e coloração de lâminas histológicas.



BLOCO 4 - BLOCO 6

VAGAS: 10

MINICURSO 20

Métodos de estudo em Ecologia de Ecossistemas Aquáticos


Apresentar os principais métodos de estudo utilizados em ecologia de ecossistemas aquáticos continentais, através de atividades teórico-práticas em campo e laboratório.








BLOCO 1 - BLOCO 2

VAGAS: 20

MINICURSO 21

Biologia Marinha e Noções sobre Oceanografia


O mar possui características peculiares e extremamente importantes para a manutenção da vida em nosso planeta. Neste minicurso são apresentados os diversos ecossistemas e organismos encontrados neste meio, bem como a biologia e os processos de adaptação para sobreviver em cada um destes ambientes. Também são apresentados princípios básicos de oceanografia, buscando facilitar a compreensão dos processos que ocorrem no ambiente marinho e que geram a grande diversidade de recursos para todos os seres vivos.











BLOCO 1 - BLOCO 2

VAGAS: 30

MINICURSO 22

Aplicações da técnica de PCR no diagnóstico molecular das doenças parasitárias negligenciadas


As leishmanioses são um complexo de patologias graves e negligenciadas causadas por protozoários do gênero Leishmania. A reação em cadeia da polimerase (PCR), em particular, possibilita um diagnóstico sensível e altamente específico, através do qual é possível identificar o agente etiológico em nível de espécie. O minicurso pretende, viabilizar um espaço para: (i) discussão sobre o papel do biólogo no contexto das doenças parasitárias negligenciadas, (ii) apresentação da problemática das leishmanioses, (iii) demonstração prática da PCR convencional e da técnica de polimorfismo de comprimento de fragmentos de DNA (RFLP- Restriction Fragment Length Polymorphism), e (iv) discussão sobre o uso e aplicações da Biologia Molecular no estudo das leishmanioses.

BLOCO 1 - BLOCO 2

VAGAS: 10

MINICURSO 23

Trabalho de conclusão de curso: E agora?



O que é um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na área da Educação? Por que investigar? O que investigar? Relação do pesquisador com o tema Relação pesquisador - orientador A redação científica Tipos de pesquisa na área da Educação O que compõe um Projeto de TCC? Defesa do TCC Publicação do TCC















BLOCO 3 - BLOCO 5

VAGAS: 20

MINICURSO 24

Detecção de DNA por meio de PCR


O minicurso terá uma introdução teórica da técnica de reação em cadeia da polimerase (PCR), bem como a eletroforese em gel de agarose. Em seguida, os alunos aprenderão a realizar a PCR, a eletroforese em gel de agarose, e a analisar os resultados que serão obtidos.



















BLOCO 1 - BLOCO 2

VAGAS: 20

MINICURSO 25

Introdução a cultura de células animais

O objetivo do minicurso será fornecer ao aluno de graduação orientações gerais e específicas sobre o cultivo de linhagens celulares, além de evidenciar conceitos de assepsia, higienização e preparos de insumos, meios, vidraria e reagentes.























BLOCO 1 - BLOCO 2 - BLOCO 4

VAGAS: 4

MINICURSO 26

Citogenética e anomalias cromossômicas

O curso tem por objetivo fazer uma introdução à citogenética clínica sem esquecer as aplicações em outros estudos biológicos. Será realizada uma abordagem teórica das técnicas e aplicações metodológicas utilizadas em citogenética. Adicionalmente, serão realizadas atividades para identificação dos cromossomos humanos nas diferentes técnicas de bandas cromossômicas (Bandas G e Bandas R) bem como o reconhecimento de anomalias cromossômicas de diferentes patologias. Finalmente, o aluno também receberá instruções sobre elaboração de relatórios e nomenclatura para casos clínicos de anomalias cromossômicas com base nas diretrizes internacionais de nomenclatura cromossómica (ISCN).








BLOCO 1 - BLOCO 2

VAGAS: 10

MINICURSO 27

Conhecendo o MBC: do educativo ao sensível.

