Voltar                                                                                                                       

Na Perturbação de Ansiedade Generalizada o sintoma proeminente é a preocupação global com a qual é difícil lidar. O DSM-5 descreve a preocupação como “expectativa apreensiva”. Pessoas com Perturbação de ansiedade generalizada têm “expectativas apreensivas” de que irão acontecer eventos negativos em relação a várias questões e situações do dia-a-dia. Passando a evitar os locais ou situações temidas.

Diferentemente, num Ataque de Pânico apresentam-se sintomas que têm um início repentino, apresentam uma progressão rápida, atingindo um nível de desconforto muito elevado, em poucos minutos. Poderão apresentar, no máximo, uma duração de 20 minutos.

A terapia cognitivo-comportamental (CBT) tornou-se a principal intervenção para a ansiedade, demonstrando resultados positivos a longo prazo. A bibliografia indica que a CBT pode ser uma intervenção eficaz para a ansiedade após apenas 8 sessões, com ou sem qualquer forma de medicação coadjuvante.

O objetivo da CBT é, entre outros, ajudar a pessoa a perceber porque apresenta ansiedade, o que a despoleta e como se manifesta no seu dia-a-dia.
Mas principalmente, ajudar a regulá-la em níveis medianos de forma a utilizá-la para motivar, preparar para agir e concentrar-se na resolução de objetivos pessoais, académicos ou profissionais bem-sucedidos.


Bibliografia:
Stewart, R. E., & Chambless, D. L. (2009). Cognitive-behavioral therapy for adult anxiety disorders in clinical practice: A meta-analysis of effectiveness studies. Journal of Consulting and Clinical Psychology, 77(4), 595-606. 

Share

LinkedInFacebook