Os residentes serão capacitados nas disciplinas: Desenvolvimento Web, Qualidade de Software, Gestão de Projetos Ágeis, Engenharia de Requisitos, Banco de Dados, Arquitetura de Software, Desenvolvimento para Dispositivos Móveis, Computação em Nuvem, Visualização de Informação, Aprendizado de Máquina Supervisionado, Aprendizado de Máquina Não-Supervisionado, Mineração de Dados, Processamento de Linguagem Natural, Ciência de Dados e Segurança da Informação.
Em paralelo com a capacitação teórica, os residentes estarão desenvolvendo projetos reais e práticos a partir demandas da Seção Judiciária da Bahia. Os residentes estarão alocados nas dependências da SJBA com toda a infra estrutura e apoio necessário para a condução dos projetos, assistidos tanto pelo pessoal interno como a preceptoria dos docentes da UFBA. Os residentes terão a oportunidade de aplicar o conhecimento ganho em sala de aula em projetos profissionais com direto impacto na Seção Judiciária da Bahia.
Como resultado concreto da disciplina final do curso (Trabalho de Conclusão de Curso), cada aluno deverá produzir uma monografia que apresenta uma visão crítica e que, de alguma forma, contribua com o processo, ambiente ou ferramentas de desenvolvimento de sistemas de software, vivenciados durante o período de realização das atividades práticas. A elaboração da monografia terá a orientação acadêmica do preceptor e acompanhamento de um servidor da SJBA. O objetivo aqui é documentar os desenvolvimentos que foram realizados durante a residência.