O que você sente ao visitar o MBC? O Minicurso “Conhecendo o MBC: do educativo ao sensível” traz como proposta uma vivência no cotidiano dos mediadores do Museu de Biodiversidade do Cerrado. Durante duas manhãs, será realizada uma imersão no MBC e no Parque Siquierolli, trabalhando aspectos sobre a importância dos museus – representando espaços de educação não-formal e informal – na educação ambiental e também na criação de valores e socialização, como também sobre as vivências dos mediadores e visitantes ao adentrarem nesses ambientes. Conheceremos o Cantinho das Abelhas e suas colmeias de abelhas jataí, nativas e sem ferrão, as trilhas do Parque Siquierolli, a Casa de pau a pique, as exposições dentro do MBC, o cantinho do desenho e muito mais! Juntem-se conosco nesses momentos de muito afeto, possibilitando que se compreenda mais sobre como funciona um museu, tendo contato com a natureza e também com o humano que nos habita.

BLOCO 4 - BLOCO 6

VAGAS: 15

(Este minicurso será feito no parque Siquierolli)

MINICURSO 28

Além do verde que vemos: Técnicas de identificação de espécies e herborização

Este minicurso tem por finalidade a apresentação dos mecanismos utilizados para o reconhecimento de espécies vegetais através do uso de chaves de identificação botânica, bem como o ensino do processo de herborização. Em um primeiro momento será abordado uma síntese teórica relacionada à morfologia vegetal, chaves de identificação e herborização. Posteriormente serão desenvolvidas atividades práticas de identificação e herborização relacionadas ao contexto da etnobotânica e ao uso de plantas alimentícias não convencionais (PANCs).











BLOCO 1 - BLOCO 2

VAGAS: 15

MINICURSO 29

Enriquecimento ambiental: estratégias para proporcionar bem-estar em animais de cativeiro

O enriquecimento ambiental se define como sendo uma série de procedimentos que tem por objetivo a modificação do ambiente físico e social, resultando na melhoria da qualidade de vida dos animais que vivem em cativeiro (BOERE, 2001). Dessa maneira, a proposta do minicurso é aliar teoria e prática no que diz respeito ao bem-estar dos animais cativos no Zoológico Municipal de Uberlândia. Será possível transpor os aprendizados em sala de aula para as práticas realizadas no Zoológico. Dentre os animais que serão atendidos pelos enriquecimentos estão os primatas, onças pintadas e araras.

BLOCO 2 - BLOCO 4 - BLOCO 6

VAGAS: 14

(Provavelmente haverá um prática no Parque do Sabiá)

MINICURSO 30

Diagnóstico Molecular de parasitos

O mini curso será realizado em dois blocos. No primeiro bloco será ministrado uma introdução teórica sobre o diagnóstico molecular de parasitos baseado na técnica de PCR. No segundo bloco, os alunos irão acompanhar de forma resumida, cada etapa do processo de extração e amplificação de DNA, além da eletroforese em gel de agarose para visualização da banda de interesse.










BLOCO 1 - BLOCO 2

VAGAS: 6

MINICURSO 31

Desafiando a "cegueira botânica". Anatomia vegetal no ensino básico.

Ensinar anatomia vegetal e outras temáticas botânicas pode ser, para muitas(os) profissionais, um desafio. Pretendemos abordar propostas didáticas, incluindo práticas, que podem ser levadas à diferentes contextos de ambientes escolares. Assim, esperamos desmitificar o ensino de anatomia vegetal, e estimular professoras(es) em formação a ensinar botânica sem medo.








