Palestrantes
e convidados
Em ordem alfabética
Em ordem alfabética
George Akwah
Oficial Sênior de Gestão de Programas da Bacia do Congo, Programa da ONU para o Meio Ambiente e Líder de Projeto da Bacia do Congo
George é um profissional com mais de 20 anos de extensa experiência em política e prática de conservação da natureza, manejo de florestas e recursos naturais, desenvolvimento sustentável, e padrões e estruturas de conformidade. Incluindo papéis de gestão e liderança em níveis global, regional e nacional com organizações líderes - IUCN, WWF, CIFOR, IITA, FSC. Ele possui vasta experiência na mobilização de recursos para iniciativas programáticas de grande porte, estratégias organizacionais e facilitação de processos em níveis práticos e políticos. George possui um mestrado em Antropologia Ambiental e um diploma de pós-graduação em Política Pública e Gestão.
Benoit Bosquet
Diretor Regional de Desenvolvimento Sustentável para a Região da América Latina e Caribe, Banco Mundial
Benoît é Diretor Regional de Desenvolvimento Sustentável para a Região da América Latina e Caribe do Banco Mundial. Anteriormente, ele serviu na mesma função na região do Leste Asiático e Pacífico. Antes disso, foi Diretor de Meio Ambiente e Recursos Naturais Prática Global e Gerente de Práticas para Meio Ambiente e Recursos Naturais na África Ocidental e Central e nas ilhas do Oceano Índico. Ele também liderou parcerias globais para a mitigação das mudanças climáticas, incluindo o Prototype Carbon Fund, o BioCarbon Fund e o Forest Carbon Partnership Facility.
Ele viveu e trabalhou na Rússia e em Madagascar e tem 30 anos de experiência trabalhando em gestão de recursos naturais, mitigação e adaptação às mudanças climáticas e ajuda humanitária em países em desenvolvimento e economias emergentes (na África, Europa e Ásia Central e América Latina). De nacionalidade belga, ele possui mestrado em Relações Internacionais pela Universidade Johns Hopkins e doutorado. em Políticas Públicas pela Universidade de Maryland.
Mariela Canepa
Vice-Ministra de Desenvolvimento Estratégico de Recursos Naturais, Ministério do Meio Ambiente do Peru
Advogada pela Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP), mestre em Direito Ambiental pela Universidade Complutense de Madrid e mestre em Gestão da Água pela Universidade de Barcelona. Além disso, possui diploma em Gerenciamento de Projetos. Possui mais de 15 anos de experiência em questões relacionadas à conservação da biodiversidade, gestão de mudanças climáticas e em processos participativos para tomada de decisões sobre questões ambientais e gestão urbana sustentável. Por quase 7 anos trabalhou na Secretaria Geral da Comunidade Andina (SGCAN), onde atuou como Gerente de Biodiversidade na Área de Meio Ambiente. Posteriormente, foi coordenadora da Equipe de Frente Pública do Projeto COP20 do Ministério do Meio Ambiente (MINAM) com destino a Paris. Foi Diretora de Políticas do WWF Peru por mais de 4 anos, bem como ponto focal para questões climáticas e energéticas. Foi também assessora do Vice-Ministério de Desenvolvimento Estratégico dos Recursos Naturais do MINAM e atuou como diretora da Direção Geral de Diversidade Biológica do MINAM.
Liz Chicaje
Liz é líder da comunidade indígena Bora de Loreto, Peru, presidente de uma cooperativa agrícola e ex-presidente da Federação das Comunidades Indígenas do Rio Ampiyacu. Aos 16 anos, começou a frequentar reuniões focadas na defesa do território ancestral Bora contra a exploração madeireira ilegal e outras ameaças. Em uma conquista notável, Liz recebeu em 2021 o prestigiado Prêmio Ambiental Goldman, uma das maiores homenagens para líderes ambientais. Este prêmio reconheceu seu trabalho incansável na proteção da Amazônia, especificamente no Parque Nacional Yaguas, localizado na região de Loreto.
