Claro, por que não? Para a Educação Infantil, a Computação permite explorar e vivenciar experiências, sempre movidas pela ludicidade por meio da interação com seus pares. Devem considerar as seguintes premissas:
1. Desenvolver o reconhecimento e a identificação de padrões, construindo conjuntos de objetos com base em diferentes critérios como: quantidade, forma, tamanho, cor e comportamento.
2. Vivenciar e identificar diferentes formas de interação mediadas por artefatos computacionais.
3. Criar e testar algoritmos brincando com objetos do ambiente e com movimentos do corpo de maneira individual ou em grupo.
4. Solucionar problemas decompondo-os em partes menores identificando passos, etapas ou ciclos que se repetem e que podem ser generalizadas ou reutilizadas para outros problemas.
[Fonte: BNCC da Computação]
Essas são aquelas atividades que não dependem de tecnologia digital, mas ainda ensinam conceitos relacionados. Exemplo: um jogo de cartas para aprender lógica de programação ou uma brincadeira onde os alunos seguem comandos como um "robô humano".
Que tal...
Comparar diferentes rotas executadas pelas crianças a partir de um jogo digital de labirinto ou a partir de um labirinto desenhado no chão.
Experienciar a execução de algoritmos por meio de percursos realizados a partir de desenhos no chão (ou maquetes) como, por exemplo jogos de labirinto, amarelinha, sequências de números ou de cores?
Experienciar a execução de algoritmos por meio de atividades manuais (e.g. dobraduras, bordado, costura)?
Expressar as etapas de realização de tarefas diárias por meio de desenhos ou de forma oral?
Ordenar uma sequência de imagens que representem as etapas de uma tarefa diária?
Criar um conjunto de perguntas com base em uma história, personagens ou tema de interesse da turma. Cada criança recebe duas cartas: uma verde (verdadeiro) e uma vermelha (falso). Para cada pergunta, a criança apresenta sua resposta e, em conjunto, discutimos os erros e acertos?
Realizar a brincadeira popular "Morto ou Vivo" (e suas variações), substituindo "morto" e "vivo" por frases que possam ser julgadas como verdadeiras (vivo) ou falsas (morto)?
Gostou dessas ideias? Todas são oriundas da BNCC da Computação! Dá uma olhada lá para muito mais!
Baixe no tablet!
Labirintos - Jogo p/ crianças
Que tal... acessar o ChatGPT da Computação para obter muitas ideias de aulas e atividades já baseadas nas competências?
Quer ver sua atividade aqui no repositório ou até no eBook da prefeitura? Manda a descrição dela no nosso formulário!
Vamos trabalhar a dualidade entre 'quente e frio' com imagens? Que tal pintar as imagens que representam o frio de azul e as quentes de vermelho?
Que tal montar uma fábrica de sorvetes? Dê o gabarito aos alunos e deixem escolher as casquinhas e sabores que sejam correspondentes.
E se em vez de montarmos sorvete, montarmos pessoas? Aqui, além do pensamento computacional, trabalhamos a montagem corporal e a identidade, pois podemos levar um espelho para que percebamos detalhes do nosso corpo antes de tentar representa-lo nos esquemas
É uma ótima opção usar as literaturas infantis para contextualizar as atividades e gerar personagens para as brincadeiras. Abaixo, separamos algumas sugestões de literaturas para incrementar suas aulas! Procure também alguns títulos na nossa Árvore Livros!
Usando o Gemini, uma Inteligência Artificial produzida pela Google, você pode criar StoryBooks personalizados e totalmente adaptados conforme seus objetivos. É possível também colocar a própria IA para narrar ou exportar
Vou deixar um prompt de exemplo:
Quero que você produza um livro infantil ilustrado para crianças de 4 a 5 anos sobre respeitar e amar as diferenças. Use os nomes dos meus alunos para os personagens: Gabriel, Bernardo, Daniel, Valentina, Júlia, Larah e Eloah. Use diferenças relacionadas à aparência, personalidade e outras características visíveis e perceptíveis por crianças. Use pouco texto e bastante ilustrações.
Experimente, você pode dar a riqueza de detalhes que quiser!
Muitos sites já organizam sugestões de atividades. Que tal mergulhar neles para encontrar o que mais se adequa ao seu contexto de sala?
Além disso, separamos uma lista de sugestões de aplicativos que podem ser utilizados para aumentar a interação dos alunos com recursos digitais educacionais.
CS Unplugged
Site com coleção de atividades de aprendizagem gratuitas que ensinam Ciência da Computação por meio de jogos e quebra-cabeças envolventes que usam cartas, barbantes, giz de cera e muita correria.
PBS Kids
Por meio de histórias envolventes, PEG + CAT inspira crianças em idade pré-escolar a ver a matemática como algo empolgante, acessível e divertido. O programa ensina medidas, formas e padrões, além de uma ampla gama de habilidades pré-matemáticas fundamentais. Ele também ensina uma abordagem investigativa para a resolução de problemas que as crianças podem usar em suas vidas cotidianas. À medida que Peg e Cat lutam para resolver problemas, eles fazem suposições, têm ideias, improvisam, discutem, jogam, cantam músicas e escrevem números e figuras.
O site possui jogos e atividades em inglês, mas que podem ser traduzidos ou mediados pelo professor em sala.
Apps com funcionamento Offline
123 Numbers
Aprenda brincando crianças
Jogos de Desenho: Pinte a Arte
Kids Games
Jogos para crianças pequenas
Jogos para crianças de +3 anos
Jogos de Colorir
Quebra cabeça infantil jogo 3+
Formas e Cores Jogos crianças
Baby World
Piano Crianças Música Canções
Ache o Erro: Jogo da Diferença
Ferramenta de desenho criada pelo Google Creative Lab .
Caso a sua escola necessite de ajuda para configurar, redefinir o tablet ou instalar aplicativos, solicite ajuda da Subsecretaria Adjunta de Inovação e Tecnologia através da sua ETAP!
Que tal utilizar experiências de outros docentes Brasil afora como inspiração para atividades? Aqui, separamos algumas atividades em vídeo para te inspirar!