BLOCO 3 - BLOCO 5

VAGAS: 15

MINICURSO 32

Princípios e aplicações da citometria de fluxo

O minicurso sobre Citometria de fluxo será dividido em um módulo teórico e um módulo prático. Na parte teórica serão abordados os tópicos: Componentes e teoria da citometria de fluxo, Anticorpos monoclonais e as bases teóricas da imunofenotipagem, Citometria multicolorimetrica e Principais erros relacionados a citometria. No módulo prático, será feita a marcação das amostras de células para um ensaio de Necrose/Apoptose, demonstração do funcionamento do equipamento e realizada a análise dos dados em software específico





BLOCO 1 - BLOCO 4

VAGAS: 10

MINICURSO 33

Metodologias aplicadas em análises de tecido ósseo

Conhecer diferentes metodologias aplicadas em pesquisa e análises do tecido ósseo, como: análises de imagens histológicas (histomorfometria); análises - biomecânica (flexão de 3 pontos), microarquitetura (micro-ct), composição química (Espectroscopia transformada de Fourier - FTIR), e dureza vickers.











BLOCO 1 - BLOCO 2

VAGAS: 10

MINICURSO 34

Explorando a biodiversidade do Cerrado para identificar e caracterizar moléculas de interesse biotecnológico, alimentício, cosmético e medicinal

Pesquisa e exploração da biodiversidade de uma região, dos seus recursos genéticos e bioquímicos de valor biotecnológico, alimentício, cosmético e medicinal.






BLOCO 1 - BLOCO 2 - BLOCO 3 - BLOCO 4

VAGAS: 20

MINICURSO 35

Instrumentalização da vida acadêmica

Ao considerar as dificuldades que tangem a vida de um graduando, a atividade intitulada “Instrumentalização da vida acadêmica” é uma proposta para auxiliar os estudantes em temáticas que muitas vezes não são abordadas na sala de aula, mas que são essenciais para sua formação acadêmica e pessoal, de modo que haja o estímulo à oratória, organização, disciplina e a uma melhor produção textual. Além disso, esse minicurso visa auxiliar a diminuir as taxas de evasão do curso de Ciências Biológicas, visto que é uma oportunidade de ampliar a visão das possibilidades profissionais de um graduando. As temáticas estão previstas para ocorrer em módulos nos quais serão ofertados os seguintes eixos temáticos:
Minicurso de Excel - O minicurso, ofertado para ocorrer em 2 horas no bloco 5, abordará desde os princípios básicos da plataforma Excel (entendimento da ferramenta, algumas formatações e suas fórmulas básicas) até alguns conhecimentos mais avançados, como a elaboração de planilhas, tabelas, gráficos dinâmicos, etc. Haverá um momento prático para um melhor aproveitamento do aluno.
Minicurso Redação Científica - A atividade está prevista para ocorrer em 2 horas, no bloco 5, constituindo-se de uma breve orientação a respeito do conteúdo necessário para se ter uma boa realização de trabalhos acadêmicos, bem como seus tipos e suas finalidades. Através de alguns exemplos, e apresentando as normas ABNT, o estudante desenvolverá uma escrita científica na prática, oportunizando-o a trocar informações com seus colegas e com o ministrante.
Minicurso Apresentação Oral - Muitos estudantes são tolhidos pela timidez, inexperiência, despreparo e falta de orientação quanto à esse tema. A atividade proposta tem o objetivo de aperfeiçoar apresentações orais desenvolvidas pelos alunos no ambiente acadêmico. O aluno inscrito terá a oportunidade de conhecer técnicas e conceitos que vão propiciar um melhor desenvolvimento quanto à sua capacidade de oratória, além de tornar-se mais confiante ao falar em público. O minicurso será ofertado em 2 horas no bloco 3.
Minicurso de PowerPoint: Nesse módulo, que será ofertado em duas horas no bloco 3, serão abordados desde temas básicos do powerpoint, como layout, até tópicos mais avançados, visando a construção de apresentações para seminários e trabalhos de conclusão de curso com Templates chamativos e agradáveis visualmente.

