Dr.ª Laís Alves Silva(Pós-doc/UERJ) - CV Lattes
Sobre o minicurso: Este minicurso abordará tópicos essenciais de estatística descritiva e inferencial com foco em Geoquímica Ambiental, visando a compreensão da organização, apresentação e interpretação de dados. Será introduzido o uso do software RStudio para a análise estatística de dados. O conteúdo programático inclui: estatística descritiva (representação tabular, visualização gráfica de dados, medidas de tendência central e de dispersão) e estatística inferencial (testes estatísticos paramétricos e não paramétricos). O curso é destinado a estudantes de graduação e pós-graduação, e não há pré-requisitos para participação.
Vagas: 15 vagas
Carga horária: 8h
Local e Data: dia 29/09, das 09:00 às 18:00, no LabSismo - Laboratório de Interpretação Sismoestratigráfica - Bloco F, Sala 4028, Pavilhão Reitor João Lyra Filho, campus Maracanã da UERJ.
Sobre a instrutora: Bióloga e Paleontóloga, possui graduação em Ciências Biológicas (2015) e Matemática (2022) e Mestrado em Genética, Biodiversidade e Conservação (2019) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Possui Doutorado em Geociências (2024) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente, realiza pós-doutorado pelo CNPq, com estágio no Programa de Pós-graduação em Geociências da UERJ. Atua nas áreas de Tafonomia, Paleoecologia e Espeleologia, com foco no estudo de fósseis do Quaternário. É integrante do Grupo de Pesquisa Taphonomy and Stratigraphic Paleobiology Research Group, do CNPq, e do Projeto de Extensão Instituto Virtual de Paleontologia do Rio de Janeiro (IVP-RJ). Também é membro da Sociedade Brasileira de Paleontologia (SBP).
M.Sc. Flávio Zaborne Oliver (Repsol) - CV Lattes
Sobre o minicurso: Introdução ao tratamento de dados geofísicos com o software Petrel. Não há nenhum pré-requisito para participação, entretanto será um facilitador se os inscritos já possuírem alguma experiência com dados sísmicos. Tópicos abordados: 1- Interface do Petrel; 2- Importação de dados sísmicos (2D & 3D), carregamento de poços e marcadores; 3 - Visualização de dados sísmicos nas Janelas 2D & 3D; 4 - Interpretação de horizontes & falhas; 5 - Geração de mapas e seções; 6 - Extração de atributos sísmicos no Petrel.
Vagas: 12 vagas
Carga horária: 8h
Local e data: dia 30/09, das 9:00 às 17:30, no LabSismo - Laboratório de Interpretação Sismoestratigráfica - Bloco F, Sala 4028, Pavilhão Reitor João Lyra Filho, campus Maracanã da UERJ.
Sobre o instrutor: Graduado (1989) em Geologia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR e especialista (1992) e mestre (1997) em Geologia e Geofísica Marinha pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Tem experiência de mais de 20 anos na área de Geociências, com ênfase em geologia de reservatórios, atuando principalmente nos seguintes temas: caracterização de reservatórios, modelagem geológica de reservatórios, geoestatística e interpretação sísmica. Atuou como geólogo de reservatório em empresas de serviço e operadoras de óleo e gás, tendo realizado trabalhos de modelagem 3D de reservatórios nas principais bacias produtoras brasileiras. Atualmente é geólogo de reservatórios na Repsol Sinopec Brasil, atuando na caracterização e modelagem geológica de campos de petróleo do pré-sal e pós-sal, e diretor adjunto da Sociedade Brasileira de Geologia - SBG.
Instrutor: Prof. Dr. Reiner Neumann (CETEM)
Sobre o minicurso: O curso objetiva apresentar/introduzir as bases teóricas do funcionamento da Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), e possibilidades de aplicação em diferentes áreas e materiais.
Vagas: 15 vagas
Carga horária: 8h.
Local e Data: Auditório do PPGGeo (29/09 - parte teórica) e CETEM (30/09 - parte prática), das 09:00 às 12:00h
Sobre o instrutor: O Prof. Dr. Reiner Neumann é graduado em Geologia pela Universidade de São Paulo (1988), mestre e doutor em Geociências (Mineralogia Aplicada e Experimental) pela Universidade de São Paulo (1993/1999), com pós-doutorado na Universidade de Edimburgo (2004). É Pesquisador Titular III do Centro de Tecnologia Mineral, professor e orientador de pós-graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde ministra cursos de mineralogia determinativa e mineralogia quantitativa. Atua desde 1992 em mineralogia aplicada a processos na mineração, com ênfase nas técnicas instrumentais, particularmente difração de raios X e quantificação pelo método de Rietveld, microscopia eletrônica com microanálise (mineralogia automática), espectroscopia Raman, análises térmicas e diversas outras técnicas.
Prof. Dr. Guilherme Loriato Potratz (UERJ) - CV Lattes
Sobre o minicurso: Este curso objetiva capacitar os participantes a avaliar dados geoquímicos, construir e interpretar diagramas geoquímicos, modelar processos magmáticos e utilizar dados isotópicos para interpretação de processos ígneos. Programa do minicurso:
Tópicos abordados: Fundamentos da geoquímica aplicada à petrologia ígnea.
Controle de qualidade dos dados geoquímicos.
Prática: inspeção de dados, totais, LOI, dados anômalos.
Diagramas de classificação (TAS, AFM).
Diagramas de variação (Harker).
Modelagem de fusão parcial, mistura de magmas e cristalização fracionada.
Diagramas multielementares normalizados.
Prática: construir diagramas e aplicar modelos simples.
Processos em câmaras magmáticas.
Diagramas tectônicos discriminantes (Th-Hf-Ta, Nb-Y, Ti-Zr-Y)
Limitações dos diagramas tectônicos.
Prática: aplicação dos diagramas em suítes.
Prática: interpretação de dados completos.
Vagas: 15 vagas
Carga horária: 16h
Local e data: dias 29 e 30/09, das 09:00 às 18:00, Sala 4032 F: 4º andar do Bloco F, Pavilhão Reitor João Lyra Filho, campus Maracanã da UERJ.
Sobre o instrutor: Guilherme Loriato Portratz é geólogo e professor universitário (UERJ), com sólida formação acadêmica em Análise de Bacias e Faixas Móveis (Mestrado e Doutorado pela UERJ) e especializações em Geologia do Quaternário e Business Intelligence. Atua como docente e pesquisador no campo das Geociências, com ênfase em petrologia, geotectônica e magmatismo pós-colisional. É autor de diversos artigos científicos publicados em periódicos internacionais, revisando regularmente trabalhos para revistas renomadas. Com experiência em geocronologia isotópica, inteligência artificial aplicada à geologia e coordenação de projetos, também se destaca como membro ativo em comissões acadêmicas e organizador de eventos científicos.