A convite da Administração do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5), na última sexta-feira, 5 de abril, a diretora do Núcleo de Gestão e Estratégica, Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (NucGE-SJBA), Liliana Kelsch Sarmento e o diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação da Seção Judiciária da Bahia (NUTEC-SJBA), Álvaro Antônio Brito Reis, foram apresentar o projeto Residência de TI, projeto de sucesso da SJBA que já formou duas turmas e está rendendo frutos promissores. Em 11/04/2024.
Com o objetivo de agregar valor em um cenário de crescente aplicação da cultura de inovação no Poder Judiciário, mais uma turma de Residência de TI é formada na Justiça Federal da Bahia (JFBA). A 3ª turma foi apresentada à diretora do Foro desta Seção Judiciária, juíza federal Sandra Lopes Santos de Carvalho, na manhã de ontem, 15, na sala de treinamento localizada no térreo desta Seccional. Em 16/08/2024.
Na Seção Judiciária da Bahia, dois projetos inovadores estão promovendo uma transformação nos serviços da Justiça Federal. Eles foram desenvolvidos e entregues neste mês de novembro pelos residentes da 3ª turma do programa de Residência de TI, em parceria com o Instituto de Computação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Com foco na eficiência e na modernização, os projetos foram elaborados para solucionar desafios operacionais, utilizando metodologias ágeis e tecnologias modernas. Em 27/11/2024.
A Seção Judiciária da Bahia (SJBA) lançou a versão 2.0 do sistema AJG/eSocial+, que amplia e moderniza a integração entre os sistemas de Assistência Judiciária Gratuita (AJG) e o eSocial. A nova versão representa um avanço técnico significativo no controle automatizado dos envios de pagamentos de peritos judiciais ao eSocial e foi desenvolvida pela Residência em TI UFBA/SJBA por solicitação da Divisão de Administração Financeira e Patrimonial (DICAF/SJBA). Em 11/07/2025.
A Residência de TI da Seção Judiciária da Bahia está implementando um novo sistema para automatizar o envio e processamento de eventos fiscais relacionados à Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf). Desenvolvido pelos residentes Rodrigo dos Santos Silva e Eliel Batista Santos, sob orientação do Professor Frederico Durão, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o projeto visa a otimizar o fluxo de trabalho e liberar a equipe para atividades estratégicas. Em 23/07/2025.
A 3ª turma de Residência de TI da Seção Judiciária da Bahia teve sua formação concluída com sucesso na manhã de ontem, 31 de julho. A Residência de TI, que teve início no ano de 2021, é um projeto da Seção Judiciária da Bahia em parceria como Instituto de Computação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e trata-se de um curso de Pós-Graduação latosensu em “Projetos de Tecnologia e Inovação para o Judiciário Federal” (Residência em software). Em 31/08/2025.