Integração NUCAF

Resumo

Cada seção judiciária deve cadastrar os pagamentos de profissionais associados no eSocial. A Seção Judiciária da Bahia - SJBA já tem um sistema que permite que a equipe do Núcleo de Administração Financeira e Patrimonial (NUCAF) realize esse cadastro (eSOCIAL-SJBA). Entretanto, o processo é trabalhoso quando se tem muitos pagamentos para serem preenchidos manualmente no sistema da SJBA. Na prática, são em torno de 500 registros por mês (S-2300, S-1200 e S-1210), cada registro tem em torno de 10 campos. Tais informações são obtidas do sistema Assistência Judiciária Gratuita (AJG), que fornece uma interface de usuário e outra SOAP API para isso. Por ser um trabalho repetitivo e chegando a ser árduo, faz-se necessário um sistema autônomo que realize uma interoperabilidade entre eSocial com o AJG. Portanto, o objetivo desse projeto é desenvolver um Web Service que fornece uma interface REST API para acesso aos dados que estão no AJG. Assim, o eSocial pode consumir esses dados periodicamente e remover o trabalho manual envolvido nesse processo de atualizações de pagamentos no eSocial.

Sistema autônomo de interoperabilidade entre AJG e eSocial

O sistema realiza o registro dos eventos S-2300, S-1200 e S-1210. O sistema registrou 528 eventos no eSocial automaticamente, que corresponde aos 258 registros de pagamentos de remuneração de profissionais (S-1200), 258 registros de pagamentos de ganhos de trabalho (S-1210) e 12 novos profissionais vinculados (S-2300). O sistema consegue enviar 50 eventos a cada 10 segundos. Esses envios correspondem aos dados do mês de 07-2023, que devem ser enviados até o dia 15-08-2023. 

Este software, ainda conta com um sistema de verificação de erros, de forma que os administradores são notificados via E-mail, caso ocorram. Em particular, este sistema realizou uma atividade que duraria uma semana se fosse realizada por pessoas, em apenas alguns minutos.


Esse sistema passa a conter usuários. Eles precisam de um meio de acompanhamento de envios. Em caso de erros nos dados, precisam de um meio eficiente de correção dos dados e reenvio para o eSocial.

Projeto


Desenvolvimento

Equipe de Residentes


Lucas Oliveira