Apresentação

Este documento apresenta o projeto da Segunda Turma do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Projetos de Tecnologia e Inovação para o Judiciário Federal. O curso tem como objetivo principal incentivar a formação de recursos humanos com alto grau de especialização na área de Desenvolvimento de Sistemas de Software. O foco de atuação da primeira turma do curso será desenvolver competências para o planejamento e o desenvolvimento de soluções de software para as diversas áreas da Seção Judiciária da Bahia (SJBA).

A inclusão de atividades de inovação tecnológica irá fomentar a inovação da área de Tecnologia da Informação (TI) no setor judiciário, já que promovem o desenvolvimento de mão-de-obra qualificada, sendo assim um importante mecanismo para o fortalecimento do polo de TI e para a sociedade do Estado da Bahia.

A proposta está de acordo com os interesses da Universidade Federal da Bahia (UFBA), pois aumenta a atuação da formação de profissionais em nível de pós-graduação e permite uma maior aproximação entre universidade e instituições da região que desenvolvem ou fazem uso de TI. Esta aproximação com instituições da sociedade facilita tanto os processos de transferência de tecnologias desenvolvidas pela universidade, como permite um melhor entendimento dos problemas enfrentados na prática, em contextos reais, permitindo um melhor alinhamento das pesquisas realizadas pelos pesquisadores da universidade.

A viabilização do curso de pós-graduação deverá envolver as áreas de contratos; assessoria jurídica; de tecnologia da informação e comunicação; e orçamento e finanças da SJBA, além da participação da UFBA, através do Instituto de Computação da UFBA (IC/UFBA).

O curso proposto visa oportunizar uma quantidade de bolsistas que terão carga horária definida na UFBA e cumprirão jornada de estágio na SJBA, desenvolvendo projetos de inovação e pesquisa de novas soluções, alinhados com a Direção do Órgão, agregando conhecimento e associando a teoria aprendida na UFBA com a prática abordada pela SJBA, através da preceptoria (responsáveis pela supervisão direta das atividades práticas) de professores Doutores do quadro efetivo do IC/UFBA.

A última semana de atividades estará dedicada à apresentação final dos Trabalhos de Conclusão de Curso, desenvolvidos por cada estudante do curso.