Genevieve Connors
Gerente de Meio Ambiente, Recursos Naturais e Economia Azul, América Latina e Caribe, Banco Mundial
Genevieve é Gerente de Meio Ambiente, Recursos Naturais e Economia Azul na região da América Latina e Caribe (ALC), desde 2022. Seu trabalho abrange vários setores - incluindo silvicultura, biodiversidade, poluição, oceanos e mudanças climáticas -, bem como ambiental gestão de risco para a ALC no Quadro Ambiental e Social do Banco Mundial. Ela foi Gerente Prática de Consultoria e Operações no Grupo de Mudanças Climáticas, onde supervisionou o monitoramento e a elaboração de relatórios sobre a integração do clima e do financiamento climático nas operações do Banco desde 2017. Ela possui bacharelado em Columbia, mestrado em Cambridge e doutorado no MIT. . Ingressou no Banco como jovem profissional em 2006.
Maria Franco Chuaire
Oficial do Programa da Iniciativa Andes-Amazônia, Gordon and Betty Moore Foundation
Maria é responsável por desenvolver e gerenciar o portfólio de subsídios dos Impulsionadores da Mudança de Habitat, com foco em setores como infraestrutura e mineração que perturbam a conectividade ecológica e produzem degradação na região amazônica. Ela tem mais de 10 anos de experiência em economia política e de recursos naturais, conservação e restauração de paisagens e desenvolvimento sustentável e finanças na América Latina e no Caribe. Trabalhou no WRI, onde coordenou atividades na América do Sul no âmbito da Iniciativa 20x20, e foi pesquisadora do BID. María tem mestrado em Economia pela University of British Columbia e bacharelado pela Universidad del Rosario, Bogotá, Colômbia.
Alejandra Laina
Gerente de Recursos Naturais, World Resources Institute - Colômbia
Alejandra é uma profissional com vasta experiência e capacidade de se relacionar, coordenar e trabalhar em conjunto com comunidades locais, órgãos governamentais e organizações da sociedade civil. Tem experiência no acompanhamento e análise de temas de interesse a nível regional e nacional, incluindo processos de planeamento, acompanhamento e coordenação de equipas técnicas e projetos de cooperação internacional e nacional. Possui vasta experiência no fortalecimento de capacidades em suas próprias pesquisas com entidades governamentais e não governamentais, comunidades indígenas e camponesas. Coordenação Administrativa e Financeira de Projetos de Cooperação.
Yves Lesenfants
Especialista Sênior em Sustentabilidade e Inclusão
Yves é um ecologista belga com mais de 30 anos de experiência de campo na América Latina, especialmente nas regiões andina e amazônica. É especialista em inovação tecnológica para a conservação, desenvolvimento e gestão do território. Atualmente lidera atividades relacionadas à inovação, bioeconomia e inteligência geoespacial para o Programa Amazon Forever do BID.
Alberto Maurer
Diretor Executivo, Instituto de Tecnologia de Produção - ITP do Peru
Pascal Martínez, especialista sénior em alterações climáticas, iniciou o seu trabalho no Secretariado do GEF em 2015. Durante os últimos 20 anos da sua carreira profissional trabalhou em diversas questões de gestão de recursos naturais e ambientais, especialmente gestão sustentável de florestas, biodiversidade, agricultura. e alterações climáticas. Anteriormente, trabalhei em empresas privadas, ministérios do meio ambiente e da agricultura na França, embaixadas francesas na Argentina e no Chile e organizações internacionais (FAO, CEPAL e agora o GEF).
Pascal Martínez
Especialista Sênior em Mudanças Climáticas, Secretariado do GEF
Pascal Martínez, especialista sénior em alterações climáticas, iniciou o seu trabalho no Secretariado do GEF em 2015. Durante os últimos 20 anos da sua carreira profissional trabalhou em diversas questões de gestão de recursos naturais e ambientais, especialmente gestão sustentável de florestas, biodiversidade, agricultura. e alterações climáticas. Anteriormente, trabalhei em empresas privadas, ministérios do meio ambiente e da agricultura na França, embaixadas francesas na Argentina e no Chile e organizações internacionais (FAO, CEPAL e agora o GEF).
