Sobre o salão

Desde 1995 os salões de artes visuais fazem parte do calendário cultural do município, ocorrendo anual e ininterruptamente até os dias de hoje e sendo palco para as mais variadas produções artísticas oriundas de todos os cantos do país. 

Como uma das maiores tradições culturais de Vinhedo e, como uma das mais importantes mostras de arte do interior de São Paulo, o evento é, sem sombra de dúvidas, motivo de orgulho e contemplação.

O Salão de Artes Visuais, como passou a ser chamado em 2002, não apenas vem democratizar a arte ao torná-la acessível para a comunidade, tampouco vem somente conferir visibilidade aos artistas, mas, também, valorar e premiar os que se destacam, fomentando e apoiando as artes mais do que com apenas reconhecimento. Trata-se da Premiação Aquisitiva, através da qual são adquiridas, mediante compra, as obras indicadas pelos jurados, passando a incorporar o Acervo Público Municipal.

Sobre o espaço

O Centro de Exposições e Galeria de Artes "Edilson Caldeira" foi inaugurado em 19 de agosto de 2015, através do projeto de lei n.º 30 de 22 de julho do mesmo ano, com aprovação unanime pelos vereadores presentes.

Nascido em 18 de  julho de 1971, na cidade de São Paulo, Edilson Camargo Caldeira chegou a Vinhedo em 1995, momento a partir do qual muito fez para o florescimento local artístico e cultural. Artista plástico, ator, diretor teatral, empresário e gestor cultural, assumiu cargo de diretor em 1997 e, posteriormente, de secretário da pasta de Cultura e Turismo da cidade nos anos de 2009 e 2014 - ano em que nos deixou.

Histórico de edições

Na ocasião das duas primeiras edições (1995 e 1996), o SVAP (Salão Vinhedense de Artes Plásticas) - como era chamado, abrigara tanto obras de seguimento clássico quanto contemporâneo. Enquanto que, em 1997, ocorreu a primeira edição do SVAC - Salão Vinhedense de Arte Contemporânea, com retorno nos anos de 1999 e 2001. E, em 1998, o primeiro SVAP Acadêmico, também retornando, por sua vez, nos dois anos seguintes.

1999 foi a primeira e única vez que as duas exposições aconteceram no mesmo ano, servindo como ponto para regresso ao formato misto, que permanece até hoje. Em 2002, foi finalmente batizado de Salão de Artes Visuais, ou, como carinhosamente o chamamos, SAV.

Sala Especial 2023

A presente edição apresenta os jurados como artistas convidados para ocupar a Sala Especial. Leia mais na sessão "jurados".


Artista convidado

A presente edição conta com o mural externo de autoria de um artista de Valinhos, Genivaldo Amorim, como parte de seu projeto “Ocupe.Arte: Trajetórias – Genivaldo Amorim” (31.364), contemplado por ProAC-ICMS, com recursos coletados das empresas Cartonifício Valinhos, Brose e Supermercados Caetano.


Centro de Exposições e Galeria de Artes "Edilson Caldeira"

Rua Monteiro de Barros, 101, Centro, Vinhedo/SP

Piso inferior do Teatro Municipal "Sylvia de Alencar Matheus"