Voltar                                                                                                                       

A TERAPIA DE ACEITAÇÃO E COMPROMISSO (ACT) é uma terapia comportamental baseada em técnicas de mindfulness e valores pessoais visando desenvolver flexibilidade psicológica.

Está comprovada a sua eficácia na gestão de pensamentos automáticos desadaptativos e gestão emocional na ansiedade, depressão, suicídio, episódios psicóticos, entre outros.

Apresenta dois objetivos centrais:

Para gerir o sofrimento de forma saudável podemos permitir uma experiência dolorosa e agir de acordo com o que é importante para mim, sem evitar vivenciá-la, mas recebâ-la com curiosidade (Roemer & Orsillo, 2010). Segundo os autores, o evitamento da dor poderá estar a conduzir-nos à psicopatologia.


"It is not the strongest of the species that survive, 

nor the most intelligent, 

but the ones most responsive to change.” 

– Charles Darwin, The Origin of Species















Quanto mais evitamos emoções, mais nos refugiamos em comida, álcool ou redes sociais. Quanto mais evitamos a ansiedade, mais ingerível e ameaçadora ela se torna.

Portanto, a ACT ajuda-nos a estar mais capacitadas/os e responsivas/os às mudanças e obstáculos, auxiliando-nos no nosso crescimento e desenvolvimento pessoal saudável.


Alguns Pensamentos/Verbalizações comuns que podem contribuir para a psicopatologia:



Através da ACT podemos trabalhar a modificação da necessidade de controlo de experiências internas dolorosas (ex. tristeza, pensamentos automáticos desadaptativos, craving de uma substância, sensações corporais) permitindo olhar para estas experiências sem uma postura defensiva, com curiosidade e atenção plena, enquanto se promovem comportamentos adaptativos (Hayes, 1994).

Adquira e pratique estas e outras técnicas em Acompanhamento Psicológico.


Bibliografia

Harris, R. (2007). ACT Made Simple. Acceptance and Commitment Therapy (ACT). PESI, LLC

Share

LinkedInFacebook