Fiona Rodgerson
Associada Sênior, Treinamento na América Latina, Rare
Fiona é gerente de treinamento para a América Latina no Centro de Comportamento e Meio Ambiente da Rare. Atualmente trabalha para desenvolver treinamentos e ferramentas em Design Baseado em Comportamento em espanhol e expandir seu alcance e aplicação em toda a América Latina por meio da construção de alianças e da colaboração com novos parceiros. Antes de ingressar na equipe da Rare, ela trabalhou na interseção entre agricultura sustentável, conservação e educação. Concluiu seu mestrado em Agricultura Internacional e Desenvolvimento Rural, onde conduziu pesquisas em ciências sociais sobre como reduzir barreiras à adoção de práticas agroflorestais na Amazônia. Ela adora colaborar com pequenos produtores, cooperativas e comunidades para capacitá-los a criar soluções para enfrentar as mudanças climáticas e os desafios de conservação. Trabalhou no Equador, Chile, Colômbia e México.
Inés Pando
Chefe do Escritório Geral de Cooperação e Assuntos Internacionais, Ministério do Meio Ambiente do Peru
Domingo Peas
Coordenador da Iniciativa das Bacias Sagradas Amazônicas
Domingo Peas, líder da Nação Achuar da Amazônia Equatoriana. Atualmente, é o coordenador da Iniciativa das Bacias Sagradas Amazônicas da Confederação das Nacionalidades Indígenas da Amazônia Equatoriana (CONFENIAE). Domingo foi diretor de comunicação da Nação Indígena Achuar do Equador (NAE), fundador do projeto de turismo comunitário indígena Sharamentsa Achuar e vice-presidente da CONFENIAE. Domingo também foi vice-presidente e, posteriormente, presidente do CODENPE (Conselho de Nacionalidades e Povos do Equador) e representante da Fundação Alemã Indo-HILFE.
Franz Quispe
Vice-Ministro do Meio Ambiente, Biodiversidade, Mudanças Climáticas e Gestão e Desenvolvimento Florestal, Ministério do Meio Ambiente e Águas da Bolívia
Franz possui uma graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Técnica de Oruro. Ele possui mestrado em Engenharia Ambiental pela mesma universidade. Além de vários diplomas em Engenharia de Irrigação, Treinamento Baseado em Competências para Educação Superior, Paradigmas Civilizacionais, Mudanças Climáticas e Restauração do Equilíbrio com a Mãe Terra, no contexto do viver bem, Treinamento em Serviços de Desenvolvimento de Negócios Rurais (CASDER) e Consultoria Ambiental. Ele possui ampla experiência profissional nos setores público e privado desde 2012, incluindo o Ministério do Desenvolvimento Rural e Terras, Ministério do Meio Ambiente e Água, Governo Autônomo Municipal de Poopó, Governo Autônomo Departamental de Oruro, Confederação Única dos Trabalhadores Camponeses da Bolívia, Fundação para o Desenvolvimento do Altiplano, Programa de Pesquisa Estratégica, e na Faculdade de Ciências Agrícolas e Veterinárias.