BLOCO 3 - BLOCO 5

VAGAS: 20

MINICURSO 36

Imunoensaios colorimétricos aplicados ao diagnóstico de doenças infecciosas

Os testes colorimétricos surgiram para auxiliar e facilitar diagnósticos imunológicos. O minicurso apresentará aos estudantes de graduação e pós-graduação os aspectos gerais, princípios e aplicações dos principais imunoensaios colorimétricos: Western blot, ELISA, Imunofluorescência e Citometria. E ainda os avanços atuais no desenvolvimento de diagnósticos para doenças infectocontagiosas. Haverá pratica, vamos demonstrar 2 imunoensaios, os participantes devem levar jaleco

BLOCO 4 - BLOCO 6

VAGAS: 20

CANCELADO

MINICURSO 37

Manipulação de resíduos sólidos domésticos, técnicas de compostagem e captação de água para horticultura

A gestão de resíduos sólidos é uma problemática contemporânea, intrínseca ao desenvolvimento urbano sustentável. No Brasil, a Lei nº 12.305/10 instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) que contém importantes dispositivos para viabilizar o progresso do País no enfrentamento de crises ambientais, sociais e econômicos relativas ao manejo inadequado dos resíduos sólidos. Devido à negligência do Estado em suprir os direitos fundamentais da sociedade no que tange a educação sanitária e ambiental doméstica, por meio da promoção de ações educativas nas comunidades, da divulgação dos serviços através da mídia, o manejo de resíduos sólidos é fato preocupante no Brasil. Pois, demanda a integração da Sustentabilidade no portfólio da Educação Ambiental desempenhada nos espaços formais, não formais e informais de ensino, com metodologias teóricas e práticas aplicadas ao descarte de resíduos sólidos orgânicos decorrentes do consumo domiciliar. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE (2008) “Os resíduos sólidos domiciliares coletados no Brasil contam em sua composição com grande parte de matéria orgânica, superior a 50% em peso”, por tanto, o objetivo deste minicurso é promover e compartilhar o conhecimento e a valorização da cultura de subsistência, reutilizando recursos hídricos e resíduos reaproveitáveis na elaboração de projetos de horticultura doméstica, por consequente incentivar a reciclagem, bem como o consumo saudável de alimentos. O minicurso é dividido em dois encontros e deverá contar com até 20 vagas, com duração total de 8 horas, 4 horas teóricas e 4 horas práticas. Na parte teórica haverá a contextualização do tema, a apresentação das atividades práticas e seus objetivos. Para as atividades práticas desenvolveremos um espaço de interação com os inscritos, no qual iremos construir modelos em menor escala de sistemas de compostagem e de captação de água, além de, exemplificar a construção de hortaliças de subsistência doméstica. Os participantes trabalharão em grupos de cinco pessoas montando modelos similares aos supracitados, a partir de materiais produzidos previamente pelos ministrantes. Ao final do minicurso iremos fornecer sementes para os inscritos, como personificação das ações e incentivo da continuidade e o interesse pelo assunto.

BLOCO 1 - BLOCO 2

VAGAS: 20

MINICURSO 38

Abelhas na Extensão

Esse minicurso visa tratar de conhecimentos gerais sobre as abelhas sem ferrão (modo de vida, comportamento, diversidade, importância ecológica e econômica) e apresentar estratégias utilizadas pelo Laboratório de Ecologia e Comportamento de Abelhas (LECA) que tenham sido eficientes para ensinar sobre abelhas em ações de extensão.




BLOCO 3 - BLOCO 5 - BLOCO 6

VAGAS: 25

(Provavelmente haverá um prática no Parque do Siquierolli)

MINICURSO 39

Ecologia Molecular e Genética da Conservação: abordagens e métodos.

Análises moleculares têm grande potencial para estudos de monitoramento ambiental, resolução de dúvidas taxonômicas, identificação de espécies, análise de diversidade genética, estrutura populacional e filogeográfica. Neste minicurso teórico/prático serão apresentadas técnicas e métodos relacionados aos principais marcadores moleculares (sequenciamento de DNA, genotipagem de microssatélites, dentre outros) com enfoque em sua aplicação para o monitoramento e conservação da biodiversidade.

BLOCO 4 - BLOCO 6

VAGAS: 30