Doutorada em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, na especialidade de redes colaborativas, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, mestre em Engenharia Informática e de Computadores pelo Instituto Superior e licenciada em Engenharia Informática e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico.
É docente de informática no departamento de Sistemas e Informática da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal do IPS desde 2000.
É investigadora desde 2001 e participou em vários projetos nacionais e europeus. Atualmente, é investigadora no Centro de Engenharia para um Desenvolvimento Sustentável (SustainRD-IPS), onde desempenha funções na Comissão Executiva enquanto sub-coordenadora, e no Centro de Tecnologia e Sistemas (CTS-Uninova), e os seus projetos de investigação estão relacionados com redes colaborativas e desenvolvimento de aplicações de software na área da saúde e do suporte ao envelhecimento ativo. Nos últimos anos tem estado diretamente envolvida em projetos multidisciplinares que integram organizações da área da saúde (clínicas, hospitais, associações de doentes) e investigadores de informática, da fisioterapia e da terapia da fala.
Assistente Convidado ( Ciencia-ID E61A-95FD-1DBB )
pedro.alburqueque@estsetubal.ips.pt
Professora Adjunta e Investigadora ( Ciencia-ID 671F-0D66-044E )
paula.miranda@estsetubal.ips.pt
Professora Adjunta e Investigadora ( Ciencia-ID 1E16-D7A1-90F7 )
paula.miranda@estsetubal.ips.pt
Filipa Ferrada recebeu o seu grau de Doutora em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pela Universidade Nova de Lisboa em Novembro de 2017. Actualmente colaboradora no grupo de investigação CoDIS (Collaborative Networks and Distributed Industrial Systems) no instituto de investigação UNINOVA. Os seus interesses de investigação assentam em redes colaborativas nomeadamente organizações virtuais, comunidades virtuais e comunidades virtuais profissionais; gestão de risco em redes colaborativas, emoções colectivas, affective computing, simulação e IoT. Possui várias publicações em jornais internacionais, proceedings de conferências, e capítulos de livros. Tem estado também envolvida em projectos de investigação Europeus tais como: TeleCARE, ECOLEAD, ePAL, BRAID e GloNet. É membro-fundador da SOCOLNET (Society of Collaborative Networks) e avaliadora de artigos para revistas.