O TRATAMENTO É UMA CONSTRUÇÃO CONJUNTA!

Como é o meu atendimento clínico on-line e o processo de tratamento comigo?

Acredito que o atendimento ao paciente começa no 1º contato no WhatsApp. Então, acolho, converso, pergunto, passo as informações gerais e mando um áudio explicando de maneira breve sobre como é o meu atendimento e minha forma de trabalhar.

No 1º atendimento me apresento e peço para que a pessoa também faça isso. Depois disso, pergunto o que levou a pessoa a procurar por um tratamento, se ela já vivenciou um processo psicoterapêutico/analítico antes e quais são as questões e sofrimentos sobre os quais ela quer falar, cuidar e tratar.

Depois de uma exposição geral sobre as questões e sofrimentos do(a) paciente, digo que o processo se direcionará para falar mais sobre cada ponto específico, onde irei fazer várias perguntas, associarei pontos em comum, perguntarei como é determinada coisa para ela, apontarei contradições, farei questionamentos de alguns pontos e construiremos juntos(as) novos pontos de vista e soluções possíveis para as questões e sofrimentos particulares de cada pessoa.

O cuidado e tratamento são construídos ao decorrer do processo, assim como a relação estabelecida entre o(a) paciente e a profissional. Por ser uma construção, tanto o processo como a relação terapêutica, é algo que se constitui a curto, médio, e principalmente a longo prazo, quando se soma vários atendimentos clínicos realizados e várias construções feitas de maneira conjunta entre ambos.

Minha conduta acolhedora e de trabalho conjunto, dentro e fora das sessões, é para reforçar que a relação que desenvolvemos também faz parte do bom desenvolvimento do tratamento.

Uma coisa que falo para todos os meus pacientes e que considero que faz muita diferença é que: estamos juntos nesse processo e nessa construção. 

Acredito que uma das maiores transformações que o ambiente de tratamento proporciona é o fato de construir junto com cada paciente novos e diferentes pontos de vistas, possibilidades e soluções para suas questões e seus sofrimentos subjetivos, sejam eles quais forem.

Acredito firmemente que o cuidado e o acolhimento, por exemplo, “conte comigo”, “traga mais sobre isso para esse ambiente para cuidarmos disso”, “fique à vontade para falar sobre isso”, “pode chorar à vontade”, dentre outros exemplos, auxilia muito nas construções e transformações que vão sendo construídas ao decorrer do tratamento.

Entregar essa experiência particular e única para cada paciente meu, além de desenvolver um bom trabalho, aprender constantemente com a prática, a técnica e a teoria, e me dedicar diariamente ao meu próprio desenvolvimento pessoal e profissional são valores inegociáveis para mim!

Se você tem interesse em viver esse processo e construção junto comigo, entre em contato comigo pelo link disponível na aba formas de contato, que te direcionará para o meu WhatsApp.