TODOS OS VÍDEOS ESTÃO DISPONÍVEIS NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE ENQUANTO DURAR O EVENTO
TODOS OS VÍDEOS ESTÃO DISPONÍVEIS NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE ENQUANTO DURAR O EVENTO
Alessandro Paiva (@alessandro___paiva)
Vídeo Full HD, 9 min 29 seg
Alessandro Paiva é brasileiro, Artista Visual, Produtor Cultural e Designer Gráfico. Bacharel em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense; Bolsista CAPES no Mestrado em Poéticas Interdisciplinares do PPGAV da Escola de Belas Artes na Universidade Federal do Rio de Janeiro; pesquisador vinculado ao BrisaLAB - Laboratório de Pesquisa em Performance, Mídia Arte e Questões Ambientais (FAPERJ) e artista residente do projeto Territórios Sensíveis – Baía de Guanabara. Sua pesquisa e produção teórica/artística dedica-se a explorar relações entre arte, ambiente e território, envolvendo diferentes suportes e linguagens como processos gráficos, pintura, fotografia, vídeo e objetos instalativos.
Alessandro Driê www.drie.com.br
Animação em 3D, 2 min
Animação: Alessandro Driê
Audiodescrição: Patrícia Almeida & Jairo Jardim
Alessandro Driê é um arquiteto, cartunista e cineasta de animação brasileiro. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFJF, é animador autodidata, com participações em cursos e oficinas de Festivais de Cinema e Vídeo. É fã de todas as formas de artes visuais e novas mídias. Foi também um ativo articulador de movimentos sociais e de cidadania. Participou de importantes movimentos na cidade de Juiz de Fora, entre eles o da preservação da Mata do Krambeck e, mais recentemente, do Movimento "Salvem o Cine Excelsior" e "Salve o Cine Palace". Na área do audiovisual, Driê especializou-se no cinema de animação, dirigindo alguns curtas bem como editando alguns outros trabalhos de vídeo.
Ana Clara Guinle (@anaclaraguinle) anaclaraguinle.wixsite.com/arte
Vídeo, montagem com narração do texto poético ''Ensaio Sobre Isolamento'' e colagem digital de mesmo nome articulada com detalhes e fragmentos da mesma, 1 min 16 seg.
Ana Clara Guinle atua como artista pesquisadora. Mestranda em Artes Visuais na Escola de Belas Artes da UFRJ, investiga através da fotoperformance, da poesia, entre outras linguagens artísticas, questões relacionadas à corporeidade, experiências sensoriais e memórias afetivas. Através de uma poética onde o corpo se apresenta despindo camadas, costura elementos que reorganizam espaço e indivíduo, transformando-os mutuamente. Constrói em suas imagens, universos oníricos onde os simbolismos apontam para reflexões sobre feminino e ancestralidade na contemporaneidade.
Arthur H (@nao.instantaneo)
Videopoema, 3 min 10 seg
Baiano da Guanabara, quarenta e (não tão) poucos anos. Comunicólogo de-formação (graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal Fluminense), designer por opção (e atuação – mestre em Design Visual pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro) e poeta na imaginação (gastando energia, tinta e pixels, publicando nas mais diversas frentes e versos).
ESPIRAL DE ANDRÔMEDA_2021
Dani Spadotto (@danidanispadotto) https://danispadotto.net
Vídeo-Performance, 15 min 16 seg
Me formei arquiteta e urbanista, sou mestre em Linguagens Visuais pelo PPGAV-EBA-UFRJ e doutoranda em Poéticas Interdisciplinares no mesmo programa. Atualmente estou investigando quais são os princípios formais que compõem a (minha) poética esquizo e qual relação ela estabelece com a arte contemporânea. Parto da hipótese que tal poética engendra um sistema de relações que tem como fio condutor a escuridão e a opacidade a fim de fazer conviver delírio e razão. Normalmente trabalho com partituras e instruções para performances, fotografias e vídeos. Dentre as exposições e as residências mais recentes destaco: a BienalSur no MAAC de Guayaquil sob o tema “Utopias y Distopias en el Paisaje Contemporáneo; Centro de Exposiciones SUBTE no “Ciclo de Performances Clemente Padín”; REsidência SALLA-Taller no Espácio de Arte Contemporáneo de Montevideo e a vô-curadoria da exposição “Interjecciones SUR : Geografías de pas Violencias no Centre Flassaders em Palma de Mallorca.
