Herbário é uma coleção científica, composta por amostras de plantas secas, provenientes de diferentes ecossistemas, servindo como registro e referência sobre a vegetação e flora de uma determinada região. As informações contidas em um herbário são fontes básicas para os estudos taxonômicos, florísticos, biogeográficos, fenológicos, ecológicos e fornece dados para os trabalhos sobre biodiversidade, usos medicinais, tóxicos, forrageiros, alimentícios, entre muitos outros.
Atividades realizadas na visita ao Herbário:
1) Vídeo de apresentação e visita ao acervo
Nesta atividade, será exibido para os visitantes um vídeo de apresentação sobre o que é um herbário; a história do Herbário Huenf; importância dos herbários para preservação e conservação da flora e na sequência os alunos serão conduzidos pelos bolsistas ao acervo para visualizarem a etapa final das coleções botânicas. Será feita uma roda de conversa para explicar o que são os nomes científicos e o porquê deles serem importantes, trazendo exemplos de plantas de famílias botânicas e espécies diferentes, mas que têm um mesmo nome comum, de modo a esclarecer as confusões que nomes populares podem causar.
2) Atividade de Coleta, prensagem e amostra de exsicatas
Atividades de campo são capazes de promover maior envolvimento dos alunos com o assunto e maior aprendizado. Assim será realizada uma conversa sobre a importância da coleta de amostras vegetais. Os visitantes são divididos em pequenos grupos para a realização de coletas em uma rápida saída no campus da Uenf. Serão distribuídos materiais para realização das coletas e disponibilizado cerca de 10 minutos para a busca livre e coleta de espécimes. Ao término da coleta, os grupos serão reunidos e os colegas apresentam as plantas coletadas, notando peculiaridades e repetições, e compartilhando a experiência. Ao final, cada grupo prensa ao menos um dos materiais coletados, conforme instruções do monitor bolsista. Após a etapa de preparação do material teremos o manuseio cuidadoso de exsicatas demonstrativas, preparadas especificamente para este fim (amostras não tombadas no acervo) pelos visitantes, acompanhada de explicações sobre o processo de montagem. Em se tratando da Educação Infantil e dentro do tempo disponível pra essa atividade, podemos associar as exsicatas às plantas vivas correspondes, desenvolvendo habilidades de observação e comparação estimulando a curiosidade e o interesse pela botânica e a importância da conservação.
3) Pintura de folhas (Atividade para Educação Infantil – 1° ao 5° ano)
Durante um breve passeio no campus da Uenf, serão coletadas folhas com formas e texturas diferentes, que serão então levadas para sala 112. É importante que as folhas estejam limpas e secas. Antes de iniciar a atividade, as crianças devem observar as folhas com atenção, utilizando uma lupa se necessário. Em uma mesa, com tamanho adequado à idade das crianças, serão disponibilizados papel branco e giz de cera colorido. As crianças deverão esfregar o giz de cera sobre o papel, cobrindo toda a área da folha. A pressão exercida sobre o giz de cera fará com que a textura e as nervuras da folha sejam transferidas para o papel. Após a criação das impressões, as crianças podem comparar os desenhos, observando as diferenças entre as folhas e discutir sobre as características e as diferenças de cada uma, como a forma, o tamanho e a textura. Os desenhos poderão ser levados pra casa.
4) Jogo da memória com plantas do dia-a-dia (Atividade para Educação Infantil – 1° ao 5° ano)
Essa atividade tem como finalidade apresentar as plantas que fazem parte do cotidiano das crianças, buscando familiarizá-las com esses elementos. O formato da atividade é inspirado no clássico jogo da memória, onde o conjunto de cartas é composto por pares. Uma das cartas exibe o nome de uma planta comum no dia a dia infantil (como mandioca, abóbora, banana, maracujá, cenoura, entre outras), junto com seu nome científico e alguns exemplos de suas aplicações, enquanto a outra carta ilustra a planta correspondente.
Informações relevantes
Número de pessoas por visita: 20 a 30
Tempo estimado: 40 minutos
Ponto de encontro: sala 108 do P2 CBB
Orientações necessárias: ---
Dias/horários para marcação de visitas:
De terça a sexta no turno da manhã (9-12h)
De segunda a quinta no turno da tarde (14-17)