Confira a mini biografia dos conferencistas que estarão participando dos #EncontrosSBPJor2020!

Susanne Fengler

Susanne é professora do Instituto de Jornalismo na Universidade Técnica de Dortmund e diretora acadêmica do Instituto Erich Brost de Jornalismo Internacional. É autora e editora de vários livros sobre jornalismo e responsabilidade da mídia, bem como editora associada da série de livros Kompaktwissen Journalismus. No campo da pesquisa científica, tem especial interesse em estudos comparativos em jornalismo internacional, responsabilidade da mídia, jornalismo político e teoria econômica do jornalismo.

Desde 2015 a pesquisadora desenvolve trabalhos em cooperação com universidades brasileiras e, neste ano, iniciou uma nova parceria com três instituições do país (UnB, Unesp e UFSC) para dar início a um projeto que discute questões relacionadas a responsabilização da mídia e serviço público de radiodifusão; acesso à internet e neutralidade da rede e direito à informação e transparência.


Sônia Virgínia Moreira

É professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e professora visitante da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Membro permanente do conselho curador da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e integrante do comitê gestor do World Journalism Education Council (WJEC) representando a América Latina.

Sônia é pesquisadora sênior de duas redes internacionais de pesquisa: The Worlds of Journalism Study (Universidade de Munique - LMU) e The International Media Concentration Research Project (Universidade de Columbia, NY). Lidera o Grupo de Pesquisa Geografias da Comunicação (CNPq). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em jornalismo e radiodifusão.

Vencedora do Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo (PAGF 2020) na categoria Sênior.

Rosental Calmon Alves

É professor titular e dirige a Cátedra UNESCO de Comunicação e a Cátedra Knight de Jornalismo na Escola de Jornalismo e Mídia da Faculdade Moody de Comunicação, na Universidade do Texas em Austin. Em 2002, ele fundou o Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, um programa de capacitação para jornalistas da América Latina e do Caribe, organização em que ele ocupa o cargo de diretor até hoje.

Rosental é membro de vários conselhos de organizações relacionadas ao jornalismo, como a Nieman Foundation for Journalism na Universidade de Harvard, o International Consortium of Investigative Journalists, o American Journalism Project e da Fundação PorCausa (Espanha). Além disso, é membro de conselhos de empresas jornalísticas como a Texas Tribune, Ciper Chile, Nexo Jornal e Agência Pública. Suas três áreas de ensino e pesquisa são jornalismo internacional, especialmente o trabalho de correspondentes estrangeiros na América Latina; jornalismo latino-americano e liberdade de imprensa; e jornalismo digital e empreendedorismo.

Heloiza Herscovitz

É professora titular do Departamento de Jornalismo e Relações Públicas da Universidade da Califórnia, em Long Beach. Heloiza tem uma extensa carreira que começou no rádio (Farroupilha e Continental de Porto Alegre), passou por televisão (RBS TV) e jornais impressos (Zero Hora, Gazeta Mercantil, editora Abril e O Estado de S. Paulo). Nos últimos anos foi membro da diretoria da Association for Education in Journalism and Mass Communication (AEJMC), a organização que reúne o maior número de pesquisadores da área nos Estados Unidos.

Heloiza foi uma das primeiras pesquisadoras da sua geração a analisar as rotinas dos jornalistas nas redações brasileiras. Também produziu e publicou pesquisas em capítulos de livros e artigos em revistas acadêmicas nacionais e internacionais sobre as influências americana e francesa no jornalismo brasileiro; as características dos portais de noticias brasileiros; a cobertura online das eleições presidenciais de 2010 no Brasil; métodos de pesquisa com foco na análise de conteúdo, entre vários outros temas.



Jesús Miguel Flores Vivar

Bacharel em Jornalismo, Doutor em Ciências da Informação pela Universidade Complutense de Madrid e pós-doutorado na Universidade da California, em Davis (EUA). Jornalista com atuação em mídias digitais e audiovisuais e assessoria em empresas de tecnologia da informação. Diretor-editor da revista TecComStudies, voltada para estudos de tecnologia e comunicação, Diretor do grupo de pesquisa Internet MediaLab Complutense.

Professor Titular de jornalismo na Universidade Complutense de Madrid desde 2004. Autor, coautor e coordenador de livros e capítulos de livros desde 2001, entre eles Ciberperiodismo. Nuevos medios, perfiles y modelos de negocio en red; Contenidos y servicios periodísticos en las redes sociales e Innovaciones Periodísticas en las redes sociales, além de mais de 50 artigos em revistas de impacto e meios especializados.

João Canavilhas

Doutor pela Universidade de Salamanca (Espanha) com a tese Webnoticia: propuesta de Modelo periodístico para la WWW. Leciona na Universidade da Beira Interior, em Covilhã (Portugal), onde atualmente é vice-reitor e pesquisador do Labcom/IFP.

É autor ou coautor de vários livros, capítulos de livros e artigos em revistas científicas nacionais e internacionais. Entre os livros publicados ou organizados estão Jornalismo Móvel: linguagem, géneros e modelos de negócio, Webjornalismo: 7 caraterísticas que marcam a diferença e Notícias e Mobilidade: o jornalismo na era dos dispositivos móveis, além de mais de 30 artigos em periódicos especializados. O seu trabalho de pesquisa concentra-se em vários aspectos da relação entre comunicação e novas tecnologias, em particular no domínio do jornalismo online e do jornalismo para dispositivos móveis.

Elizabeth Saad Corrêa

Professora titular sênior do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Docente no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação na USP, coordena e orienta pesquisas de mestrado e doutorado sobre comunicação digital. É coordenadora do grupo de pesquisa COM+, registrado no CNPq, e palestrante/componente do Digital Journalism Research Group, da Oslo Metropolitan University.

Publicou, como autora ou organizadora, doze livros, entre eles Tendências em comunicação Digital – Volumes 1 e 2, Visibilidade e consumo de informações nas redes sociais e Mutações no espaço público contemporâneo, além de mais de 60 artigos em periódicos científicos.