Gabriel Fampa (@gabrielfampa) cargocollective.com/gabrielfampa
Vídeo digital, 1 min 37 seg
Gabriel Fampa, 1990, vive e atua no Rio de Janeiro. É artista e pesquisador. Doutorando (bolsista Capes) na linha Arte, Imagem e Escrita pelo Instituto de Artes da UERJ, mestre em Linguagens Visuais pela EBA - UFRJ e bacharel em Ciências Sociais pelo IFCS na mesma instituição (UFRJ). O amálgama, a relação entre a parte e o todo, as práticas errantes, a radicalização do contexto e a heterogeneização do espaço são temas que tendem a fluir organicamente do corpo de trabalhos que produz. Em sua trajetória fez cursos complementares de desenvolvimento teórico e prático nos campos do cinema e das artes visuais, dentre os quais destaca o programa de formação Práticas Artísticas Contemporâneas pela EAV - Parque Lage, RJ.
Gabriel de França Caetano (@___gabrielcaetano/)
Vídeo, 10 min 10 seg
Gabriel de França Caetano é irmão mais velho e filho de pais nordestinos. Nascido no Morro Santo Amaro (RJ) e criado em Santíssimo, Zona Oeste do Rio de Janeiro (RJ). Graduando em Artes Visuais - Escultura pela UFRJ e formado no Curso Livre de Preparação de Escritores, da Casa das Rosas. Expôs seus trabalhos em alguns lugares, destacando-se a exposição individual “toda sombra é mistério” (2021, Laboratório de Processos Artísticos). Em 2019, foi finalista do IV Prêmio Reynaldo Roels Jr. Em 2020, foi convidado para a Arte Acari, organizada pela Galeria Phábrika. Em 2021, integrou a “Coletânea de Poetas Brasileiros Contemporâneos” e a antologia de poemas “Geração 90”, ambas da Editora Persona.
Kika Motta (@kika_motta / @mana_obra)
Vídeo-performance, 8 min
Kika Motta é artista e pesquisadora mestranda em Linguagens Visuais pela UFRJ. Possui graduação pela mesma instituição em Artes Visuais/ Escultura. A pesquisa atual se direciona a investigar os conceitos de matéria, sobretudo as suas transformações e interações entre arte-cura, sendo o corpo como suporte para a transformação da matéria. Há anos estuda as artes cênicas e do corpo, tendo se formado na Escola Angel Vianna. Transita entre as linguagens da arte da performance, da escultura, do vídeo, da instalação e do som. Atua também como terapeuta corporal, marceneira e mãe.
Lucas Vidal (@lucas.s.vidal) https://lucassvidal.com/
Álbum sonoro e Vídeo
Vídeo, 35 min 04 seg
Nascido em Niterói e residente no Rio de Janeiro. Lucas Vidal (1990) é bacharelando em Artes Visuais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, formado em Engenharia Mecânica, baterista e violonista. Iniciou sua trajetória pela pintura e participou de exposições no Rio de Janeiro, Goiânia, Filadélfia-EUA e Puebla-MEX com trabalhos de performance, videoarte, fotografia e instalações. Atualmente tem se dedicado a pesquisa de poesias sonoras através de estudos rítmicos, práticas percussivas e coletas virtuais resultando em sua estreia musical do álbum “Renata”.
Mariana Par (@mariana_par_) www.cargocollective.com/marianapar
Vídeo digital, 12 min 53 seg
Mariana Par é artista e mestranda em Linguagens Visuais pelo PPGAV UFRJ. Articula diversas intervenções públicas e trabalhos em outras linguagens desde 2014 até os dias de hoje. Participou de exposições como “Casa Carioca”, no Museu de Arte do Rio, ”Abre Alas 14", na galeria A Gentil Carioca, "A Utopia do NÃO", no Paço Imperial (Rio de Janeiro), e "The future for today" na The Wrong Biennale (2015, Internet Pavillion) e no Queen's University Department of Film and Media (2021, Ontario, Canadá). Em 2016, foi premiada pelo edital de narrativas experimentais do MIS SP (Des.gráfica).
******AO VIVO_15/12_15H******
Experimento performático coletivo, 2 h
Mário César Filho (@o.inquietante)
Mestrando em Artes Visuais pela EBA-UFRJ (2021-) na linha de Poéticas Interdisciplinares, pós-graduado em Design de Espaços Efêmeros pelo IESP-PB (2019) e graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFPE (2016) com intercâmbio de um ano no centro Sam Fox School of Design and Visual Arts (WUSTL, 2014), apoiado pela CAPES. Como artista, explora diferentes (cor)po-éticas na intersecção da arte contemporânea e outras epistemes, considerando principalmente os aspectos curativos para os traumas coletivos ocidentais, as estratégias de reencantamento do mundo e a problemática ética desse diálogo.
