REFERÊNCIAS HISTÓRICAS
As primeiras referências ao lugar do Prior Velho (concelho de Loures) remontam a meados do século XIX. O topónimo Prior Velho parece estar relacionado com a presença de algum clérigo que ali viveu, tendo, assim, estado na origem do baptismo da freguesia. É também neste período que começa a sua industrialização.
O desenvolvimento que se verificou ao longo de todo o século XX levou à criação da freguesia do Prior Velho em 1989 (pelo Decreto-Lei n.º 68/89, de 25 de Agosto). Até essa data, o Prior Velho esteve ligado à freguesia de Sacavém.
O Prior Velho tem como padroeiro da paróquia S. Pedro. Em termos de património histórico, destaca-se claramente a Quinta da Francelha, com o seu belo palacete. A quinta, brasonada, ostenta galhardas tradições históricas e arquitectónicas e está classificada como Monumento Nacional.
CARACTERISTICAS SÓCIOECONÓMICAS
O Prior Velho é uma das 18 freguesias do concelho de Loures, sendo possível distinguir duas vertentes: uma habitacional e outra industrial. O seu crescimento urbano, que lhe permitiu a ascensão à categoria de freguesia, iniciou-se em meados do século XX, com a construção do Aeroporto da Portela e da Auto-Estrada do Norte. Foi nessa altura que começaram a fixar-se no território as primeiras unidades industriais e, de seguida, numerosos núcleos populacionais.
A proximidade a Lisboa é um factor de fixação importante e muitas empresas continuam a preferir o Prior Velho para a sua localização, sendo, na vertente industrial, uma das mais importantes do concelho. O comércio desempenha também um papel muito significativo, contando o Prior Velho com algumas centenas de estabelecimentos comerciais.
CARACTERÍSTICAS DEMOGRÁFICAS
Não existem dados granulares e recentes para aferir quanto à população do Prior Velho, mas é possível estimar o número de eleitores do Prior Velho, em 2017, na ordem dos 5.600.
Esta situação deve-se ao facto de, a partir de 2013, os dados serem agregados pela União de Freguesias.