Alimentos processados e ultraprocessados, no geral, fazem muito mal ao coração, pois contém uma quantidade alta de sódio e outros componentes usados para conservar a comida por mais tempo. Além disso, a maioria dos ingredientes usados nos ultraprocessados não são naturais, como por exemplo, nos sucos solúveis são usados aromatizantes, corantes e uma grande quantidade de açúcar para lembrar o sabor da fruta.
"Quando gorduras saturadas de animais são combinadas com carboidratos, parecem ter um efeito deletério a saúde do coração" - explicou a Dra. Regina Druz, da Hofstra University, à revista Time.
Bacon, salsicha e afins podem parecer saborosos, mas têm altos níveis de gordura saturada. No caso das opções com menos gordura, o problema é na grande quantidade de sal, que pode causar hipertensão arterial.
Batatas fritas e petiscos fritos, no geral, são vilões por causa das gorduras trans, que aumentam o colesterol ruim e diminuem o bom. Se a fritura for inevitável procure usar óleo de côco.
Por conta da grande quantidade de açúcar, contribuem para o ganho de peso, crescimento do colesterol ruim e desenvolvimento da diabetes.
A maioria do açúcar que consumimos não está na comida, mas sim na bebida. Sucos, refrigerantes e afins devem ser consumidos com moderação. Procure tomar sempre sucos naturais com o açúcar das frutas, esse não faz mal.
Mesmo sem a adição de açúcar, os produtos químicos usados na bebida fazem mal ao intestino e nos ajudam a ganhar peso.
Além de ricos em açúcar e gorduras saturadas, não possuem nenhum nutriente, portanto são calorias vazias.
Rica em gorduras trans. Procure sempre optar pelo azeite de oliva.
O azeite extra virgem é rico em gorduras boas e antioxidantes que aumentam o colesterol bom e reduzem o colesterol ruim, melhorando a circulação do sangue e ajudando a prevenir aterosclerose.
O vinho tinto é rico em resveratrol, um polifenol antioxidante que ajuda a reduzir problemas como doenças cardíacas, melhorar os níveis de colesterol e reduzir a inflamação. O resveratrol também está presente nas sementes e na casca de uvas roxas e também no suco integral de uva.
Mantém a saúde dos vasos sanguíneos durante o envelhecimento, ajuda no controle da diabetes e do colesterol, reduz a pressão arterial, previne câncer de próstata e atua como antifúngico.
A linhaça é uma semente rica em fibras e ômega-3, um tipo de gordura poli-insaturada que ajuda a reduzir o colesterol, melhorar a circulação do sangue e reduzir a inflamação.
Frutas vermelhas como morango, acerola, goiabada, amora, jabuticaba, melancia, ameixa, framboesa e goji berry são ricas em antioxidantes que ajudam na prevenção da aterosclerose.
A aveia é um grão bastante rico em fibras, que ajudam a controlar o colesterol, a pressão sanguínea e a glicemia (açúcar no sangue).
O tomate é muito rico em licopeno, um dos mais poderosos antioxidantes que atua no organismo melhorando a circulação e prevenindo problemas graves, como câncer e aterosclerose.
A sardinha, o atum e o salmão são exemplos de peixes ricos em ômega-3, nutriente que está presente na gordura dos peixes de água salgada. O ômega-3 é uma gordura boa que ajuda a regular os níveis de colesterol, melhorando o colesterol bom. Previne aterosclerose
O chocolate amargo, a partir de 70% cacau, traz benefícios para a saúde por ter um elevado teor de cacau, que agrega gorduras boas e antioxidantes para o chocolate. Esses nutrientes atuam no organismo melhorando a pressão arterial, prevenindo a formação de placas de ateromas que entopem os vasos sanguíneos e melhorando os níveis de açúcar no sangue.
O abacate é rico em gordura monoinsaturada, que é capaz de aumentar o colesterol bom e reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue. Além disso, o abacate também é rico em carotenoides, potássio e ácido fólico, nutrientes que melhoram a circulação do sangue.
• Melhora o funcionamento do coração;
• Aumenta a resistência a esforço físico e ao estresse;
• Reduz o risco de doenças cardíacas (angina, infartos, arritmias, insuficiência, etc);
• Aumenta a sobrevida até mesmo para as pessoas que já sofreram infarto;
• Estimula a vascularização (irrigação do sangue para o próximo corpo);
• Reduz problemas arteriais como: aterosclerose e colesterol.