Yuri Monteiro (@yurimoonteiro)
Cientista Político pela UFPE (2018), professor de Yoga (2021) e terapeuta de grupo com foco na Análise Bioenergética pelo Libertas-FACOL (2020). Como pesquisador, se dedica aos estudos no campo da filosofia da educação, investigando as contribuições das pedagogias indianas da Yoga e do Budismo para pensar uma (trans)formação humana que (re)acione a magia e o reencantamento como (cosmo)política de ser e estar em relação não-dual com mundo. Atua como membro externo na coordenação e execução do projeto de pesquisa “Ensaios para uma pedagogia dos cinco elementos: experiências teórico práticas da relação "corpomundo" na extensão universitária” da UFPE.
CASULO_2021
Niara Mackert (@art.niam)
Video Performance, 20 min 34 seg
Nascida no interior de São Paulo, Lucélia. Morando em Recife - PE, há 6 anos, onde veio para realizar graduação na UFPE em artes visuais. Licenciada e atualmente cursando o mestrado na mesma instituição, com uma pesquisa sobre expressão plástico-corporal e criatividade de crianças em vulnerabilidade social. Começou sua atuação como artista em 2016. Sua produção artística se mescla entre fotografia e manipulação digital. É arte/educadora do Movimento Pró Criança, ONG de Recife e Região Metropolitana que atende crianças em vulnerabilidade social.
A ERA DA INCERTEZA_2021
Rafael Salim (@salimrafael)
Vídeo digital, 7min
Rafael Salim é um fotógrafo e artista brasileiro. Nasceu em 1987, no Rio de Janeiro. Formou-se em Cinema e traz essa ótica para seu trabalho. Atualmente no mestrado em Linguagens Visuais (PPGAV-UFRJ) pesquisa sobre o diálogo entre fotografia e realidade digital contemporânea. Além disso, participou de múltiplas exposições com seu trabalho artístico e contribui com fotografias para revistas, livros de arte e arquitetura.
FRAGMENTOS - CENOGRAFIA EM CASA_2020
Sarah Mantuan (@coisasqueacontecem)
Performance audiovisual, 2 min 10 seg
Meu nome é Sarah Mantuan, sou natural de Piracicaba, interior de São Paulo, sobrevivendo, vivendo e absorvendo o RJ há 4 anos. Vejo e escrevo, sinto e observo, penso e materializo. Afino meu olhar e todos os meus sentidos para entender as brechas cotidianas, as frestas e os entre-espaços. Utilizo do coletivo e do espaço como ferramentas e dispositivos para refletir sobre os vazios e os preenchidos numa eterna busca.
SEMA (@sema.mp4 ) https://artistasema.wordpress.com/
Vídeo digital, 1 min 47 seg
(com participação de Dhi Monte, biO, Mateus A. Krustx, Cacau, Thiago Saraiva e José Lucas Dutra)
Bacharel em Artes Visuais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atualmente cursa a licenciatura na mesma instituição. Integrante do projeto de pesquisa Arquitetura de Artista: a construção de poéticas contemporâneas da artista e professora Malu Fatorelli e dos projetos de extensão A imagem fora da artista e professora Analu Cunha e Experiências Indiciais da artista e professora Inês de Araújo. Pesquisa a relação dos estudos cuir/queer com as artes visuais, a metalinguagem da videoarte e questões do artista enquanto profissão. Já participou de exposições no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, no Espaço Cultural Oasis, no Espaço A Mesa, no Centro Cultural Phábrika, dentre outros.
FABULAÇÕES FERMENTATIVAS_2021
Sofia Mussolin (@sofiamussolin) sofiagmussolin.wixsite.com/artes
Trilha Sonora: Leon Navarro
Vídeo, HD /11 min 43 seg
Sofia Mussolin é artista-pesquisadora e desenvolve sua linguagem artística entre fotografia, audiovisual e performance com discussões acerca do Antropoceno, cosmologias e epistemologias do sul em relação entre corpos sencientes e seus territórios. Se concentra nas interações multiespécies e perspectivas além-humanas de habitar o mundo. Formada em Imagem e Som (UFSCar), com Design e Multimédia (UC-Portugal) através do Programa Santander de Bolsas Luso-Brasileiras, mestre pelo PPGAV/UFRJ e atual doutoranda pelo PPGCA/UFF, vinculada ao BrisaLAB/UFF (FAPERJ).
Thaís Basilio (@___thaisbasilio)
Video Performance, 3 min 25 seg
Nascida no Rio de Janeiro, a artista Thaís Basilio graduou-se em Artes Visuais na UERJ e cursou especialização em Linguagens Artísticas, Cultura e Educação no IFRJ. Atualmente é mestranda na linha de Linguagens Visuais do PPGAV-EBA-UFRJ. Complementou sua formação artística em cursos promovidos pela EAV Parque Lage. Em sua pesquisa, desenvolve temáticas atravessadas pelas seguintes questões: gênero, raça e trabalho, automatização e fabricação de subjetividades, robotização do corpo, “algoritmização” da vida, e o devir negro pelo mundo.