2016

O INÍCIO

SOBRE A PESQUISA QUE DEU INÍCIO

No ano de 2016 a Drª Profª Rosmarie Reinehr, iniciou uma pesquisa com o objetivo de identificar atores, grupos e redes envolvidas com a EA (Educação Ambiental) e sua participação na formulação das políticas ambientais da região dos Campos de Cima da Serra.

Os objetivos específicos eram mapear as redes e micro-redes de EA instituídas no município e/ou em articulação à outras já estabelecidas nos municípios e regiões circundantes e elaborar um quadro-referência multissetorial das ações práticas desenvolvidas em EA no âmbito do município de SFP, assim como das redes e/ou micro redes estabelecidas.

A metodologia para coleta de dados foi tipo triangulado: fluxo de dados qualitativos de fontes secundárias (metadados, revistas, jornais, sites oficiais) e quantitativos (resultados das entrevistas). Foram aplicados questionários semi-estruturados, distribuídos entre segmentos da sociedade pública e civil de São Francisco de Paula,incluindo escolas públicas e privadas.

Os resultados da análise os participante apontaram desconhecer a atuação dos conselhos, composição e a falta de divulgação das formas de participação, destacaram entre as prioridades para a EA: políticas ambientais, plano diretor municipal, uso correto de agrotóxicos, formação de professores e saneamento básico, revelando a insatisfação com a inexistência do tratamento sanitário, coleta e tratamento de resíduos, acreditavam ser importante a EA porém não participavam de nenhuma ação.

No ano seguinte 2017, foi realizado o primeiro encontro entre os Atores da Rede, que ainda não se intitulava Rede Araucárias, foi realizado dentro SIGA e as responsáveis eram Profª Dra Rosmarie Reinerh e Profª Dra Aline C. Hernandez.