O projeto A-CEA tem o objetivo de conscientização sobre questões ambientais relativas a contaminação do solo e da água devido ao despejo inadequado do lixo orgânico. Promove a divulgação das técnicas de compostagem e vermicompostagem, como forma de reciclagem do lixo orgânico e a utilização do composto orgânico na produção de mudas de espécies arbóreas de uso múltiplo. A metodologia de trabalho do A-CEA através do oferecimento de cursos de capacitação; oficinas práticas sobre composteiras domésticas e produção de mudas; participação em feiras e outros eventos; publicação em mídias sociais e realização de ensaios experimentais sobre produção e uso do composto orgânico no cultivo de mudas de espécies perenes como adubo orgânico, como condicionador de solo e na composição de substratos. O publico alvo são professores da rede pública e privada, técnicos da área de ciências agrárias e ambientais, estudantes e cidadãos de todas os níveis de escolaridade.
Atividades realizadas na visita ao espaço:
Educação ambiental orientando sobre a reutilização de resíduos orgânicos na produção de adubo orgânico em composteiras. A metodologia será realizada por meio da apresentação de vídeos e brincadeiras lúdicas diferenciadas pela faixa etária dos visitantes. Deve proporcionar conhecimentos práticos e teóricos, incentivando hábitos sustentáveis e conscientes para a preservação ambiental e estimulando os visitantes a instalarem composteiras caseiras para a redução do descarte do lixo orgânico.
Crianças de 7 a 11 anos: Atividade por meio de jogos interativos, como desafios de separação de lixo, a “corrida do descarte correto”, jogo de trilha com dinâmicas de perguntas e respostas sobre reciclagem e a importância de cuidar do meio ambiente e, ao final realizar a instalação de composteira em pequenos recipientes.
Crianças de 12 a 15 anos: As atividades práticas tem o objetivo de indicar como reduzir o desperdício e reutilizar materiais. Explorando as áreas externas do campus, terão a oportunidade de aprender a construir composteiras utilizando materiais simples, como caixas, garrafas PET, baldes e potes de sorvete, transformando resíduos de cozinha e outros descartes do dia a dia em algo útil e sustentável. Durante a dinâmica, discutiremos quais tipos de resíduos são adequados ou não para composteiras, além de abordar a relação entre materiais de fácil e difícil decomposição, conversarmos sobre os microrganismos decompositores, liberação de gases de efeito estufa, poluição e qualidade de vida. Dentre os jogos educativos o boliche com materiais que podem ou não ir para composteira, jogo dos 7 erros, etc.
Para todas as idades, os visitantes serão apresentados a diferentes modelos de composteiras e podem (ou não) ser premiados com um saquinho de adubo orgânico.
Informações relevantes
Número de pessoas por visita: crianças de 7- 11 anos ==> 15 crianças; maior 12 anos ==> 20 pessoas.
Tempo estimado: 1 hora e 30 min.
Ponto de encontro: Prédio do NUDIBA, Laboratório Professora Luciana Rodrigues ou Centro de Convenções
Orientações necessárias: Uso de calçado fechado; Somente para crianças acima de 7 anos; A turma deve ser dividida por faixa etária.
Dias/horários para marcação de visitas:
Quarta-feira (10-12h) e quinta-feira (08-10h) no turno da manhã.
Quinta-feira no turno da tarde (13-16h)