BEM-VINDA(O) AO MEU ESPAÇO!

Sou Taíza, tenho 29 anos,  sou mineira, amante da natureza, apaixonada por fotografar e ser fotografada e sou mãe da Sophia, essas são algumas das características que fazem parte de quem eu sou, essa unidade da multiplicidade, frase da qual gosto muito. Tenho presença ativa na internet desde 2009 e sigo por aqui depois de tantos anos e tantas mudanças!

No passado, eu achava que tinha que ser uma profissional neutra, afinal, sou psicóloga e quem é, não pode falar sobre si, sua história e nem mostrar sobre o que é. Depois de uma boa caminhada como formada e interessada em estudar sobre marketing digital, branding pessoal e outras coisas, hoje tenho mais segurança para me apresentar não só como psicóloga e psicanalista lacaniana, mas também como Taíza.

Uma das minhas mentoras nesse caminho de trabalho no digital, tem uma frase que me marcou muito: "sou psicóloga, mas não somente isso". Tenho uma história, um processo de análise e de autoconhecimento que vão além desse papel profissional que desempenho desde a graduação. Diante de todas essas vivências, tenho me apresentado como profissional, mas também como Taíza e as minhas construções, desconstruções e ressignficações sobre a vida e meu processo de análise e de autoconhecimento.

Sou uma pessoa que é muito dedicada, organizada e sedenta por continuar sempre aprendendo com o conhecimento teórico, mas principalmente com conhecimento e autoconhecimento proporcionado pela vida e meu processo. Busco constantemente acolher, tratar e superar minhas dificuldades e usar a força que aprendi a ter com minha história e as pessoas que fazem parte dela. Acho que aprender vai muito além do conhecimento teórico, mas também está muito relacionado com vivências e ambientes que nos confrontam, emocionam, propicia movimentos internos e a compartilhar vulnerabilidades.

Me apresentar desse lugar de autenticidade só reforça valores que tenho desde muito tempo e que busco sustentar com coerência e verdade: ser uma profissional focada, ética, humana, acolhedora, preocupada e estudiosa. Além de ser uma pessoa bastante compromissada com a própria vida. 

Com isso, tenho colhido muitos frutos desde que me formei, o que vem de muitos investidos feitos em ambientes propícios:  análise/terapia, supervisão de caso clínico individual, discussão de caso clínico em grupo, comunidade, cursos gratuitos e pagos, mentoria em grupo, supervisão de negócios avançada, consultoria financeira, dentre vários outros que tenho me dedicado nos últimos anos.

 Minha escolha pela Psicologia veio de forma bastante natural: desde pequena eu gostava de estar em rodas de conversa de adultos escutando histórias, piadas, músicas e desabafos. Quando tinha 15 anos, pensava em cursar Psicologia mesmo sem saber como era de fato o curso e a profissão, sabia apenas o que era falado pelo senso comum. 

Considero que escolher a Psicologia estava e está ligada a minha história e ao que sou: uma pessoa que sempre gostou muito de ouvir, de ler, de refletir, de estar com pessoas e de questionar as coisas. A Psicologia me permitiu aprender muitas coisas e estar em análise me permitiu olhar para a minha história de uma forma diferente. Mas outra área também me permitiu fazer isso, e de forma ainda mais intensa foi a psicanálise. 

Desde então, sou psicóloga e estou em formação contínua em psicanálise lacaniana, a que me identifico, dentre tantas outras que existe. Me considero fora da caixa nesses dois lugares que ocupo, pois tenho uma postura questionadora, investigativa, crítica e particular.