Mesas Redondas

MESA 1

Expectativa x Realidade: Formação docente e a prática pedagógica

Daniela Franco Carvalho

Sou licenciada em Ciências Biológicas (1997) com doutorado em Educação (2006). Tudo pela Universidade Estadual de Campinas. Desde 2008 atuo como professora no Instituto de Biologia e no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Trabalho uma disciplina sobre Ciências e Mídias, e outra, sobre as Conexões entre a Biologia e a Arte Contemporânea. Pesquiso sobre museus e mídias, tendo como referencial teórico a obra do filósofo russo Mikhail Bakhtin. Participo do Estúdio MMuCCE (Mídias, Museus, Ciências, Culturas e Educação) onde criamos fabulações sobre o contemporâneo.

Fátima Lúcia Dezopa Parreira

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, na linha Educação em Ensino de Ciências e Matemática. Mestre em Educação, pelo mesmo Programa. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (1986). É especialista em Biologia pela Universidade Federal de Lavras (2001) e em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Uberlândia (2010). Atualmente é professora de Educação Básica - nível IV - SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS.

Guilherme Ribeiro Gonçalves

Graduado em Licenciatura e Bacharel na área de Ciências Biológicas, na Universidade Federal de Uberlândia. Participou do programa PIBID nos anos de 2010 a 2012. Pós graduado em lato sensu na área de Gestão Ambiental Sustentável pela Universidade Federal de São Carlos em parceira com o IBEAS - Instituto Brasileiro de Estudos Ambientais. Atuou na educação básica (ensino médio e fundamental) na rede particular e no ensino técnico, na área de Avaliação de Impactos Ambientais. Atual Professor de Ciências e Biologia na Escola Colibri e no Colégio Nacional de Araguari.

Olenir Maria Mendes

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (1999) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2006). É professora associada, nível II da Universidade Federal de Uberlândia e professora do Programa de Pós-Graduação da UFU e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional - Gepae. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, avaliação formativa, avaliação educacional, avaliação e formação docente. Atualmente participa do Conselho Municipal de Educação do Município de Uberlândia e da Diretoria Executiva da Associação dos Docentes da UFU/ADUFU-SS

Mesa 2:

Bioética: Experimentação e bem-estar animal

Alcino Eduardo Bonella

Professor Titular da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), pesquisa e ensina filosofia e ética, atuando na graduação em filosofia, mestrado em filosofia e mestrado/doutorado em ciências da saúde. Possui mestrado (1995) e doutorado (2000) em filosofia pela Universidade de Campinas (UNICAMP). Fez estágios de pós-doutorados na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 2005) e na Universidade de Oxford (2005 e 2011). Trabalha e orienta nas áreas de metaética, ética normativa e ética aplicada (com ênfase em bioética). Investiga: racionalidade, normatividade e valor da vida. Foi presidente do comitê de ética na pesquisa com seres humanos (CEP, 2003-2004) e do comitê de ética no uso de animais (CEUA, 2008-2009), na UFU. É atualmente membro da International Association of Bioethics (IAB), da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB), da Associaçao Brasileira de Filosofia da Religião (ABFR) e do Núcleo de Estudos do Pensamento Contemporâneo (UFMG/UFU/USP/Oxford/Fapemig).

Breno Linhares Lintz

Promotor de Justiça.

Rodrigo Pereira de Queiroz

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Uberlândia (1994), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996) área de concentração Patologia e doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), área de concentração Patologia e Ciências Clínicas. Também possui graduação em Direito (2008) pela Universidade Federal de Uberlândia. É professor associado 4 na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia. Atua principalmente nas áreas de Patologia Geral, Patologia Animal Especial, Deontologia, Bioética e Medicina Veterinária Legal

Mesa 3:

Aumento da produção em áreas verdes: Novo Código Florestal

Alan Nilo da Costa

Bacharel / Licenciado em Ciências Biológicas (2004) e Doutor em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais pela Universidade Federal de Uberlândia (2013). Com experiência em pesquisas na área de Ecologia, desenvolve estudos em Ecologia de Comunidades, com enfase nos seguintes temas: dinâmica de comunidades vegetais, ecologia de formações de savana, processo de estabelecimento-recrutamento de plantas, interações animal-planta, herbivoria, engenharia de ecossistema, ecologia de formigas-cortadeiras-de-folhas (saúvas). Linha de pesquisa principal consiste em determinar como a estrutura e composição das comunidades vegetais do Cerrado são afetadas por fatores bióticos (principalmente herbivoria, predação de sementes e engenharia de ecossistemas). Atualmente, desenvolve atividades como Professor na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil

Rose Carla de Araujo Oliveira

Graduado em História Licenciatura – (Universidade Tiradentes). Pós-Graduação em Ensino de História (Faculdade São Luís de França) conclusão em 2012.

Coordenadora de Ciência e Tecnologia – Secretaria de Ciência e Tecnologia de Lassance – MG de 2013 à 2014

Atuando como responsável pela coordenação da Tecnologia e produção Cientifica no Município de Lassance; auxiliando na elaboração e coordenação de projetos no Instituto de Pesquisa Cientifica (IPEL), bem como, nas Associações Educacionais do município, a fim de gerenciar, fiscalizar e executar as ações voltadas a produção de Ciências, Tecnologia e Educação geradas pelos pesquisadores e pela população. Cujo mérito, foi agraciado com os prêmio lançado pela Fundação do Banco do Brasil de Tecnologia Social “Sustentabilidade Social e Ambiental com Unidades de Captação das Águas Pluviais” – 2013.

Coordenadora de Estudo e Pesquisa relacionada a projetos desenvolvidos em "Rede" do grupo regional do Greenpeace, intitulado Greenpeace do Cerrado. Autora do Projeto Veredas de Plástico: Política de Rede Sustentável na prática e consciência ecológica da Vereda das Araras Araguari, a partir da reciclagem de garrafas Pet.

Sylvio Veiga Modesto

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU (1999), professor de Biologia e Curso Pré-vestibular por 10 anos. Analista Ambiental do IBAMA há 11 anos ingresso do concurso de 2005 (chamada do ano de 2007), Agente Ambiental de Fiscalização desde 2008. Perito em Identificação Macroscópica de Madeira Comerciais pelo Laboratório de Produtos Florestais – LPF/MMA. Instrutor de Identificação de Fraudes em Anilhas do SISPASS. Com lotações pelo em Ibama em Rondônia, Brasília - DF e agora em Uberlândia – MG há 4 anos.

Todos os textos descritivos dos componentes das mesas foram extraídos da plataforma Lattes.