Palestrantes convidados
Possui Graduação em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba (2010), Mestrado em Linguística/Psicolinguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING)/Universidade Federal da Paraíba (UFPB) (2013), Doutorado em Linguística/Psicolinguística pelo PROLING/UFPB (2017), com realização de Doutorado Sanduíche na University of Massachusetts Amherst (2015-2016), Pós-Doutorado em Processamento Sentencial pela University of Toronto (2018-2019) e Pós-Doutorado em Processamento Sintático-Semântico pela Universidade Federal de Santa Catarina (2021-2022). É professora adjunta da Universidade de Pernambuco/Campus Garanhuns, atuando no Curso de Letras e no PROFLETRAS. Fundou e coordena o Laboratório de Processamento de Sentenças (LAPS), vinculado à Universidade de Pernambuco/Campus Garanhuns. É membro da Comissão de Psicolinguística e Neurolinguística da ABRALIN. Tem interesse particular pela pesquisa em Processamento Sentencial (com ênfase no processamento sintático e no processamento semântico), pela pesquisa teórico-experimental na interface sintaxe-semântica, e pela pesquisa teórica em Sintaxe Gerativa e em Semântica Formal.
Professora Titular do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da UFSC. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Inglês e do Programa de Pós-Graduação em Linguística, na mesma instituição. Possui doutorado em Letras /Inglês e Literatura Correspondente (UFSC, 2000). Realizou estágio de doutorado no Departamento de Linguística da Universidade de Minnesota (1998-1999/CAPES), sob supervisão de Andrew Cohen. Realizou estágio pós-doutoral no Brain Language Lab, Departamento de Neurociência, Georgetown University (2008-2009), sob supervisão de Michael Ullman. Realizou estágio sênior no Max Planck Institute for Psycholinguistics, em Nijmegen (2017-2018/CAPES), sob a supervisão de Peter Hagoort. Foi professora visitante na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve (2010), com apoio financeiro do Programa Erasmus Mundus. Coordenou o GT de Psicolinguística da ANPOLL no biênio 2016-2018. É membro fundador da Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE). Coordena o Laboratório da Linguagem e Processos Cognitivos (LabLing), onde conduz estudos sobre a interface entre processamento da linguagem, sistemas de memória e processos atencionais com o uso de métodos eletrofisiológicos e comportamentais, incluindo o rastreamento ocular. É membro do corpo editorial da série Cambridge Elements in Psycholinguistics (Cambridge University Press), do GT de Psicolinguística da ANPOLL, da Comissão de Psicolinguística e Neurolinguística da ABRALIN, editora-chefe da Revista da ANPOLL e editora responsável pelos números temáticos em estudos linguísticos da Revista Ilha do Desterro.
Pesquisadora 1C do CNPq. Professora Titular pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), graduada em Letras (Universidade Estadual de Campinas (1985)), mestre em Linguística (Universidade Estadual de Campinas (1991)) e doutora em Linguística (Katholieke Universiteit Leuven (1995)). Pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology (MIT), de 2004 a 2005, e em Harvard University, de 2012 a 2013, com financiamento da CAPES. Professora visitante na Harvard University em 2016. É professora na Licenciatura em Letras, na Pós-Graduação em Inglês (PPGI), na Pós-Graduação em Linguística (PPGLG) da UFSC. Cooperação de pesquisa com Gennaro Chierchia (Harvard) sobre a semântica dos nominais nus no Português Brasileiro. Líder dos Grupos de Pesquisa no CNPq: Quantificação através das línguas e Indefinidos através das línguas. Coordena o projeto "(In)definitude em línguas sub-representadas", com apoio financeiro do Edital Humanidades-CNPq. Áreas de atuação: Semântica e Pragmática de vertente formal; Filosofia da Linguagem; Filosofia da Linguística; Semântica e Pragmática Experimentais; Educação e divulgação científica. Coordenou o projeto de cooperação internacional CAPES/COFECUB, "Nominais Nus no PB: a interface sintaxe-semântica", juntamente com a profa. Carmen Dobrovie-Sorin, CNRS-LLF, Paris 7 de 2009 a 2012. Coordenou a primeira Licenciatura em Letras-Português a distância da Universidade Federal de Santa Catarina de 2009 a 2012 e coordenou a fase final da segunda edição. Participou do Projeto de Cooperação CAPES-Nufic coordenado pela profa. Maria José Foltran (UFPR). Coordena atualmente o projeto Indefiniteness across languages.