O módulo operacional é o que vai viabilizar a entrada de dados para o sistema, utilizando-se sensores. Essa parte específica do sistema funcionará diretamente dentro do refeitório. A ideia é que o aluno tenha em mãos seu cartão de identificação, que será verificado por meio do sensor, que vai identificar o aluno. Essa informação é transmitida via Bluetooth ou Wi-Fi para o celular, tablet ou computador, conforme ilustrado na Figura 2. Para este módulo, pretende-se trabalhar com a plataforma Arduino, devido sua versatilidade, baixo custo e facilidade de programação.
Figura 2: ilustração do funcionamento do módulo operacional
Equipamentos:
• Placa Arduino UNO
• Leitor Rfid para Arduino
• Display LCD
• Módulo cartão SD Card
• Sensores Bluetooth ou Wi-Fi
Dra. Ana Paula Abrantes de Castro e Shiguemori
Ryan de Oliveira Soares – 3º ano do curso Técnico de Informática Integrado
Dentre as opções analisadas para o gerenciamento de dados dentro do projeto, a alternativa encontrada foi o uso do módulo RFID-RC522, que permite a leitura e gravação de dados em cartões e tags, facilitando a gestão dos mesmos. Este módulo, somado as capacidades do Arduino, proporciona uma manipulação de dados segura e funcional.
Foram realizados experimentos para entender o funcionamento do módulo RFID e de que forma as suas principais funções são apresentadas. Entre os pontos importes, podemos destacar que a comunicação o ocorre via USB de maneira fluida, uma vez que a placa Arduino sempre esteja conectada ao computador, além disso, foi visto que tanto o cartão quanto a tag, possuem espaço para armazenamento consideravelmente satisfatório (1KB), possibilitando a gravação de nome por extenso e números, que serão de muita importância, tendo em vista que esses dados deverão interagir com módulo de gerenciamento. Abaixo, temos um dos experimetnos realizados.
O experimento mostra uma forma de como o módulo apresenta os dados ao computador. Obs. Os dados gravados são meramente fictícios.
https://drive.google.com/file/d/1_Il77nE3vZOEOCMKdiAcTGRu5aSp6Lm9/view?usp=sharing
Após os testes para a obtenção dos dados, foi que pensado que para o cadastramento dos cartões, seria necessário uma interface mais amigável. Assim, foi desenvolvida uma interface gráfica, onde proporciona uma maneira mais amigável de gerenciar o cadastro de informações. Abaixo temos o teste feito no primeiro protótipo da interface (que está sujeita a melhorias visuais e funcionais).
OBS: Os dados apresentados são meramente fictícios.
https://drive.google.com/file/d/1CTCm_VHBAnTgpi1gP8H3tZ2dtJlAWaJq/view?usp=sharing