Foco e Escopo


A Revista Pedagógica Traços e Traçados se configura como território amplo e aberto para divulgação pedagógica no âmbito da educação escolar, conforme os atuais valores da gestão democrática e dos processos de construção coletiva que constituem os propósitos e a missão da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Soledade/RS. 

Tem como objetivos primordiais estabelecer interlocuções de natureza educacional; promover debates com diversos segmentos; registrar as ações educativas e práticas inovadoras realizadas na rede pública municipal; divulgar projetos e iniciativas pedagógicas, bem como valorizar o trabalho de professores, gestores, estudantes. 

A intenção é reunir textos de reflexão, relatos de experiências, artigos e ensaios acadêmicos, entrevistas e produções de diversos segmentos educativos. Oportunamente, a Revista se constituirá também em repositório de produções em formatos diversos, como vídeos, podcasts, áudios, dentre outros meios de interação, sempre acompanhados de apresentação que contextualize o conteúdo.

A Revista está composta por quatro seções, cada uma contando com uma dupla de curadores/as, configuradas da seguinte forma:


Seção I. Assim pensamos, assim fazemos

Reúne textos de reflexão e relatos de experiência das professoras e dos professores que, a partir da sala de aula e dos espaços educativos escolares, compartilham seus fazeres e saberes, rotinas, práticas inovadoras, desafios, dilemas e conquistas da profissão docente, etc. Comporta textos de 4 a 6 páginas, incluindo título, resumo, palavras-chave e referências.


Seção II. Vozes da escola 

Apresenta produções de outros segmentos da escola, como direção, coordenação, pais, funcionários, estudantes, tratando das mais diversas temáticas afetas à educação escolar. Comporta textos, imagens, ilustrações e demais formatos, com limite de até 3 páginas. 


Seção III. Vozes da cidade educadora

Contempla artigos e ensaios advindos de pesquisa acadêmica, tendo como autores professoras/es e pesquisadoras/es da educação básica e da educação superior, segmentos da sociedade, Associações de classe, Instituições Culturais, dentre outros. Comporta textos de 6 a 10 páginas, incluindo título, resumo, palavras-chave e referências.


Seção IV. Conversando se aprende

Expõe entrevistas com educadores locais, nacionais ou estrangeiros, de reconhecida trajetória no campo educacional. Comporta o limite de até 5 páginas.