Mauro Ruffino
Coordenador do Projeto Bioamazônia e do Observatório Regional da Amazônia (ORA), Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA)
Mauro possui mais de 20 anos de experiência em projetos internacionais na Nicarágua, Costa Rica, Bangladesh, Bolívia, Colômbia, Panamá, Argentina, Paraguai e Moçambique, além de trabalhar para alguns órgãos governamentais brasileiros. Ele participou de inúmeros workshops, seminários e simpósios internacionais e nacionais, bem como vários cursos de capacitação. Sua expertise está na Cooperação Técnica Bilateral com a Alemanha (GIZ) e o Reino Unido (DFID), bem como na Cooperação Financeira (KfW e Banco Mundial). As principais áreas de experiência de Mauro são: i) Gestão e conservação de recursos naturais e pesqueiros; ii) Gestão técnica, financeira e de monitoramento de projetos de cooperação internacional; iii) desenvolvimento organizacional, fortalecimento institucional, capacitação; iv) moderação de reuniões e eventos; v) gestão e monitoramento de áreas protegidas terrestres e aquáticas; vi) regularização ambiental e fundiária na Amazônia; vii) gestão compartilhada de recursos naturais; viii) planejamento estratégico e orçamentário; ix) normas e procedimentos para regularização cadastral e processos de monitoramento; x) articulação interinstitucional; xi) elaboração de políticas públicas; xii) design de projetos; e xiii) busca por financiamento de projetos. Mauro também possui mais de 100 artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais, além de livros e capítulos de livros. Ele possui mestrado em Oceanografia Biológica e graduação em Oceanografia Biológica.
Natalia Ruiz
World Resource Institute
Natalia é engenheira florestal, formada pela UNALM no Peru e mestre em Práticas de Desenvolvimento, formada pelo CATIE na Costa Rica. Possui experiência e formação em processos participativos e inclusivos de desenvolvimento sustentável, gênero, manejo florestal, governança e restauração paisagística no Peru, América Central e América do Sul. É membro da equipe de gestão da Rede Latino-Americana de Florestas Modelo.
Ana Rosa Saenz
Coordenadora do Programa Paisagem Indígena Grande Putumayo Amazonas, Instituto Bem Comum - Loreto
Ana Rosa é engenheira agrônoma com vasta experiência em gestão sustentável de recursos naturais e governança de paisagens amazônicas. Lidera uma equipe interdisciplinar para o estabelecimento e governança da Paisagem Indígena Grande Putumayo Amazonas. Isto inclui o planeamento territorial e ambiental da paisagem e o reforço das capacidades na gestão sustentável dos recursos das florestas e dos sistemas aquáticos. Ana Rosa facilita alianças interinstitucionais em diferentes níveis. Ela é formada pela Universidade Nacional da Amazônia Peruana e pelo Instituto Peruano de Administração de Empresas.
Carlos Salinas
Diretor Administrativo
Carlos é Engenheiro Industrial com mestrados em Economia (MA) e Gestão (MBA) pela Boston University. Ele é especializado em Gestão de Qualidade Ambiental. Ao longo de sua carreira profissional, trabalhou nos setores público e privado, nacional e internacionalmente, todos relacionados a questões ambientais e florestais. Possui ampla experiência em acordos multilaterais, negociação, gestão e elaboração de políticas públicas, formulação, implementação e desenvolvimento de programas e projetos em nível nacional e regional. Também liderou equipes multidisciplinares em instituições públicas e privadas. Carlos domina procedimentos técnico-administrativos e gestão financeira. No âmbito da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), foi Coordenador Regional do Programa de Biodiversidade (financiado pelo BID 2006-2010); assim como no Projeto de Monitoramento do Desmatamento (financiado por TTO -BMZ/DGIS -FA/BNDES 2011-2018).
Corine Vriesendorp
Diretora do Programa Andes-Amazon, The Field Museum
Corine dirige o programa Andes-Amazônia no Keller Scientific Action Center. É bióloga de campo com vasta experiência na flora e vegetação dos recantos mais remotos da Amazônia ocidental. Como Diretora do programa Andes-Amazônia, dirige o trabalho do Museu na conservação e qualidade de vida da população local. Ele faz parte da equipe de inventário rápido desde 2003, um programa que descobriu mais de 150 espécies novas para a ciência e ajudou governos a proteger mais de 9,4 milhões de hectares de floresta no Peru, Bolívia e Equador. Ela é bacharel pela Universidade de Princeton e doutorada pela Michigan State University.