O que é?
ESPECTRORRADIOMETRIA PARA MONITORAMENTO DE SEDIMENTOS EM RESERVATÓRIOS – SPECTROSED.
Projeto financiado pela ANEEL P&D. Coordenador: Prof. Dr.Henrique Llacer Roig (UnB) e tem a UFAM como parceira.
O projeto trabalha com o objetivo de desenvolver uma estação radiométrica automática que fornecerá um monitoramento hidrossedimentológico de alta frequência temporal, robusto e de fácil manutenção.
Contexto
Atualmente, o monitoramento sedimentar é realizado pelas concessionárias do setor elétrico de maneira convencional trimestralmente em locais fixos. Essa frequência não é adequada tendo em vista que cerca de 90% do fluxo sedimentar transportado em um sistema fluvial ocorre durante menos de 10% do ciclo hidrológico. Assim, o projeto de P&D propõe por meio do uso de equipamentos automatizados de baixo custo e a disponibilização dos resultados em tempo real.
Área de Testes
A área de teses é a Usina Hidrelétrica Jirau – UHE Jirau, que está instalada sobre o rio Madeira, o qual transporta 50% do sedimento exportado pela bacia amazônica ao oceano Atlântico (Espinoza Villar et al. 2013). Para mais detalhes ver o mapa abaixo.
Área de atuação do Projeto SPECTROSED
Publicações relacionadas
Bras Severo et al. 2024 Balanço hidrossedimentológico na região de confluência entre os rios Beni e Mamoré.14° SINAGEO – Simpósio Nacional de Geomorfologia 24 a 30 de Agosto de 2023 Corumbá / MS
Alves e Santos et al. 2024 Sentinel-2 MSI image time series reveal hydrological and geomorphological control of the sedimentation processes in an Amazonian hydropower dam. International Journal of Applied Earth Observation and Geoinformation. Volume 128, April 2024, 103786