Gerenciar a alimentação escolar da rede pública de ensino não é uma tarefa simples. Especificamente para o município de Jacareí, o controle do número de merendas distribuídas na rede municipal é efetuado de forma manual. De maneira resumida, o processo é como segue: são impressas fichas para cada uma das escolas, sendo que as fichas são em duas vias. Uma via é distribuída para as crianças, que a depositam em uma caixa quando vão fazer a refeição e a outra é uma espécie de canhoto, para controle e posterior checagem. Cada uma das fichas é carimbada pela escola e segue um determinado tipo de cardápio (atualmente são por volta de doze cardápios disponíveis para as crianças). A rede municipal tem por volta de 20 mil estudantes nas escolas de Ensino Infantil e Fundamental. Isso gera um enorme volume de trabalho, que consome tempo e recursos humanos. Além disso, o fator humano pode levar a possíveis erros, pois é uma atividade cansativo; pode haver também perda de fichas. Assim, todos esses fatores acarretam falta de segurança no processo.
Desta forma, há a necessidade de se buscar soluções para melhorar o controle e gerenciamento dos processos para tornar a atividade menos onerosa. A tecnologia proporciona automatização, ajudando na organização dos dados, o que propicia diminuição de tempo, fazendo com que os funcionários possam ter menor carga de trabalho, ficando liberados para outras atividades pedagógicas mais importantes.
Assim, espera-se que esse trabalho possa dar uma contribuição para melhorar a qualidade do gerenciamento da alimentação escolar do município, proporcionando os seguintes benefícios:
• Padronização do processo de gestão alimentar na rede municipal;
• Controle preciso sobre as refeições servidas;
• O controle da alimentação estará diretamente ligado à identificação de um aluno que pertença à rede municipal;
• Maior segurança;
• Relatórios gerados de forma automática para acompanhamento e controle efetivo das refeições servidas.
O objetivo geral é o desenvolvimento de um sistema de software, bem como a metodologia para aplicação desse sistema com o intuito de realizar o controle do número de merendas oferecidas nas escolas municipais de Jacareí, para os alunos do ensino básico.
Dentre os objetivos específicos, podemos citar:
Controle individual por escola, e controle diário das refeições servidas;
Cadastro de informações nutricionais referentes a cada refeição;
Cadastro dos cardápios;
Cadastro de alunos e suas possíveis restrições alimentares;
Relatórios de controle das refeições servidas;
Relatórios gerenciais para tomada de decisão.
Para o desenvolvimento, o sistema foi dividido em dois módulos, a saber: o módulo operacional e o módulo de gerenciamento, conforme pode ser observado na Figura 1.
Figura 1: visão do sistema a ser desenvolvido em dois módulos
As principais funcionalidades dentro dos módulos são: i) Identificação do Aluno; ii) Escolha do Cardápio; iii) Contagem de Merendas; e iv) Geração dos Relatórios.